Autor Tópico: Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA  (Lida 100142 vezes)

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Offline MVerde

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #570 Online: Maio 29, 2012, 12:02:48 pm »
Eu discordo que vida extra seja uma autoproteção, mas o jogo era seu.
Nesse ponto eu também discordo. Vida extra é uma vida extra...

Mas concordo quanto a Princesa Amada, odeio esse papel. Um dia da cidade discutindo antes de re-linchar o mafioso revelado é uma coisa. Um dia sem absolutamente nenhuma conversa e (no caso daqui) com a cidade sem ação na noite seguinte desequilibrou muito o jogo ao nosso favor, devo admitir.
Princesa Amada quando morre destrói a cidade, ainda mais nesse jogo onde os poderes eram sorteados a cada dia.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #571 Online: Maio 29, 2012, 12:16:10 pm »
Bom, não sendo defensivo, apenas explicando o que aconteceu acima e clarificando meu pensamento:

Pra mim os poderes se dividem em proteção (e autoproteção como subgrupo), intervenção (impedimentos como carcereiro, interruptor e bloqueador, e redirecionamentos como motoristas, seriam os subgrupos), investigação, alteração de votos e miscelâneas.
Eu acabo pondo Vida Extra no subgrupo de autoproteção. Eu sou categorizador e é por isso que tenho paciência de ficar lidando com os registros de máfia daqui. É a minha maneira de enxergar as coisas, mas eu vou estou prestando atenção em cada coisa do feedback para que este afete meus futuros jogos.

Uma alternativa para Princesa Amada, ainda mais nesse jogo, seria o Líder.

*****

Aproveito pra fazer a propaganda pro meu próximo jogo, que ocorrerá sabe-se lá quando; está na lista principal a Máfia Viagem no Tempo 2. Vou me basear em algumas coisas dos conceitos e mecânicas que usei na Micromáfia do mesmo nome, umas ideias que o Cigano me forneceu, mas principalmente o que adianto que verão é:
* NPCs morrendo a cada dia, para "afunilar" o tema muito amplo
* Pontos negativos, ou de "paradoxo": Quanto mais os cidadãos arriscam, mais os anticidade se beneficiam.
* Alguns poderes abertos; digamos que você recebe uma quantidade X de cargas de "Viagem no Tempo", mas isso pode significar desde Voto Duplo até Rastreador, conforme especificado na abertura do jogo. Quanto mais "pesado" o poder, mais paradoxo ele gera.
* Assim como neste jogo alguns personagens lidavam com as cargas de modo diferente, em Viagem no Tempo 2 alguns personagens lidarão com as diferentes formas de viagem no tempo de maneira diferente.

Até lá, e quem quiser me dar feedback sobre essas ideias iniciais abertas de Viagem no Tempo 2, ou sobre a Máfia Diablo II, agradeço.
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Offline Madrüga

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #572 Online: Maio 29, 2012, 12:24:22 pm »
Eu acho a questão do sorteio muito aleatória. Talvez um personagem tendo um papel no jogo (tipo "agressor") pudesse garantir a ele cargas dentro de um universo limitado (tipo espancamento ou bloqueio para o agressor).

Outra coisa é a distribuição de ações indiretas de morte. Eu acho que adicionam mecânicas extras à toa e dão à máfia o poder de matar mais de uma vez por noite, o que, numa máfia de 6 contra 15 cidadãos, é demais.

Imagina se conseguem envenenar um cidadão na primeira noite, além de matar. Aí a cidade lincha errado e à noite morre mais um cidadão. Como fica esse jogo? A cidade deu sorte e foi isso que impediu uma lavada histórica.

Se você imaginar uma sequência desfavorável à cidade, dava para perder o jogo em três dias. Com vinte e um jogadores.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Ciggi

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #573 Online: Maio 29, 2012, 12:45:21 pm »
Nesse ponto, acho que a UNICA coisa que tornou o jogo justo foram os sorteios, pq obviamente 3:1 é desfavorável a cidade!

EU teria feito mais ou menos o que o Druga falou, deixaria alguns poderes fixos pra cidade ter munição certa e não simplesmente contar com a sorte, e não daria carga alguma pra Máfia sob nenhuma circunstancia. Acho que o jogo ficaria menos osciloso assim e daria alguma chance real a cidade (do meu ponto de vista a cidade tinha que ter muita sorte e jogar muito de dia!

Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #574 Online: Maio 29, 2012, 12:48:58 pm »
Aproveito pra fazer a propaganda pro meu próximo jogo, que ocorrerá sabe-se lá quando; está na lista principal a Máfia Viagem no Tempo 2. Vou me basear em algumas coisas dos conceitos e mecânicas que usei na Micromáfia do mesmo nome, umas ideias que o Cigano me forneceu, mas principalmente o que adianto que verão é:
* NPCs morrendo a cada dia, para "afunilar" o tema muito amplo
* Pontos negativos, ou de "paradoxo": Quanto mais os cidadãos arriscam, mais os anticidade se beneficiam.
* Alguns poderes abertos; digamos que você recebe uma quantidade X de cargas de "Viagem no Tempo", mas isso pode significar desde Voto Duplo até Rastreador, conforme especificado na abertura do jogo. Quanto mais "pesado" o poder, mais paradoxo ele gera.
* Assim como neste jogo alguns personagens lidavam com as cargas de modo diferente, em Viagem no Tempo 2 alguns personagens lidarão com as diferentes formas de viagem no tempo de maneira diferente.

Até lá, e quem quiser me dar feedback sobre essas ideias iniciais abertas de Viagem no Tempo 2, ou sobre a Máfia Diablo II, agradeço.

O único feedback que eu dou é pra tentar maneirar no número de mecânicas a se adicionar no jogo. Eu sempre sou mais a favor da simplicidade. Quando as mecânicas extras começam a roubar a cena, o jogo tende a ficar muito aleatório (o que, indiretamente, favorece à máfia). Vide a máfia D&D, que o povo praticamente esqueceu do jogo lá pela metade, ficando mais concentrado nas quests e nos itens.

Uma coisa que um narrador de máfia nunca pode esquecer é que, por mais purpurina que você coloque no jogo, é bom manter o foco no jogo de cidade x máfia.
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Offline Madrüga

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #575 Online: Maio 29, 2012, 12:57:19 pm »
Nesse ponto, acho que a UNICA coisa que tornou o jogo justo foram os sorteios, pq obviamente 3:1 é desfavorável a cidade!

Só que a máfia também fazia outras coisas além de matar (como, por exemplo, tentar me envenenar na noite 1). Nesse ponto, estavam todos igualados.
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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #576 Online: Maio 29, 2012, 01:20:48 pm »
fico imaginando se a cidade não tivesse tido a sorte que deu nesse jogo...

é inegável que ela fez um jogo mais do que excelente. 1 linchamento errado em 7 dias e ainda assim perde o jogo com 2 mafiosos restantes? o último não conta porque o jogo já tava perdido.

não sei como vocês tem a cara de pau de dizer que é chororo meu. o jogo ficou completamente desbalanceado. o que não tira o mérito da máfia que ganhou um jogo ganho, onde a cidade foi a mais sortuda dos últimos jogos e ainda assim tomou um ferro.

sério, parem de inventar moda com um milhão de mortes e envenamento e blablabla. porra, máfia mata 1 vez por noite e pronto. põe 2 máfias e um sk então se for assim.

tá parecendo o jogo do kinn, que marmota que vocês fazem deixando tudo mais complicado.

Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #577 Online: Maio 29, 2012, 01:31:46 pm »
Bem , depois que eu morri praticamente parei de acompanhar o jogo , mas pelo que vi a máfia estava muito forte. Teve noite que morreu 3 pessoas se não em engano e ainda o Assumar reviver. Essas que eu lembro , não sei se houve mais.
Concordo com o nelio , dizendo que se a cidade não tivesse tido tanta sorte o jogo teria demorado menos.

Offline Barão

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #578 Online: Maio 29, 2012, 04:55:08 pm »
mafioso que renasce conta quase como um mafioso a mais... Claro que tava desequilibrado o jogo.

A cidade teve a chance de ganhar, porque a máfia jogou mal e se revelou. A cidade só perdeu mesmo no último dia.

Offline Eltar

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #579 Online: Maio 29, 2012, 06:11:17 pm »
O problema é colocar uma Princesa Amada e mais um mafioso renascendo como bomba, que fez a gente perder mais um dia e também um cidadão.

Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #580 Online: Maio 29, 2012, 08:25:38 pm »
Nesse ponto, acho que a UNICA coisa que tornou o jogo justo foram os sorteios, pq obviamente 3:1 é desfavorável a cidade!

EU teria feito mais ou menos o que o Druga falou, deixaria alguns poderes fixos pra cidade ter munição certa e não simplesmente contar com a sorte, e não daria carga alguma pra Máfia sob nenhuma circunstancia. Acho que o jogo ficaria menos osciloso assim e daria alguma chance real a cidade (do meu ponto de vista a cidade tinha que ter muita sorte e jogar muito de dia!

Só que o jogo NÃO foi 3:1, a proporção era bem menor. Cansei de ver jogo aqui com proporção 3:1 e com uma facção anticidade apenas.
Vejam a quantidade de vezes que realmente rolou morte extra -- poucas vezes; isso é óbvio, pq bruxa e interceptador dependem de movimentos da cidade, que eram poucos (só metade dos cidadãos agiam, em geral, e às vezes sem ter alvo noturno).
A sorte da máfia não ia interferir nesse sentido pq eu não deixaria sair uma combinação de envenenador + bruxa + interceptador no mesmo saco. Inclua bomba, ressurreição, magistrado, ataque duplo, nesse meio; essas coisas nunca saíam na mesma noite.

@nelio
Não precisa exagerar: em D&D 4e o principal problema foi o excesso de poderes para todos, diametralmente oposto ao que vimos aqui, e a interferência excessiva dos artefatos.

Você tem certeza de que a cidade jogou bem o tempo todo? A meu ver ela ficou com preguiça por ter tido bons resultados noturnos de investigação. Eu via pressão em cima de pessoas já inocentadas, ainda no meio do jogo, várias vezes! Toda hora esquecia-se que fulano e sicrano haviam já se revelado RC dois dias antes, etc. e a máfia capitalizou em cima disso.
Você, mesmo, nelio, é um bom exemplo desse jogo não tão bom assim da cidade. Você foi perseguido o tempo todo mesmo depois de ter sido responsável pelo linchamento de um mafioso! E depois disso ainda deu RC e tudo, e mesmo assim havia gente duvidando.
Você só ficou inocente aos olhos da cidade quando morreu.

E eu duvido que vc em sã consciência, pensando bem, desconsidere os poderes de ação de morte indireta num jogo com apenas uma facção anticidade -- você queria mesmo que o jogo se arrastasse com uma morte apenas por dia, com 21 pessoas?

@Madrüga
A ideia é razoável mas é essencialmente a mesma da Máfia Hanna Barbera: listas individuais de poderes para cada um etc.
Equilibrado ou não, minha ideia no jogo era justamente diminuir os poderes da cidade e não dar a ela responsabilidades específicas, para que o pessoal pudesse se focar mais em jogar de dia e ao mesmo tempo os poderes que surgissem representassem bem o tema.

Depois das considerações eu estou quase invertendo a ordem de meus próximos jogos e pondo He-Man na frente, e fazendo dele um jogo bastante LowPower, como foi a micro Diablo -- outro jogo que a cidade deu mole.
Lá, todo mundo ficou esperando um setup padrãozão e não era -- era campista + ladrão + oráculo + 2 vanillas.

Quem sabe fazendo assim não beneficie a mim próprio para tornar a Viagem no Tempo 2 mais equilibrada.
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Offline Arquimago

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #581 Online: Maio 29, 2012, 09:13:48 pm »
Eu ja sabia que era mafioso um tempinho antes da mafia começar e todos os RCs que pensei pra usar como falsos estavam na cidade... qqr apertada nos anti cidade eles caiam fácil...
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline kinn

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Re:Máfia DIABLO II - VITÓRIA DA MÁFIA
« Resposta #582 Online: Maio 29, 2012, 10:31:54 pm »
Eu não achei o jogo desequilibrado, embora concorde que considerar vida extra auto-proteção um equívoco.
Tirando a Noara ser princesa amada o tempo todo (ao invés de punição aleatória como foi certos dias) a cidade teve boas chances.

A máfia jogou certo me silenciando, repito, se aproveitando das dúvidas que pairavam sobre mim. Mas eu desmentiria Skar fácil e acusaria Sakura no mesmo dia dia. Então, mesmo linchado teria conduzido a cidade aos linchamentos corretos.

A máfia soube se aproveitar no final dos jogadores que mostravam pouco risco a ela. Fez certíssimo, ao deixar Jeanlima e Manusouza vivos, já que eles não teriam força ou tino para linchar os mafiosos. Sobrou pro Tetris e Xuuh perceber a verdade, mas ficaram hesitantes e acabaram perdendo.
Pesquisas provam:
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