O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Aqui eu acho um campo complicado porque o que eu posso dizer aqui é muito da minha postura de jogo e que pode me denunciar depois em jogos futuros. Mas no geral, é tentar contextualizar o jogo com o tema, com a mecânica e com as preferências do narrador de forma a buscar ajudar a sua facção o mais rápido possível.
Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Depende muito do jogo. Com poucos jogadores, um linchamento errado é perigosíssimo para a cidade. Um jogo maior, um linchamento pode até ser tentado durante o dia. Só me lembro de um jogo em que um linchamento no primeiro dia foi correto para a cidade (Máfia Marvel do Khalim, SK caiu no primeiro dia).
Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Não. O erro de muitos jogadores é simplesmente a preguiça de discutir aspectos mecânicos e possíveis setups e que o primeiro dia é a oportunidade perfeita para isso. Especular, prever, calcular é importante para buscar uma ideia de como será o jogo, se será low power ou high power, se os RCs serão fáceis ou difíceis, etc.
O que eu não gosto são de dias e noites muito longos. Nos últimos tempos, pessoal se acostumou com dias de 72 horas (tanto o primeiro quanto o restante) e pra mim, dias devem ter entre 40 e 58 horas no máximo. Noites de 26 a 38 horas no máximo também.
Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Se empenhar em analisar posturas e histórico de jogadores. Não no sentido de sempre bloquear o banned porque ele é conhecido por ser mafioso, mas ver exemplos anteriores, buscar memórias de jogos antigos e ver como o jogador se apresenta para definir como agir. E jogadores do estilo "oi, só passando por aqui" são os meus preferidos para agir na primeira noite.
Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, pelos motivos anteriormente apontados.
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A questão é o primeiro dia não ser muito longo e os jogadores se empenharem em fazer um primeiro dia produtivo. Se o primeiro dia tiver 72 horas, é um dia perdido. Mas se todos os primeiros dias se resumirem a um "só passando aqui" também será outro dia perdido. Não a toa, tenho costume de todos os jogos que eu participo de falar muito no primeiro dia que acho importante (e volta e meia, sou suspeito por isso, porque acabo tentando falar sobre a mecânica e posturas, negada acha algo que não entendi certo e depois viro suspeito no restante do jogo). Mas eu não reclamo disso, é parte do jogo.