Autor Tópico: Sistemas e seus defeitos  (Lida 10974 vezes)

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Sistemas e seus defeitos
« Online: Maio 09, 2013, 12:27:53 am »
Vendo o Atmo esculachar um monte de sistema no outro topico me inspirou a abrir esse.

Quais sao os defeitos dos sistemas que voces gostam ou conhecem ?
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #1 Online: Maio 09, 2013, 12:33:56 am »
Ainda acho que o tópico é repetitivo, mas ok.

D&D 4e: combates que demoram uma eternidade, especialmente em niveis altos. É uma maravilha acompanhar depois as táticas, mas pqp, é muito demorado. Aqui já teve combates interrompidos pra serem retomados em outra sessão. Nunca sofri tanto com o sistema de perícias como o Nibe falou, mas não duvido que seja um problema real.

M&M: Depois de um tempo se engessam algumas estratégias, por serem mais vantajosas, como damage com multiattack ou affliction, entre outras. Claro, é um defeito pequeno, mas não sente-se tanto a estratégia. Só jogando mais vezes M&M pra confirmar.

Marvel heroic: Quase não tenho do que reclamar. Algumas specialties podiam ter que não tem (tipo uma de perception e outras como nature pra heróis mais naturebas que não são cientistas, mas é coisa fácil de repor sem ferrar o sistema). Também esperando jogar/narrar mais pra captar.

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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #2 Online: Maio 09, 2013, 12:34:39 am »
Mighty Blade: ele existe. Odeio.

Microlite20: quebra depois do nível 9. Desse eu gosto.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #3 Online: Maio 09, 2013, 12:52:50 am »
Um pouco diferente a proposta do outro tópico, mas tem aqui um tópico bem parecido na velha spell: http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=7184

Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #4 Online: Maio 09, 2013, 08:20:21 am »
Aproveitando que estou no clima de Exalted, a segunda edição fazia várias coisas muito bem, mas conhecimento de otimização de recursos fazia perceber que a melhor estratégia do jogo era simples: use o mínimo de recursos de forma contínua e repetida ao mesmo tempo que você força o oponente ao usar o máximo de recursos possíveis dele.

Como o recurso mais difícil de recuperar era Força de Vontade, o ideal era fazer o oponente continuamente ter que usar combos (que gastam FV para acionar) e defesas perfeitas (que até onde lembro, gastam FV), enquanto você tenta fazer o mínimo possível para poupar seus próprios recursos.

Mas Exalted é um jogo onde os personagens deveriam estar fazendo coisas impressionantes o tempo todo, então a idéia de que a melhor coisa a fazer é o mínimo que você puder, vai de encontro com o conceito do jogo.

Dava pra consertar, mas exigia um bom número de house rules.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #5 Online: Maio 09, 2013, 08:34:33 am »
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".

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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #6 Online: Maio 09, 2013, 11:03:51 am »
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D&D 4e: combates que demoram uma eternidade, especialmente em niveis altos. É uma maravilha acompanhar depois as táticas, mas pqp, é muito demorado. Aqui já teve combates interrompidos pra serem retomados em outra sessão. Nunca sofri tanto com o sistema de perícias como o Nibe falou, mas não duvido que seja um problema real.
Comigo é justamente o contrário. Combates que demoram pouco, mas um sofrimento com pericias, principalmente em skills challengers. Basicamente, acho as pericias muito limitadas e as regras para o desafio de pericias um tanto quanto não resolvidas.

Storiteller: eu jogo fora o sistema de combate e uso o World of Darkness: Combat. Fora isso, acho que todos os antecedentes deveriam ter um impacto mecânico no sistema ou o cara que comprou mentor fica dependendo da boa vontade do mestre, enquanto que o jogador que escolheu fetiche tem uma opção sempre válida.

Storitelling: esse tem um alguma coisa no combate dele que para mim não funciona. Não sei o que é, não consegui isolar ainda. Mas basta começar um combate e ele fica tedioso, acho que o dano muito baixo, o que dá a impressão de que os combatentes estão se batendo por horas... e acho que o update das regras só vai piorar isso. O que é uma pena porque as regras de combate dele são muito superiores ao oWoD.

Eu tenho alguns problemas com GURPS também, mas ele é café com leite e a culpa é sempre do jogador.  :haha:
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #7 Online: Maio 09, 2013, 11:09:18 am »
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".

Eita, o Super 3D&T Turbo? Esse ai virou Ultimato! RPG, e não é Alpha por ter Focus ainda... e várias imagens de filmes e séries, o que dá a entender para o que deve ser usado.  :hum:

Mesmo sendo verde, eu não aprovo.  :linguinha:
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #8 Online: Maio 09, 2013, 11:13:35 am »
Eu ia falar de 3D&T, mas... precisa?  :linguinha:

Até hoje eu não sei até onde essa simplicidade reduzida a absurdo é proposital e importante para o sistema. Lembro daquele 3D&T Alpha, fanmade, capa verde, que trazia até mesmo tabela de armas... mas acho que perdeu um pouco do "chalme".

Eita, o Super 3D&T Turbo? Esse ai virou Ultimato! RPG, e não é Alpha por ter Focus ainda... e várias imagens de filmes e séries, o que dá a entender para o que deve ser usado.  :hum:

Mesmo sendo verde, eu não aprovo.  :linguinha:

Verdade, esse mesmo! O Alpha é outra coisa, me confundi.

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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #9 Online: Maio 09, 2013, 11:36:26 am »
(...)Basicamente, acho as pericias muito limitadas e as regras para o desafio de pericias um tanto quanto não resolvidas.(...)
O publicano postou comentário de um blog sobre isso no facebook. Eu até comentei sobre.

Eu acho que a culpa dos desafios de perícias serem mal vistos é justamente da regra geral de perícias. Eu entendo que a regra específica dos desafios tem base e permite criar algumas estruturas sólidas, mas os desafios caem no problema mal resolvidos das perícias em si, como o acúmulo de modificadores (bônus em geral), definição das CD's, etc.

Só que independente da responsabilidade, no final você acaba mesmo tendo que criar algo seu, regracaseado, para ter o que necessita do sistema.

Eu estou fazendo teste de "desafios de perícias" na minha de Pathfinder RPG com base em algo da estrutura da 4e. Tem dado razoavelmente certo.
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #10 Online: Maio 09, 2013, 12:18:20 pm »
Razoável é o termo que eu uso pros meus desafios de pericia também. Mas sinto uma insegurança tremenda ao aplicá-los.
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #11 Online: Maio 09, 2013, 12:31:13 pm »
Eu gosto dos desafios de perícias mas entendo quem reclama.

Vejo eles como uma forma de fazer testes estendidos, sem cair na armadilha do "rola aí até conseguir X sucessos".

Quando usava, normalmente nem listava mais as perícias possíveis de usar. Só tinha anotado em algum lugar a complexidade dele e as DCs para os testes do nível. Então ia reagindo de acordo com o que o jogador tentava fazer e o resultado dos dados.

Algo como: Os personagens veem um exército se aproximando. Eles estão comandando uma tropa, mas estão em menor número e vão lutar em desvantagem numérica. Eles decidem tentar pensar numa estratégia, o que eu transformo num desafio de perícias. Em caso de fracasso os personagens vão lutar em desvantagem (alguma penalidade ou algo do tipo), em caso de sucesso eles vão estar lutando de igual pra igual com a outra tropa.

"Você tentou escalar a parede para enxergar melhor o exército se aproximando e ter uma estimativa melhor do que vão enfrentar? Beleza, pode rolar... falha. Certo, você subiu na parede e percebeu que eles estão mais perto do que pensava. Uma falha já foi."

"Você quer tentar um discurso pra aumentar a moral das tropas? Beleza, rola... sucesso. Certo, eles estão ansiosos pela luta." (Marco um sucesso).

E fazia algo assim. Mas eu entendo que não é algo fácil de improvisar se a pessoa não tem experiência com outros jogos que já empurram pra um certo nível de improvisação e resolução de ações que não se limite a sim/não (como o "ao falhar no teste, escolha entre falha ou sucesso com um novo problema" do Fate Core).
« Última modificação: Maio 09, 2013, 12:32:53 pm por kimble »
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #12 Online: Maio 09, 2013, 12:33:54 pm »
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E fazia algo assim. Mas eu entendo que não é algo fácil de improvisar se a pessoa não tem experiência com outros jogos que já empurram pra um certo nível de improvisação e resolução de ações que não se limite a sim/não (como o "ao falhar no teste, escolha entre falha ou sucesso com um novo problema" do Fate Core).
Meu problema com improvisar é que eu tenho muito jogador "aha achei uma falha ganhei". Que fica tentando achar buracos na sua descrição e ganhar sem passar pela mecânica.
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #13 Online: Maio 09, 2013, 01:15:49 pm »
Quando ocorre isso de jogador achar que precisa vencer o DM, o jogo fica realmente chato. Não tem sistema que suporte esse tipo de jogo.
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Re:Sistemas e seus defeitos
« Resposta #14 Online: Maio 09, 2013, 01:34:04 pm »
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E eu não esculachei, só falei o que acho.
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