Autor Tópico: Viagem no Tempo  (Lida 7917 vezes)

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Offline Heitor

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #15 Online: Outubro 19, 2012, 11:44:24 pm »
Um resumo de Alta Frequência:

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Offline Arquimago

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #16 Online: Outubro 20, 2012, 12:17:41 am »
Eu cai aqui de para-quedas e bem... gosto bastante da ideia utilizada em vários filmes... o Kinn citou aí "Em Algum lugar do Passado" ali a viagem era real e não psiquica e aquele relógio NÃO existe, nunca foi fabricado, apareceu do nada e ficou preso num loop temporal bizarro (muito foda o filme E o livro, mas o relógio não deixa de ser bizarro)
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Offline kinn

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #17 Online: Outubro 20, 2012, 12:27:38 am »
Não lembrava mais dos detalhes, mas lembro que ele faz uma espécie de hipnose para ir para o passado, usando o relógio de âncora mnemônica. Por isso disse viagem no tempo psíquica.
Talvez precise rever para lembrar todos os detalhes. Vi o filme criança.

Ou podemos falar do "Delayed Ripple Effect", que também é um dos pontos mais importantes sobre viagem no tempo (e acho que é meio inevitável se ela for usada no RPG).

Só notei o detalhe que negritei agora.
Como mencionei antes prefiro stable time loop. Mas é mais difícil levar a história assim.
Na minha única campanha voltada ao tema de viagem no tempo, consegui realizar o efeito.

Precisei manipular os jogadores um pouco para conseguir o efeito sem que eles percebessem, mas o resultado final foi muito bom e aplaudiram o final da mesa. E no final descobriram que criaram o futuro que foram tentar alterar.

Mas é muito difícil fazer isso, porque a tendência dos jogadores é querer alterar o passado. E sem um plano mestre em curso (e o jogo foi feito em torno disso; criei o fim e o começo e o meio foi nascendo no meio do jogo para ajudar a criar o futuro como previsto) é inviável.

E para não parecer que sou um mestre focado em railroading, esse era o plano. Como disse consegui manipular os eventos e situações para que no final, os jogadores concordarem em seguir o que eu queria (sem saber), exatamente como em 12 macacos. Se eles notassem ou decidissem outros rumos, eu iria aceitar, até porque haviam muitos pontos abertos a interpretação de como as coisas aconteciam.

Para resumir:
No futuro havia uma organização chamada Tríade que dominava o mundo.
Haviam um grupo de rebeldes que iria voltar ao passado para alterar a história.
Entre os rebeldes, havia duas opiniões sobre essa tríade:

A primeira entendia que ela trouxe benefícios ao futuro, mas virou opressora; só precisava ser orientada sem ser destruída.

A segunda achava perigoso mantê-la existindo e queria destruí-la e ponto final.
===
O RPG era de investigação e havia a tensão entre membros de cada facção vinda do futuro.
O articulador e criador da Tríade no momento presente do jogo e realizando os efeitos e pistas eram deixadas. Se os jogadores não decifrassem as pistas, haviam npcs que decifravam e tomavam suas atitudes.

Com muita intriga e paranoia vários jogadores (exceto dois) ficaram do lado do articulador e derrotaram o líder da facção que queria destruir a Tríade. Dos dois que ficaram contra, um era anarquista e ficou contra a Tríade por ser anarquista, não por ser aliado do outro grupo. Teve a morte mais espetacular de meus rpgs ao ser arremessado da moto a mais de 100 Km/h, ser alvejado por mísseis e atropelado no fim de tudo.

O outro, se juntou a facção destruidora e na morte do líder virou o boss do final do jogo (ele gostou disso, mas queria ser um vilão que vencia no final, mas a sorte não esteve do lado dele).
===

Agora que fiz a digressão incluindo meu rpg de viagem no tempo, voltemos ao assunto principal
(e eu costumo colocar viagem no tempo se tiver chance em meus jogos - o final da mesa de D&D 3.X também teve)
« Última modificação: Outubro 20, 2012, 12:46:43 am por kinn »
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Offline Arquimago

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #18 Online: Outubro 20, 2012, 12:53:57 am »
Eu tenho algumas idéias de viagem no tempo pra jogo de RPG, mas como não to narrando acabo não desenrolando muito a ideia, mas seria pegar a inércia história dos eventos atuais, por algum motivo os jogadores são lançados num futuro e depois de volta ao presente de forma que eles quisessem mudar o futuro...
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Offline Macnol

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #19 Online: Outubro 20, 2012, 01:24:02 am »
Quanto à observação do delayed ripple effect, está presente nas viagens no tempo onde é possível alterar os eventos acontecidos (e antes falávamos do stable time loop, onde não é possível).

Exato. Eu apontei que esse efeito seria meio inevitável no RPG porque as histórias do tipo "Stable Time Loop" são, em essência, histórias em que os protagonistas... não têm escolha alguma no rumo em que as coisas que eles vão tomar, porque tudo que eles estão fazendo é o que já aconteceu e fez com que o futuro acontecesse.

Pode parecer novidade pro espectador/jogador, porque estamos descobrindo os eventos aos poucos... mas quando você termina de ver o enredo e entender como tudo se encaixa direitinho no quebra cabeça, tem um risco de a história perder o impacto. Porque, no fim das contas, os protagonistas são impotentes, tudo que eles achem que podem estar fazendo pra mudar o futuro é na verdade uma ilusão.

Isso já é difícil de trabalhar e tornar emocionante em um enredo escrito todo pelo autor; que dirá em uma história de RPG, onde a liberdade dos personagens alterarem a história é essencial. :)

Aqui tem dois artigos bons discutindo sobre como isso é usado em filmes, mas eu acho que o ponto principal se encaixa bem no uso em RPG também:

http://io9.com/5945991/why-time-travel-stories-should-be-messy

http://hornshaw.com/2012/09/26/messy-time-travel-is-the-only-proper-kind/
« Última modificação: Outubro 20, 2012, 01:27:25 am por Macnol »

Offline Ciggi

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #20 Online: Outubro 20, 2012, 01:39:02 am »
Pode parecer novidade pro espectador/jogador, porque estamos descobrindo os eventos aos poucos... mas quando você termina de ver o enredo e entender como tudo se encaixa direitinho no quebra cabeça, tem um risco de a história perder o impacto. Porque, no fim das contas, os protagonistas são impotentes, tudo que eles achem que podem estar fazendo pra mudar o futuro é na verdade uma ilusão.

Isso já é difícil de trabalhar e tornar emocionante em um enredo escrito todo pelo autor; que dirá em uma história de RPG, onde a liberdade dos personagens alterarem a história é essencial. :)

Já acho que pode ser funcional! Não precisa necessariamente ter uma guia pros jogadores, mas com preparação antecipada, qualquer historia é previsível (na verdade todas as minhas são). Então, basta tu se focar no que tu sabe que vai ser feito, naquelas partes do polt que não tem como serem alteradas e pronto.

To desenvolvendo algo nesse sentido, ia escrever como um conto mas agora acho que posso fazer uma serie de aventuras fechadas. Vou pensar no assunto

Offline Macnol

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #21 Online: Outubro 20, 2012, 02:35:47 am »
Claro, pode funcionar sim! O próprio Kinn já deu um exemplo de uma campanha dele em que funcionou. Não é à toa que eu disse que é meio inevitável... e não inevitável por completo.  ^_^

Mas é naquelas: se uma aventura normal no estilo railroading já tem riscos de se perder com ações inesperadas dos jogadores, imagina uma em que o desfecho dessas ações já depende de um rumo previsto. Por outro lado, claro, o mestre pode usar o "efeito borboleta" pra moldar as consequências de ações imprevistas na direção que ele quer. Então, se ele conhece bem o grupo e tem jogo de cintura, pode fazer funcionar sim!

Novamente, gostei bastante do exemplo que o Kinn trouxe.

Offline Ciggi

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #22 Online: Outubro 20, 2012, 09:48:09 am »
Não era bem do exemplo do Kinn que eu tava falando!

Offline kinn

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #23 Online: Outubro 20, 2012, 07:24:36 pm »
Claro que a aventura foi preparada para isso. Os viajantes temporais não tinham todas as informações do que aconteceu no passado e precisavam investigar; tinha a briga das facções e a viagem no tempo não era controlável nem perfeita. Houve quem chegou 20 anos antes do grupo principal, quem chegou dois anos antes do jogo começar e quem chegou depois (npcs na maioria).

A forma narrativa foi bem no estilo dos filmes que usam essa fórmula.
Não tive tempo de olhar os links, mas imagino que se é uma cartilha para jogos com stable time loop segui intuitivamente todos os passos.
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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #24 Online: Janeiro 17, 2013, 12:20:03 am »
Revivendo: vocês precisam ver isso aqui! É o filme de onde saiu Os 12 Macacos.


Offline Agnelo

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #25 Online: Janeiro 17, 2013, 10:41:07 am »
Eu já tinha assistido, é muito louco, e é ótimo.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Viagem no Tempo
« Resposta #26 Online: Janeiro 21, 2013, 11:20:21 am »
Já assistiram o seriado Continuum?

Ele parece estar seguindo no ritmo de Stable Loop, e desenvolvendo a história dele muito bem. Vale a pena pros fãs de viagem no tempo.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #27 Online: Janeiro 21, 2013, 11:21:22 am »
Mas usar stable loop em jogos de viagem temporal é tão anticlimático!

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Offline kinn

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #28 Online: Janeiro 21, 2013, 09:15:30 pm »
É desafiador, porque justamente é muito mais difícil conseguir isso.
Não pode se perder na trama. Num seriado é mais fácil de fazer porque o autor pode planejar de antemão - mas só bons autores sabem fazer tudo rodar com isso desde o início.

Por isso prefiro stable time loop
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Offline crudebuster

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Re:Viagem no Tempo
« Resposta #29 Online: Janeiro 21, 2013, 11:28:17 pm »
Ninguém aqui viu Primer não?
deve ser muito estranho ser normal