3.5: Sofre problemas de balanço devido ao uso de mecânicas diferentes para as classes (combatentes vs conjuradores vs outros), equilibrio entre jogadores e monstros depende de itens mágicos aumentando o trabalho do mestre quando cria aventuras em cenário "low magic", perícias são excessivamente detalhadas/complicadas, inconsistencia entre ataques mágicos e ataques físicos (guerreiros atacam monstros, mas monstros se defendem de magos...). Ah, e sério, Mago e Feiticeiro começar com 4 de vida na nível 1 não é legal, mesmo que eles sejam deuses depois do level 15.
4e: Combates são demorados, classes são bem "engessadas" já que o sistema multiclasse é quase inesistente, itens mágicos são uma confusão, havendo muitos e extremamente específicios para as mecanicas de classe e também são necessarios para o equilibrio monstro x jogador. A progressão do personagem é um pouco estranha. E nunca consegui usar o sistema de "skill challenges" muito bem, não sei se é problema meu...
Storyteller: sistema de combate é pessimo.