Autor Tópico: Temas tabus em RPG  (Lida 29153 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #30 Online: Setembro 23, 2014, 01:25:23 pm »
O máximo que acontece nas minhas mesas é encontrar evidência da crueldade, mas nada muito extremo, tudo no nível da cena de abertura do Ultima 7 ou um covil de raiders do Fallout 3.

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #31 Online: Setembro 23, 2014, 01:38:52 pm »
Talvez seja inconsciente, mas concordo com o VA. Eu não gosto nem de relacionamentos românticos na campanha, por isso sempre faço a maioria dos meus personagens intragáveis, antissociáveis, mal-humorados, etc.

E acho que estupro é que mais pega pra mim. Na minha pequena jornada de RPG, nunca imaginei que esses assuntos seriam abordados (inocência  :haha:). Até que um dia uma personagem minha foi parar na cadeia em uma cela cheia de homens e quase foi estuprada. Mas como o narrador era apaixonado por mim, creio que a imaginação ''saiu da casinha'', sabe?
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #32 Online: Setembro 23, 2014, 01:42:28 pm »
Eu não consigo imaginar como poderia rolar uma cena detalhada de romance ou sexo no RPG sem que o troço acabe ficando tremendamente desconfortável pra pelo menos um dos envolvidos (narrador, jogador, ou o resto da mesa).

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #33 Online: Setembro 23, 2014, 01:51:03 pm »
Uma cena de romance eu ate consigo imaginar, sexo fica meio estranho mesmo
War never changes

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #34 Online: Setembro 23, 2014, 02:36:12 pm »
Então, eu narro com frequência cenas de romance entre os personagens e npcs (não lembro de nenhuma vez que ocorreu uma cena entre pc e pc). Nunca vi ninguém ficar constrangido... já cenas de sexo eu sempre dou um fade out na hora que o jogador declara que vai ficar mais intimo.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #35 Online: Setembro 23, 2014, 04:51:42 pm »
 Olha só... Estranho que os dois últimos grandes jogos que eu conheço possuem mecânicas relativas a Sexo.

 Em Apocalypse World, o sexo é tratado como um movimento especial que gera experiência, ativa laços e bônus mecânicos entre as personagens. O Vincent Baker colocou identificação não normativa de gênero, sexo e violência como aspectos centrais do jogo... Ingredientes decisivos em uma ambientação pós-apocalíptica.

 Em Monster Hearts, hack de luxo do AW... A temática é um lance Teen, Queer com alegoria sobrenatural, estilo Lost Boys, Essa porrada de séries estilo Buffy, Crepúsculo e talz. O sexo é usado como movimento mecânico também.

 Sem contar praticamente todos (Se não todos) os jogos da White Wolf, Kult, o Chamado de Cthullhu (Toda ambientação de horror, será?) e coisas cyberpunk também...  Possuem uma camada de violência tanto física quanto psicológica e erotismo em suas ambientações que não vejo como fugir sem perder metade do sabor dos cenários. Acredito que são pontos chave nesse tipo de narrativa.

Isso se aplica a fantasia mais "sword and sorcery" estilo Conan/Elric também.
« Última modificação: Outubro 12, 2014, 01:24:54 pm por Korko »

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #36 Online: Setembro 23, 2014, 05:02:57 pm »
Eu não consigo me livrar da violência hardcore até em cenários mais felizes como Avatar (dos dobradores), imagina então em mesas de temáticas pesadas. Claro, já tentei fazer personagens mais pacifistas ou mais heróicos e bonzinhos, mas por coincidências infelizes quando faço ou conceituo um(a) personagem assim a mesa ou nem começa ou termina interrompida sem eu ter chance de mostrar direito sua bondade (mas até que numa de supers meu personagem mostrou ser bem bondoso e heróico e cheio de falas motivacionais que enjoavam os PCs mais cinicos, hahahaha) Mas sério, meus personagens mais violentos tem mais sorte em estar nas mesas certas, onde duram mais.

Putz, pena que no Dungeon World não tem essas mecânicas pra sexo, mas há a mecânica de farrear, que pode terminar em sexo =D

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #37 Online: Setembro 23, 2014, 05:14:08 pm »
Perai, erotismo em call of cthulhu ?
War never changes

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #38 Online: Setembro 23, 2014, 05:18:39 pm »
Erotismo das melindrosas com os mafiosos e ricaços, festas decadentes e cheias de esplendor dos ricaços movidas a muito alcool em plena era da lei seca, não vejo pq não haveria erotismo em algumas cenas ou partes de Call of Cthulhu. Só não lembro de mecânicas específicas pra isso XD

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #39 Online: Setembro 23, 2014, 05:24:23 pm »
Eu pessoalmente não tenho problemas com nenhum desses assuntos em mesa, mas claro que tudo depende da ambientação jogada. Eu não veria motivos para haver violência excessiva caso eu narrasse algo baseado no desenho Avatar (não veria motivos para narrar algo assim, para começar), mas temas pesados são comuns nas minhas mesas (como um fã de Warhammer 40k).

No universo de Warhammer o próprio sistema já incentiva o gore (a descrição de danos críticos é detalhadamente macabra) e os demais temas pesados caem muito bem em um cenário distópico, cinza e desesperançoso.

Esse clima sombrio eu mantenho até mesmo nos meus jogos de fantasia (que possuem muitos elementos não só de warhammer como game of thrones, algo que eu já incluía antes de começar a ler os livros) e não costumo censurar nenhum de meus jogador pelos seus atos (mas vale lembrar que censurar é diferente de esses atos não terem consequências). Em uma mesa minha aqui na Spell, por exemplo, um dos personagens (um warlock malígno) salvou uma criança que era a última sobrevivente de uma vila atacada por gnolls e começou a ensinar artes malígnas para ela (que ela aprendeu muito facilmente devido ao ódio que guardava), mas chegou a um ponto em que outro jogador, que viu o potencial destrutivo da menina, resolveu simplesmente atirar uma flecha nela e terminar com um problema em potencial. Bom, foi tudo condizente com a ideia soturna do cenário e ninguém (nenhum dos outros jogadores) reclamou e a mesa seguiu bem.

Em resumo, se um jogador se sente incomodado com alguns dos aspectos da minha mesa é até desejável que ele saia, afinal, de que adianta jogar e não se divertir?

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #40 Online: Setembro 23, 2014, 05:29:10 pm »
Citar
Eu não consigo me livrar da violência hardcore até em cenários mais felizes como Avatar

Que cute, você é adepto da ideia que American Kirby is Hardcore.

Citar
Possuem uma camada de violência tanta física quanto psicológica e erotismo em suas ambientações que não vejo como fugir sem perder metade do sabor dos cenários.

Que constantemente é tão mal utilizada que ao invés de transmitir a ideia de horror e medo, tais elementos são abusados de maneira que o jogador seja dessensibilizado e apático a esses elementos. Wraith é um "textbook case" de como tamanho interesse em fazer algo "Dark" transformou-o algo praticamente injogável, enquanto Warhammer 40 é outro exemplo de como o abusos desses elementos transformou ele em uma piada.

E não é uma questão de fugir - é saber respeitar esses elementos, de utilizá-los para gerar algum conflito que seja impactante aos jogadores - além de evitar afetar o jogador com o que ele não quer ser exposto (que é 101 de convivência social).

Citar
Perai, erotismo em call of cthulhu ?

Uma palavra: Tentáculos.

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #41 Online: Setembro 23, 2014, 05:34:57 pm »
Citar
Eu não consigo me livrar da violência hardcore até em cenários mais felizes como Avatar

Que cute, você é adepto da ideia que American Kirby is Hardcore.

Tentar fazer uma bolinha rosa com olhos parecer hardcore ? boa sorte  :bwaha:

Citar
Perai, erotismo em call of cthulhu ?

Uma palavra: Tentáculos.

Fizeram uma versão japonesa e eu não fiquei sabendo
War never changes

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #42 Online: Setembro 23, 2014, 05:37:43 pm »
Inclusive eu fui a elfa avenger que matou a criança prodígio numa flechada e depois jogou fora o corpo. Foi uma cena tensa e mostrava bem as rivalidades entre os PCs. Essa personagem (Salie) já fez outras atrocidades contra inimigos. Uma cena marcante agora foi contra um sub-chefe (ou contra o próprio chefe?) do primeiro arco/missão, onde a elfa com seu grande machado em forma de pêndulo dá um golpe final no oponente que ainda precisava ser mantido vivo por mais um tempo e cortou fora seus dois antebraços na altura do cotovelo. O clérigo do Bahamute/Lair José entrou em desespero e tentou em vão curar o NPC, mas viu que sua tentativa era patética e ficou chocado (cena bem interpretada inclusive, visto que era um personagem mais idealista, em contraste com a amarga e traumatizada Salie, que viu mortes horrendas inclusive de uma pessoa que ela amava).

E o Frost descreve violência de forma explícita, mas ainda num grau médio ou censura 14 a 16 anos. Eu que puxava alguns combates pra 18+ mesmo, e até dificil não ser com uma arma tão bruta quanto um machado de execução na 4e com aparência de pêndulo.

Bem, já que o Elven falou de Warhammer 40k, meu problema com aquele cenário não é o excesso da violência ou de usarem isso em um tom tão forte que a pessoa perde totalmente a sensibilidade (em ambientações bem violentas isso é naturalmente uma consequência, a brutalização da pessoa), mas o fato de que o personagem é meramente uma ferramenta irrisória dentre bilhões, trilhões, quatrilhões, sem significado, numa guerra sem fim, de um personagem que não possui nada na vida a não ser servir fanaticamente um imperador fodão distante enquanto a manifestação da individualidade te faz ser um potencial inimigo para teu povo. Eu gosto de personagens mais inidividualizados (Eu sei que em Warhammer isso tudo que falei é do módulo que tu usa os Spaces Marines e que em outros módulos se joga com personagens menos fanáticos, mas ainda assim não é uma ambientação que eu curta pelos motivos que citei)
« Última modificação: Setembro 23, 2014, 05:45:27 pm por Youkai X »

Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #43 Online: Setembro 23, 2014, 05:42:42 pm »
Citar
Fizeram uma versão japonesa e eu não fiquei sabendo

O detalhe mais assustador? Ignorando o que se esconde nos esgotos da Internet, existe uma versão japonesa que se baseia em uma ideia genial - vamos transformar as divindades de Lovecraft em colegiais!

O resultado disso é: Nyaruko: Crawling with Love (Sim, Nyarlathotep, the crawling chaos virou Nyaruko, crawling with love). Causa mais dano de sanidade do que observar um Outer God ao vivo:

« Última modificação: Setembro 30, 2014, 02:43:20 pm por Khalid al-Walid »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Temas tabus em RPG
« Resposta #44 Online: Setembro 23, 2014, 05:43:22 pm »
É verdade que a sexualidade está presente em livros da WW, porém, os próprios recomendam cautela ao lidar com o tema. Além disso, tratar da sexualidade não envolve descrever uma cena de sexo em seus pormenores, apenas estar ciente de que ela ocorreu e lidar de forma adulta com os desdobramentos (uma gravidez, uma doença ou mesmo o laço criado com o outro personagem). Tanto que na ultima etapa da rolada de sedução é colocado o seguinte, recomendando que a cena seja cortada:

Citar
Payoff: The seducers gets what he wants. Whether he chooses to leave his "prey" hanging or consummate their relationship depends on the seducer's goal. Either way, the scene probably fades to black as the predator scores another notch on his personal James Bond list.

É aquilo que o Justin Achilin falou sobre drogas e violência, mas que também pode ser aplicado ao sexo. Um jogo adulto não é sobre listar os nomes das drogas que seu personagem usa, mas sim em como ele lida com as consequências. Só que nem todo mundo vai ter jogo de cintura ou mesmo vai se divertir enfrentando esses temas. A sexualidade é inerente do mundo das trevas, talvez. Vampiros são sedutores, Lobisomens tem o magnetismo animal. Só que nem sempre isso precisa afetar os jogadores, especialmente se eles não quiserem lidar com essas coisas. Eu tomo muito cuidado com isso especialmente depois de duas situações péssimas:

- A primeira eu era um jogador de vampiro, era uma aventura do sabath. E um dos jogadores estava interpretando uma vampira (gangrel, se eu me lembro bem). Em determinado momento outro jogador declarou que seu personagem ia tentar seduzir a gangrel e iniciou todo o processo de rolagens de sedução, mas resistido pela vampira. Não deu, ela falhou em todas as jogadas e de acordo com o mestre foi seduzida e não tinha nada que ele (jogador) poderia fazer a não ser interretar que estava afim de ir pra cama com o outro vampiro. O jogador frustrado declarou então que sua vampira estava se jogando na frente de um carro e não voltou mais jogar. Por que? Por qualquer motivo pessoal dele, ele não queria/sabia como reagir a ter de interpretar sua personagem gostando de outro personagem, ainda mais que os dois jogadores eram homens. Isso me mostrou que antes de fazer algo do tipo ou permitir algo do tipo na minha mesa é legal virar pra ambas as partes e perguntar: tá todo mundo de acordo com isso?

- A segunda eu estava mestrando e o erro foi meu. A Leila era uma lobisomem e estava investigando uma casa norturna que era um ponto de encontro de vampiros da cidade. Lá pelas tantas ela encontra uma vampira toda gótica dominatrix (eu havia acabado de assistir Matrix: revolutions me julguem  :b). Após uma perseguição... social (? Sei lá se é assim que se descreveria, mas elas ficaram se encarando e tentando uma não ser notada pela outra) a vampira saca o que está acontecendo e resolve que quer um brinquedinho novo. Ela então usa dominação na personagem da Leila, que falha no teste e é dominada. Ok. Até ai a jogadora já tava se queimando de raiva e eu deveria ter feito algo, mas tive um péssimo julgamento e descrevi como a vampira a deu um beijo na lobisomem sem que essa pudesse reagir. Péssimo. Horrível. Me arrependo disso até hoje e nem a morte da vampira serviu pra aliviar a situação. Alguns dirão que eu estuprei ficticiamente a personagem dela, mas eu não consigo pronunciar estupro fictício como algo sério, então vou dizer que abuso da personagem criou uma atmnosfera horrível no jogo. Conversei com a Leila depois e ficou acertado que esse tipo de coisa não vai ter lugar mais na mesa. Agora dominação é só pra fazer um personagem atacar o outro ou alguma tarefa que não envolva sexo.

This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.