A questão é: a condição tem que estar obrigatoriamente indicada nas miniaturas? Tive um Mestre de 4e que usava fichas de poker pra marcar as condições (azul era Slowed, amarelo Stunned, vermelho Weakened, preto Dying, etc. - as mais comuns, como Prone e Combat Advantage, que não é uma condição em si, mas é importante, eram de cabeça mesmo). As fichas ficavam na mão do jogador (curioso que lembrando agora, com as cartas de poderes e as fichas, lembrava um jogo de poker mesmo, enfim).
Óbvio que fichas de poker não são a opção mais barata, mas nesse sistema/convenção qualquer coisa serviria - de tampa de garrafa a papel de cartolina de diferentes cores. A questão era que o jogador administrava as condições recebidas/impostas pelo Mestre.
Para o Mestre deve ficar mais complicado, visto a quantidade de monstros que ele gere. Mas nada que uns montinhos e/ou amontoados separados um dos outros não resolva.
Então, eu estou buscando isso pra facilitar pros jogadores ficarem ligados no que está acontecendo.
Eu gerencio isso num programa (Initiative Tools), onde dá pra colocar as condições, turnos que restam, etc., então fica tranquilo PRA MIM.
O problema mesmo é quando você coloca, por exemplo, um monstro Controlador e alguns Soldados, e rola condição a rodo (lento, marcado, dano contínuo), e o pessoal acaba se perdendo (e pra piorar ainda temos um jogador no grupo que só joga de Guardião lol). Agente sempre fez "de cabeça", e acaba que todo turno tem gente perguntando "quem está o que". Por isso eu queria facilitar, porque vejo que os combates do meu grupo estão ficando mais lentos por conta dos jogadores não conseguirem visualizar isso com clareza (e o nosso tempo já é curto, quanto mais tempo ganho, melhor).
As cartas de condição eu também comecei a usar, estou usando
este modelo, que achei muito bom pelas cores das condições serem divididas pelo "tipo" da condição, e não pra cada condição em si, inclusive acho que vou usar esse sistema de cores nos tokens de condição.
E vlw aí pelas respostas até agora.