Você precisa ser coerente e consistente com sua proposta de jogo. Não precisa criar um clima imediato, mas pelo menos um resumo de cinco linhas sobre o que se trata a campanha/crônica é necessário para dar início ao garimpo de jogadores.
- Defina os horários das sessões. Não espere que os jogadores possam jogar mais de uma vez por semana, então o ideal é escolher um dia, ou negociá-lo com os jogadores, e deixá-lo como oficial. Sessões extras podem ocorrer conforme o grupo for se entrosando.
- Defina que sistema será utilizado e qual a ambientação. Algumas regras iniciais são necessárias, como limites para fichas de personagens e (poucas) regras da casa. Não seja muito criterioso, evite apenas os exageros. Com isso os possíveis jogadores já terão idéia do que podem criar, de acordo com a proposta.
- Defina quais os recursos digitais serão utilizados. Dependendo do jogo e da conexão, programas como hamachi e team speak podem ser usados, além dos programas necessários para o jogo, que serão discutidos abaixo.