Autor Tópico: Um bom livro de cenário?  (Lida 3208 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Um bom livro de cenário?
« Online: Março 26, 2012, 11:18:49 am »
Amicos, eu tinha proposto essa discussão na outra encarnação da Spell e queria trazê-la de volta. A pergunta inicial é simples: de que consiste um bom livro de cenário, em sua opinião?

A isso podem ser adicionadas outras questões que ajudam no raciocínio: qual seu livro de cenário preferido? Que elementos você acha indispensáveis? Quais acha dispensáveis? Que livro de cenário você julga ruim?

Lembrando aqui que não se trata de crunch: estamos falando de ambientação, de fluff.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #1 Online: Março 26, 2012, 11:23:25 am »
Agora assim não sei o que seria interessante num livro de cenário, mas tem dois livros que acho excelentes, Titan e GURPS Fantasy. Acho os cenários mais legais pra se jogar. Vou dar uma analisada neles e tentar descobrir o que mais me atrai ali.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #2 Online: Março 26, 2012, 11:45:35 am »
Gosto dos livros de cenário de Reinos de Ferro, tanto o Guia do Jogador quantoo Guia do Mundo, estupidamente completos com direito a informações astrologicas, calendários e rotas comerciais.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #3 Online: Março 26, 2012, 11:48:46 am »
Living Greyhawk Gazetteer.

Offline banned_guardian

  • Não gostou? Reclama com o Admin!
  • .
    • Ver perfil
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #4 Online: Março 26, 2012, 11:52:04 am »
Como antigamente eu elaborei um cenário próprio (na época da 3.0/3.5), com todo o bla bla bla, acho que posso dar uns pitacos aqui. Claro, tudo abaixo consiste em pura e simples opinião minha. [Coloquei em spoiler pra não ficar parecendo que foi o Vincer que postou.]

I.
(click to show/hide)

II.
(click to show/hide)

III.
(click to show/hide)

IV.
(click to show/hide)

V.
(click to show/hide)

VI.
(click to show/hide)

Bom? Eberron. Preferido? Forgotten Realms (que considero regular, vai entender minha cabeça).
..

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #5 Online: Março 26, 2012, 12:58:09 pm »
Sabem que eu amo Ravenloft.

Por que eu gosto tanto dele?

Como sabem, Ravenloft está longe de ser original. Uns 95% dos darklords e dos cenários são baseados em figuras históricas reais, personagens da literatura e lendas. 

Entretanto, o que mais me chama a atenção no cenário é a riqueza dos personagens. São personagens que você lê e os sente como humanos verdadeiros em um mundo fantasia. São todos vilões, mas não são todos explicitamente maus cuja vida se dá em apenas matar, pilhar e destruir. Eu sinto pena e simpatia por muitos dos grandes darklords, que são eternamente punidos por grandes erros em seu passado.

Outros personagens, que não são os principais vilões, sempre possuem um podre ou problema difícil de resolver. Tudo isso em um mundo onde as principais forças que as movem tiram sarro de sua maldade. Se você é bom, se fode. Se você é mau, se fode em dobro.

Acho que o grande atrativo do cenário para mim, são o foco em personagens. Outros cenários parecem descrever muitas paisagens e NPCs grandiosos com metas infinitas. Eu já prefiro algo mais fantástico e humano ao mesmo tempo, um estilo de jogo e narrativa mais pesada, que faça com que os mistérios sejam assustadores e que faça com que você queira saber de tudo sobre aquele personagem e aquele reino.

A narrativa de Ravenloft é fantástica: a TSR se superou e a White Wolf continuou de forma excepcional. É uma narrativa envolvente e curiosa, com NPCs fazendo de tudo para conseguirem seus mais obscuros desejos, e falhando por isso. Mesmo NPCs Deus Ex Machina não despertam antipatia, pois a narrativa justifica  o fato daquele darklord ser tão poderoso.

Mesmo trabalhos posteriores e não oficiais são de grande qualidade. Ideias que alguns escritores não conseguiram levar adiante, mas que foram publicadas posteriormente pela Kargatane. Os Gazetteers descrevendo detalhadamente os domínios em primeira pessoa, sob a ótica de uma NPC que ao mesmo tempo desperta curiosidades sobre a própria.

Para finalizar, o que mais me chama a atenção em um cenário são seus personagens e sua narrativa. E isso faz com que eu tenha vontade de consumir tudo do cenário em questão.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #6 Online: Março 26, 2012, 05:50:01 pm »
Gosto mais de um framework de cenário do que um cenário em si, e gosto que esse framework seja conciso e bem contextualizado.

Por exemplo: os livros Golden Age, Silver Age e Iron Age, do M&M 2E.

Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #7 Online: Março 27, 2012, 11:57:48 pm »
De maneira geral, IMHO, um bom livro de cenário deve ter uma proposta original - ou mais próximo possível disso - e se manter coerente a esta proposta no decorrer da escrita (i.e., tornar os conceitos apresentados funcionais). Penso que não adianta nada você fazer um cenário com ideias extremamente criativas, mas elas não funcionarem dentro da proposta sob uma ótica estrutural do cenário.

Com seus prós e contras, gosto de dois cenários em particular: Agon e L5R. O primeiro se baseia na batalha entre os deuses do Olimpo e o papel dos personagens dentro dessas disputas. O interessante é o que o jogo assume que os personagens disputem entre si também, em busca de fama e glória. O segundo acho que não preciso apresentar, mas ainda que não seja totalmente original - shogunato, um certo sistema de castas, o inimigo além das fronteiras - o padrão do imaginário de um "Japão feudal [IRC!] -, ele traz esses elementos de forma um tanto coesa  (obviamente se desconsiderarmos umas baboseiras da AEG) e bem legal do avanço da história, movida até uns tempos atrás pelas disputas do card-game de mesmo nome.

Ah, uma menção honrosa para Warhammer.

Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #8 Online: Abril 04, 2012, 02:27:13 am »
gosto do gurps conan, apesar de achar meio esculacho usar o mundo do cimério que teve décadas para se desenvolver.

mas é um belo apanhado, resume o cenário com riqueza de detalhe e deixa campo abertos para o mestre utilizar.

aliás o bom cenário tem que dar plots plausiveis dentro da proposta de jogo que ele tem, mas tem que ser aberto o suficiente para o mestre possa dar sua cara ao que ele quer dentro de sua campanha.


Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #9 Online: Abril 07, 2012, 05:20:59 am »
De maneira geral gosto de livros que tenha uma proposta clara e que a ela seja bem desenvolvida. mundos que foram feitos para os jogadores serem os personagens principais e com vários tipos de ganchos e lacunas a serem preenchidas no decorrer das aventuras. a principio prefiro livros que não sejam extremamente detalhados, acho melhor que isso seja desenvolvido nos suplementos do cenário, mas é claro, quando é daqueles cenários em que você acha tudo ou quase tudo excelente sempre se quer mais e todos os livros são pequenos

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #10 Online: Abril 07, 2012, 09:04:41 pm »
Eu sempre fico meio indeciso entre o que me agrada mais: detalhamento profundo do cenário ou descrições mais genéricas e maior "liberdade" quanto ao que é tido como verdade. Mas também me pergunto se não é uma falsa dicotomia: afinal, é possível traçar várias descrições de um determinado cenário - digamos, cada uma sob a ótica de um povo ou organização importante - e apresentá-las juntas. Gosto de quando os autores aplicam uma boa dose de relativismo cultural nas descrições dos mundos, e acho que isso, no final das contas, explica tudo o que é necessário, mas deixa espaço para todo tipo de interpretação subjetiva que o mestre ou os jogadores prefiram aplicar à visão que têm do mundo de jogo.

Um livro de cenário que sempre me agradou é Vampiro: Idade das Trevas, mas eu digo isso porque toda a minha experiência rpgística está circunscrita à White Wolf (com leves passadas de olhos em outros títulos de horror). Gosto principalmente de ler a ambientação, ver como souberam imiscuir as tramas dos mortos-vivos em eventos-chave da História, a maneira como a ideologia cristã influenciava os pensamentos dos vampiros a respeito de sua própria existência, etc. Acho que é um aspecto "acidental" de bons livros de cenário que deve ser levado em conta, também: uma apresentação atraente, de preferência sublinhando os temas básicos de sua proposta.

Re:Um bom livro de cenário?
« Resposta #11 Online: Abril 09, 2012, 02:35:23 pm »
Eu to em partes com o Cebolituz principalmente porque o melhor livro de cenário que li ser o Ravenloft (Principalmente o Dominios do Medo).

Para mim um Cenário tem que primeiramente te dar OPÇÕES de histórias diferentes, ricas, tanto como mestre e como jogador.

Depois tem que ter um história muito boa e envolvente que faça você relacionar aqueles boas opções que você teve com o contexto do cenário.

Um dos pontos que NÃO gosto do Forgotten é isso ele te dá muitas opções e te dá muitas histórias, mas há uma dificuldade grande pro jogador iniciante relacionar as opções com o contexto do cenário. (Principalmente porque o cenário tem vários contextos conflitantes inclusive). E Novamente o mal do aTormenta é o mesmo tem uma história porca e trocentas opções sem coesão.

Neste ponto é preferível uma história ou cenário curto, mas coeso que um gigantesco mas sem nexo.