Autor Tópico: Sem tempo para preparação  (Lida 4241 vezes)

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Offline taverneiro

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Sem tempo para preparação
« Online: Dezembro 23, 2013, 05:37:43 pm »
Lá estava eu, conversando com um amigo que se dedica de corpo e alma ao hobby. Dizia eu que uma das minhas reclamações para jogar no mesmo ritmo de outrora é por conta da falta de tempo para a preparação de jogo.

Sempre fui (e acho que sempre serei GM) e normalmente vem de mim a iniciativa de marcar algum jogo. Ultimamente anda meio complicado ter tempo e fiz uma conta meio deprimente:

Horas de sono: 8
Horas trabalhadas: 8
Horário de almoço: 1
Horas no trânsito (ida e volta combinados): 3
Horas para banho/janta/outras necessidades fisiológicas: 1
-----------------------------------------------------------------------------
Total: 21h
Horas livres num dia: 3h

Ou seja, não dá nem pra ver Senhor dos Anéis direito. Eu vejo um seriado de 1h e me sobram 2h pra ler alguma coisa ou estudar algo.

Não gostaria de discutir a questão da disponibilidade de tempo de um adulto para o jogo, propriamente dito, mas sim que sistemas e práticas que podem me ajudar a ter um jogo com o mínimo de preparação e aprendizado mas conciso o suficiente para uma campanha mais ou menos séria.

Ultimamente tenho me dado muito bem com o Fate Accelerated Edition (http://www.evilhat.com/home/fae/) que já me permitiu bolar rapidamente algumas aventuras Low Fantasy e já tenho um mini-cenário que pode virar uma campanha. Essa é a minha dica, mas gostaria de ouvir mais sobre essas opções de quem joga algo mais "parrudo" como D&D.
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #1 Online: Dezembro 23, 2013, 07:32:55 pm »
Particularmente, acho que você está no caminho certo ao apostar no FATE, especialmente o FAE. A liberdade conceitual do sistema ajuda muito quando temos pouco tempo de preparação ou mesmo a improvisação pura e simples.

Eu gosto do princípio "jogar pra ver o que acontece" do Dungeon World. De forma simples é: não planeje demais, jogue. As ideias, e a própria campanha, vai fluir naturalmente disso. Não sei como isso funciona a longo prazo - só jogamos algumas sessões curtas de DW - mas parece que a partir do momento em que você consegue transformar o jogo num exercício colaborativo, é o que DW requer para que funcione bem, isso acontece. Recomendo fortemente a leitura do capítulo dedicado ao GM (MJ em português) de DW.

13th Age tem uma pegada assim também, só olhar as aventuras lançadas pro Tales of 13th Age. Suas resoluções são totalmente abertas, focando mais o desenvolvimento da história do que necessariamente as "salas de monstros" a serem combatidos - que estão lá sim, afinal, ele ainda é um produto da árvore d20, mas tem funções e estruturas diferentes.

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #2 Online: Dezembro 23, 2013, 08:27:20 pm »
É, de modo geral essa é uma tendência dessa "New School" da qual fazem parte Fate, Apocalypse World, Marvel, Lady Blackbird, In a Wicked Age, Dogs in the Vineyard, etc. Acho que todos esses jogos oferecem ideias e metodos pra preperar aventuras de forma bem rápida. Vale uma lida.

Citação de: Bispo
Eu gosto do princípio "jogar pra ver o que acontece" do Dungeon World. De forma simples é: não planeje demais, jogue. As ideias, e a própria campanha, vai fluir naturalmente disso. Não sei como isso funciona a longo prazo - só jogamos algumas sessões curtas de DW - mas parece que a partir do momento em que você consegue transformar o jogo num exercício colaborativo, é o que DW requer para que funcione bem, isso acontece. Recomendo fortemente a leitura do capítulo dedicado ao GM (MJ em português) de DW.

A longo prazo o volume de prep aumenta um pouco, uma vez que o GM precisar desenvolver mais os fronts e ameaças. Eu diria que os *World são "very low-prep" nas primeiras sessões e "mid-prep" daí em diante.

O que é interessante no caso dos *World, é que estes oferecem não somente ideias ( = texto puro) com dicas de prep, mas sim um método/ferramenta simples para o prep de aventuras. (a ideia de Primeira Sessão, Fronts, Ameaças, etc). Eu gostei tanto do método que passei a adotá-lo pra todos os jogos que mestro, mesmo aqueles de Shadowrun ou outros sistemas e cenários. De fato, não lembro de ter visto um método tão simples e eficaz para aventuras sandbox como o dos *World games.
« Última modificação: Dezembro 23, 2013, 08:32:24 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #3 Online: Dezembro 24, 2013, 12:08:48 pm »
Acho que todas essas técnicas "new school" podem ser utilizadas em jogos mais pesados; talvez, vc já até tenha utilizado algumas delas... (mas, a sistematização faz mta diferença...) O único problema é que nos jogos mais pesados, as vezes a mecânica, às vezes, não vai "acompanhar" esses procedimentos.

Na última campanha que eu mestrei de D&D 4E, já como um adulto (antes de conhecer o "new school"), eu reciclava praticamente tudo. Mapas, estatísticas de NPCs, características de terrenos, etc. Com poucas alterações e muita maquiagem "fluffistica" a mina abandonada vira o laboratório subterrâneo do mago louco...

Offline taverneiro

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Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #4 Online: Dezembro 24, 2013, 12:27:52 pm »
Agradeço as sugestões. Definitivamente vou olhar Dungeon World com mais cuidado, não sabia que ele tinha esses elementos.

No caso do Fate, muitas coisas são parecidas com o que o Silva falou sobre os *World: problemas são estabelecidos, locais e personalidades também e o resultado são Aspectos que podem aparecer durante a aventura.

FAE diminui ainda mais isso e torna as coisas beeeeem mais simples. Estou muito satisfeito com ele e devo dizer que a ultima aventura foi uma das melhores que eu joguei. Agora marcamos mais um jogo para esse fim de semana e como GM preguiçoso que sou, fico feliz de não ter que montar uma ficha sequer.

Estou lendo algumas coisas sobre e gostaria de compartilhar dois links aqui.

O primeiro, é um artigo de um dos criadores do Fate, falando justamente sobre a criação de aventuras para FAE: http://walkingmind.evilhat.com/2013/12/11/whats-a-fae-adventure/

E lá mesmo ele sugere um modelo de criação de aventura que casa muito bem com a proposta do que estamos falando aqui: http://www.sandandsteam.net/wp-content/uploads/2013/12/SSAdventureTemplate.pdf

As dicas ali valem para qualquer sistema flexível o sufiente para um pouco de Jazz nas sessões de jogo, talvez ajudem vocês também :)

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O único problema é que nos jogos mais pesados, as vezes a mecânica, às vezes, não vai "acompanhar" esses procedimentos.
Esse é o ponto da discussão. Eu tive um burn-out (exaustão completa) como GM e fiquei um ano e meio sem jogar. Eu simplesmente nao suportava mais o RPG como eu conhecia. Como você mesmo disse a mecânica não acompanha esse jogo mais livre e aberto e isso tende a me atrapalhar mesmo.

Então, será que não existe uma solução para RPGs tradicionais? Estamos fadados à horas de preparação de jogo e o risco de se ter pouco retorno no jogo propriamente dito?

Por fim, por que os game designers destes grandes jogos não se preocupam com isso?


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Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #5 Online: Dezembro 25, 2013, 12:01:26 pm »
Por fim, por que os game designers destes grandes jogos não se preocupam com isso?

Porque eles não consideram que isso seja um problema. Na verdade, qdo vejo que Pathfinder é o RPG mais jogado, algumas das críticas a 4E (que é bem pesada, mas tem algumas facilidades de preparação em relação à 3.5) e alguns dos comentários de caras que jogam/jogaram comigo, parece ser justamente "isso" que o público quer.

Então, será que não existe uma solução para RPGs tradicionais? Estamos fadados à horas de preparação de jogo e o risco de se ter pouco retorno no jogo propriamente dito?

Eu nunca fui muito de preparar aventura ("método meia folha") sempre fui mais de improvisar e seguir o fluxo (então, nunca passei por horas de preparação de jogo), porém, sempre tive a sensação de que o sistema trabalhava contra mim e que eu me divertia "apesar do sistema".

Acho que é discutível até que ponto o "peso" faz parte das características essenciais da experiência de um RPG tradicional...

Nunca joguei o 13th age, apenas li, mas acredito que ele seja um passo na direção dessa "solução"...

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #6 Online: Dezembro 26, 2013, 02:57:12 pm »
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Por fim, por que os game designers destes grandes jogos não se preocupam com isso?

Porque eles não consideram que isso seja um problema. Na verdade, qdo vejo que Pathfinder é o RPG mais jogado, algumas das críticas a 4E (que é bem pesada, mas tem algumas facilidades de preparação em relação à 3.5) e alguns dos comentários de caras que jogam/jogaram comigo, parece ser justamente "isso" que o público quer.

Yep. Sem contar que de algum maneira exótica, D&D, Pathfinder e Warhammer são vistos como "RPGs" Introdutórios, aqueles que são a porta de entrada de muita gente no ramo.

Citar
Estamos fadados à horas de preparação de jogo e o risco de se ter pouco retorno no jogo propriamente dito?

Nope. Eu mesmo raramente planejo algo além de "Nome de NPC, provável razão de ele estar ali, aliado ou inimigo e cenas que podem ocorrer em algum momento". Obviamente, eu nunca uso dungeons ou coisas similares em meus jogos.

E entrando no assunto do tópico, se você gosta de FATE e quer um RPG que reduz consideravelmente o trabalho de preparação, tente Houses of the Blooded e/ou Blood&Honor (o segundo tem uma edição de luxo pela Redbox que é superior ao original americano). Ambos utilizam a mecânica de Aspectos e o propósito de rolar dados é sempre para ver quem tem o "Privilégio Narrativo" da cena. Dessa forma, é praticamente impossível planejar aventuras para ambos RPGs.
« Última modificação: Dezembro 26, 2013, 03:00:16 pm por Heilel »

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #7 Online: Dezembro 29, 2013, 11:11:36 pm »
E entrando no assunto do tópico, se você gosta de FATE e quer um RPG que reduz consideravelmente o trabalho de preparação, tente Houses of the Blooded e/ou Blood&Honor (o segundo tem uma edição de luxo pela Redbox que é superior ao original americano). Ambos utilizam a mecânica de Aspectos e o propósito de rolar dados é sempre para ver quem tem o "Privilégio Narrativo" da cena. Dessa forma, é praticamente impossível planejar aventuras para ambos RPGs.

Acho que ja falei isso aqui, mas tive uma pusta decepção com Blood & Honor. Tentamos jogar duas vezes e simplesmente nao conseguimos: ha regras faltando, regras ambiguas, referencias a pontos inexistentes, etc. Ouso sizer que nao eh um jogo completo. Parece que foi rushado pelo autor de qualquer maneira pra levantar uma grana.
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Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #8 Online: Dezembro 30, 2013, 04:57:15 am »
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Acho que ja falei isso aqui, mas tive uma pusta decepção com Blood & Honor. Tentamos jogar duas vezes e simplesmente nao conseguimos: ha regras faltando, regras ambiguas, referencias a pontos inexistentes, etc. Ouso sizer que nao eh um jogo completo. Parece que foi rushado pelo autor de qualquer maneira pra levantar uma grana.

Curioso, porque a maioria das reclamações que eu li vinha mais do Houses of the Blooded, que até mesmo a errata é meio mal feita (embora o sistema não me pareceu mais problemático do que o normal).

Que problemas você teve, em específico, Silvincer?

Offline Smaug

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Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #9 Online: Dezembro 30, 2013, 11:14:44 am »
Confesso que me sinto meio perdido nesses rpgs mais soltos, e percebi que mecânica tende a atrapalhar somente quando você tenta ir contra ao que o sistema se propõe (como jogar Game of Thrones na 4e). No fim, eu me divirto horrores, as vezes até mais do que jogando, preparando a aventura. Não vou dizer que nunca tive problemas na hora de improvisar ou mestrar sem nada preparado, mas, salvo AD&D que não te dava nenhuma ferramenta pra lidar com isso, de Storyteller em diante, onde eu uso a regra dos 4 dados, eu me viro bem. Na 3.x já havia tabelas de NPCs prontos e grupos de encontros e aquele mapa maroto de exemplo dungeon que eu usei a exaustão (só tirar ou por um ou dois corredores pra coisa ficar diferente, ou falar que um corredor é mais longo ou curto do que realmente era no mapa). A 4e me dava medo de improvisar, até eu ter que improvisar, e os grupos de encontro do Livro dos Monstros e o gerador de Dungeon do Livro do Mestre deixaram o trabalho muito mais fácil.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #10 Online: Dezembro 30, 2013, 05:45:32 pm »
Acho que ja falei isso aqui, mas tive uma pusta decepção com Blood & Honor. Tentamos jogar duas vezes e simplesmente nao conseguimos: ha regras faltando, regras ambiguas, referencias a pontos inexistentes, etc. Ouso sizer que nao eh um jogo completo. Parece que foi rushado pelo autor de qualquer maneira pra levantar uma grana.

Pode ser mais específico sobre este ponto por favor, Silva?

Re:Sem tempo para preparação
« Resposta #11 Online: Dezembro 31, 2013, 05:48:45 pm »
Bispo, Elfo, não lembro agora os problemas exatos que meu grupo teve, pois jogamos ha um bom tempo. Mas vou pegar minha cópia aqui e dar uma fuçada. Assim que tiver os pontos, transcrevo-os aqui.
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