Autor Tópico: Kickstarter de Mage20  (Lida 21227 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #45 Online: Julho 17, 2014, 07:26:55 am »
Como os tempos mudam...

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #46 Online: Julho 17, 2014, 08:09:06 pm »
Citar
Como os tempos mudam...

E há algumas mudanças curiosas, como o nome de diversas Tradições não-Ocidentais é apresentado com alguma variante culturalmente sensível (Akashayana para os Akáshicos, Kha'Vadi para os Oradores, Sahajiya para os Extáticos), corrigindo a grafia original (Verbenae e Euthanathoi) ou politicamente correta (Sociedade do Éter ao invés de Filhos do Éter).

O que vem a algo que me incomoda levemente no caso dos Etéricos - as Tradições não tem esse nome por acaso. É estranho com um grupo de criaturas teimosas como Magos, que se agarram a um paradigma antigo, subitamente decidem ceder a pressões incrivelmente modernas. Eu esperaria isso da União Tecnocrática, não deles.

Setting-wise, o jogo abraçou o retorno à Guerra da Ascensão, com as Tradições e os Tecnocratas ainda envolvidos em conflitos, com os Nephandi e os Marauders à espreita. Pelo indicado na história, Órfãos se tornaram mais comuns recentemente (assim como Feiticeiros/Cidadãos Iluminados, se levarem os Conventionbooks a sério).

Magicamente, as regras de Paradoxo são incrivelmente gentis. Se o personagem conjurar uma magia vulgar com sucesso, com ou sem testemunhas, ele só recebe um ponto de Paradoxo (na Revised, ele recebe um ponto de paradoxo por nível de esfera mais alta) - como era na 2e. É o retorno do Paradoxo "Beijinho no Ombro", ao invés do "Tiro, Porrada e Bomba".

O elenco da aventura é bastante variado e incrivelmente jovem - desde um jovem que adora animais e é transexual MtF, uma cientista maluca ao estilo McGyver (com Inteligência 5 e Tecnologia e Ciência 4, como ninguém recrutou ela ainda) e um ex-gangster com treinamento militar e experiência com o Sindicato, além de uma boa quantidade de criaturas, espíritos e pessoas que eles podem lidar nas ruas de Seattle.

Mas aqui vem a maior falha do Quickstart - não há uma aventura pronta, apenas alguns ganchos e possibilidades que ocupam uma página e um antagonista (um membro do Sindicato Corrupto). Levando em conta que o propósito desse tipo de material é ser apresentado para quem não conhece Mago, isso é um problema.
« Última modificação: Agosto 10, 2016, 03:17:03 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #47 Online: Maio 21, 2015, 04:49:12 pm »
Bom, um update.

Saiu o .pdf de Mago 20 Anos (2 dias atrás, aliás. Sorry). Ele é imenso. (663 páginas somente de material relevante ao jogo). Contrataram o Michael Kaluta para fazer as ilustrações de uma página para cada capítulo (e sem surpresa, as imagens são ótimas) e um excelente artista para ilustrar os icônicos das Tradições e dos Órfãos - mas as ilustrações dos Tecnocratas são horrendas.

Eu devo começar a ler esse trambolho em breve, mas já vou ressuscitar esse tópico para comentários e perguntas sobre o livro e o sistema. Para os apressados, um link para spoilers no fórum da White Wolf.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #48 Online: Maio 21, 2015, 08:34:30 pm »
O sistema de magia tá levemente melhor explicado. Mas ainda queria alguma coisa mais sobre o tempo de realização de uma rotina (segundos, minutos, horas etc), porque tá pra nascer jogador que gaste mais que alguns segundos para realizar uma mágica, a menos que ele não possa conseguir todos os sucessos naquele turno.

Curti que eles tem uma parte logo no inicio te ensinando como usar os acontecimentos de Mago, tipo o que considerar de cada livro já lançado na linha e como inserir isso em uma cronica. Muito bom! É algo que Vampiro 20th só fez de leve e que Lobisomem ignorou totalmente.

Do mais, as ilustrações das tradições estão fantásticas!!! Especialmente Ordem de Hermes e Culto do Extase.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #49 Online: Maio 30, 2015, 04:25:53 am »
Bom, um update da leitura do Mage 20 (eu estou em 1/4 do livro e ainda não vi uma regra sequer), sem uma ordem específica:

1. Há bastante metaplot nesse livro, mas com uma abordagem genuinamente toolbox através de Future Fates, que contém opções relativas à transição 2e-Revised e como lidar com novos eventos posteriores à Revised Era.

2. Ao contrário da minha expectativa, não só os eventos da Revised Era ocorreram (obviamente, é possível ignorá-los) como foram expandidos e levaram em conta os (lindos) Convention Books lançados no ano passado.

3. Um dos eventos mais relevantes é a linha doNew Horizon Council - basicamente as Tradições se reorganizaram em um novo Conselho, inspirados (ou fundados) pelo Rogue Council e uma nova sede, dessa vez na Terra (na Nova Zelândia). Essa reorganização foi considerável, com quase todas as Tradições alterando seus nomes - um dos casos curiosos é que duas tradições homenageiam Hermes agora - Orders of Hermes (obviamente) e a Mercurial Elite (Adeptos da Virtualidade).

4. Nephandis, Nephandis, Nephandis. Existem dicas constantes que eles não só se recuperaram como agora podem estar infiltrados tanto nas Tradições quanto nos Tecnocratas, com a possibilidade que tanto o Controle e o Círculo Interno quanto os Conselho dos Nove possam ter se tornado barabbi.

5. Uma nova "facção" surgiu. Enquanto Tradições e Tecnocracia se recuperavam dos danos sofridos após a Tempestade Avatar, diversos Ofícios se uniram em um aliança mais-ou-menos formal chamada Disparate Alliance, fazendo o papel de "Terceiro Grupo Potencialmente Heroico" do jogo.

6. Detalhe pequeno - os Hollow Ones agora tem amigos, já que são parte das Disparate Alliance.

7. Outro detalhe que pode incomodar alguns, Mage 20 abandonou completamente o tom "neutro" de um Manual de RPG e para todos os fins, um "Livro Autoral" do Satyros Phil Brucato (como é o Houses of the Blooded do John Wyck). E como o autor tem visões políticas expressamente progressivistas, não estranhe a sensação que você está sendo o alvo de uma pregação em certos momentos. Isso gerou algumas reações de fãs que não compartilham a mesma visão que o Satyros, vide aqui.
« Última modificação: Maio 30, 2015, 01:15:29 pm por Khalid al-Walid »

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #50 Online: Maio 30, 2015, 07:35:38 pm »
Sem querer me intrometer, mas seus posts me deixaram curioso :

1- Se eu NUNCA joguei Mago, da pra jogar só com esse livro,  né?

2- Essas referências à outros livros e outras edições eu certamente irei perder, mas isso afetaria a graça do jogo?

3- Já tem aventura pronta?

4- Comparando a Vampiro A Máscara, é quanto mais complexo? Desculpe a pergunta de noob, mas é o único do sistema que eu joguei.

5- Não é mais o mesmo sistema do Mago a Ascenção, correto? Ainda se usa muito d10? Pergunto isso porque desde que eu abandonei Vampiro, tenho uns 30 decorando a estante aqui da sala :)

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #51 Online: Maio 30, 2015, 09:51:56 pm »
O Elfo vai dar umas respostas melhores, mas posso adiantar algumas, depois ele esculacha ai...

1) Sim, Mage 20th é uma edição para comemorar os 20 anos de lançamento de Mago: A Ascenção. Tem tudo o que você precisa pra jogar.

2) Depende... se você curte o metaplot do oWoD vai afetar um pouco, mas se você curte o metaplot então você conhece as referencias  :cool: Se não conhece vai poder construir o mundo do seu jeito, e dizem alguns agentes do caos infiltrados no meu grupo de Mago que isso até deixa o jogo mais legal.

3) Acho que tem a aventura do Quick Star. Dá pra começar com ela e ter uma ideia de como o jogo é.

4) Bem mais complexo. A magia dos magos é conceitual, o que significa que salvo uns parâmetros mecânicos (dificuldade, descrição das esferas, tabela pra dano e duração) todo o resto é definido pelos jogadores e pelo narrador. Dois magos não fazem magia igual mesmo que eles pertençam a mesma tradição.

5) É sim. Sistema Storiteller antigo com algumas mudanças nas regras para tentar corrigir um ou outro bug mais sério.
Quanto a dados... Mago tende a usar bem poucos. A maioria dos testes é feita com base no arete e, a menos que seu grupo jogue por anos ou tenha começado com magos realmente poderosos, dificilmente ele vai chegar a um nível muito alto. Na verdade, o nivel 5 é tão equilibrado do ponto de vista custo beneficio (nivel máximo de esferas, quantidade de dados que podem tirar 1 e gerar paradoxo) que é bem dificil algum jogador se interessar em subir ele muito (além de ser caro, ainda exige uma jornada espiritual). Ainda tem os testes de pericia, mas com você podendo turbinar os testes com magia coincidente também não tem muito porque subir alguma pericia a níveis máximos.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #52 Online: Junho 01, 2015, 03:31:56 pm »
Citar
Sem querer me intrometer, mas seus posts me deixaram curioso :

Cowboy, esse é um dos meus objetivos.  Algumas vezes eu até escrevo posts a outros usuários (geralmente o Bispo) em tom mais "didático" porque sei que outras pessoas lerão.  :)

Citar
1- Se eu NUNCA joguei Mago, da pra jogar só com esse livro,  né?


Certamente. Se esse trambolho de quase 700 páginas não for o bastante para alguém jogar Mago, eu não sei o que seria.  :b

Citar
2- Essas referências à outros livros e outras edições eu certamente irei perder, mas isso afetaria a graça do jogo?

Quero acreditar que não fariam diferença. Felizmente a maioria dos trechos que fazem referências a livros e eventos anteriores estão restritos a sidebars nomeadas "Future Fates", então você pode ignorá-las na maioria das vezes e mestrar seu jogo como deseja.

Citar
3- Já tem aventura pronta?

Sim, disponível gratuitamente aqui. Contudo, ela não é exatamente uma aventura pronta - mas sim um mini-cenário de jogo pronto, com personagens, oponentes, algumas localidades e eventos prontos, mas não a ponto de ser uma "aventura scriptada", como são aventuras prontas.

Citar
4- Comparando a Vampiro A Máscara, é quanto mais complexo? Desculpe a pergunta de noob, mas é o único do sistema que eu joguei.

Mais complexo e menos complexo. Ele é menos complexo porque Magos são basicamente seres humanos (então sem grandes distinções, como Vampiros e Lobisomens tem) e o sistema de magia pode ser jogado de modo quase free-form.

Contudo, ele é ao menos tempo conceitualmente mais complexo e costuma exigir mais interferência do DM e do Jogador quando envolve a utilização de Magia e como o personagem se comporta quanto a ela.

Felizmente agora ao menos os autores do cenário dedicaram mais tempo explicando e exemplificando Paradigmas, Paradoxo e Focos, além de dar mais do que duas páginas explicando o que cada Esfera pode fazer - então você terá menos trabalho do que eu (e quase qualquer um que jogou Mago na 2e ou Revisada) tive para entender 'Como diabos é um Paradigma? Como isso interage com a Ressonância? Diabos, o que é a Ressonância?"

Citar
5- Não é mais o mesmo sistema do Mago a Ascenção, correto? Ainda se usa muito d10?

É praticamente o mesmo sistema de Mago: Ascensão (afinal, ele se chama Mago: Ascensão Edição de 20 Anos de Aniversário ). E espere dar bastante uso aos d10s.  :b

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Kickstarter de Mage20
« Resposta #53 Online: Junho 02, 2015, 08:44:25 am »
Hahahaha valeu pelo tom didático  :victory: