Autor Tópico: Regras de jogos que viraram padrão pra você  (Lida 5041 vezes)

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Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Online: Agosto 15, 2013, 11:49:00 pm »
Que regras de jogos vocês acharam tão legais que acabaram roubando e adotando pra outros jogos, sempre que possível ?


Pra mim:

1) Iniciativa de Marvel Heroic Roleplaying: um jogador age primeiro, e escolhe quem vai agir depois. Se um jogador escolher um NPC, esse age, senão o NPC age no final. Alternativamente, o mestre pode gastar 1 ponto do Doom pool pra forçar um NPC a agir antes (acho que é isso, se me lembro bem).

Simplicidade. Agilidade. Interatividade. Elegância. Homoafetividade.  XD


2) Resolução de Apocalypse World/Warhammer 3e/Star Wars: Edge of the Empire: em uma palavra, momemtum. Toda vez que os dados rolarem, alguma coisa acontece, SEMPRE. Então, se num combate padrão existe a possibilidade de...

Jogador dispara contra NPC, mas erra;
NPC dispara contra jogador, mas erra;
Jogador dispara contra NPC, mas erra de novo;
NPC dispara contra jogador, mas erra de novo;
etc.

aqui a coisa funciona assim...

Jogador dispara contra NPC, mas erra, atingindo um tubo de resfriamento na parede que libera gás na visão do NPC;
NPC fica desorientado e erra jogador, mas consegue buscar cobertura;
Jogador rola pra atingir NPC, o acerta, e ainda o força pra fora da cobertura;
etc.

Ou seja, momentum. A narrativa está sempre se movendo, "go-go-go!", nunca pára em "nothing happens" ou null-result.


P.S: dá pra ver que eu to numa vibe "fiction-first", roubando essas regras que dão mais ênfase à narrativa e ficção, ao invés de táticas e realismo e yada yada.  :)
« Última modificação: Agosto 16, 2013, 12:03:56 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #1 Online: Agosto 16, 2013, 12:41:47 am »
Ops, lembrei de mais uma:

3) Estrutura e ferramentas de sandbox do Apocalypse World:aham:
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Offline Atmo

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #3 Online: Agosto 16, 2013, 02:09:07 am »
"Useless Bard" é sacanagem:

Citação de: Dragon World hack
Annoying Song: When you give a musical performance, you can be pretty amazingly irritating to listen to. Roll 2d6 + Eldritch. On a miss someone has an urge to hit you. On a 10+ everyone else in the area is incapacitated unless they can defy danger, and delicate objects may break. On a 7-9 pick one:
- You draw attention from others to yourself.
- Your music breaks something delicate.

Citação de: Dragon World hack
Lullaby: Although you don’t mean it to turn out that way, you have a knack for putting people to sleep, probably by reciting what’s supposed to be a rousing epic poem. Roll 2d6 + Eldritch; on a miss someone will most likely tell you to shut up. On a 7-9 you can put people to sleep if they’re already tired, and on a 10+ you can put people to sleep regardless of what’s going on. Anyone put to sleep by this will wake pretty easily though, especially if someone tries to do something violent to them.

:rolando: :rolando: :rolando:
« Última modificação: Agosto 16, 2013, 02:43:14 am por silva »
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Offline Atmo

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #4 Online: Agosto 16, 2013, 11:08:06 am »
Tem uma lista bem grande de sugestões para ler e assistir no final do documento, vou procurar por lá pra saber de onde veio esse bardo.
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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #5 Online: Agosto 16, 2013, 02:36:31 pm »
Citar
Tem uma lista bem grande de sugestões para ler e assistir no final do documento, vou procurar por lá pra saber de onde veio esse bardo.

É parte de um trope, o Spoony Bard. O exemplo-mor dele (para mim) é o Chatotorix, o Bardo Gaulês de Asterix. Ele é um cantor tão ruim que faz chover, por exemplo.


Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #6 Online: Agosto 16, 2013, 03:44:19 pm »
Iniciativa com carta de baralho do Savage World.

Offline crudebuster

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #7 Online: Agosto 20, 2013, 12:45:37 pm »
Iniciativa com carta de baralho do Savage World.

Pode estender um pouco mais a explicação sobre essa mecânica?

Ou realmente é só isso?
deve ser muito estranho ser normal

Offline Ciggi

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #8 Online: Agosto 20, 2013, 01:28:43 pm »
Iniciativa com carta de baralho do Savage World.

Pode estender um pouco mais a explicação sobre essa mecânica?

Ou realmente é só isso?

Simples, cada um tira uma carta e agem sobre a ordem que sair (do maior pro menor). O diferencial é que funciona por grupos. Então, 4 aventureiros encontram um grupo de kobolds que cerca eles na estrada. Cada aventureiro tira uma carta e os Kobolds tiram uma pra representar a iniciativa do grupo, caso o Mestre queira ele pode dividir os Kobolds em grupos tbm, tipo o grupo que foi pela frente e o grupo que foi por trás tiram cartas diferentes.

O Coringa é a maior carta e ganha uns bônus que deveriam (ou não) ser adaptados pra cada sistema. E todo mundo pode escolher esperar pra agir depois. Tu tirou um Rei, mas espera pra agir no turno depois, ou antes, do cara que tirou o 10.

Ah, e o critério de desempate é pelos naipes. Fica assim. Ás > 2; Espadas > Copas > Ouros> Paus. Um valete sempre vai ser maior que um 10 por exemplo, mas se dois PCs/NPCs tiram um Valete então o de Espada vale mais que o de Copas, que vale mais que o do Ouros, que vale mais que o de Paus.

Cada turno todo mundo saca uma carta de iniciativa, o baralho é re-embaralhado quando alguém saca o coringa.

Offline Anand

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #9 Online: Agosto 20, 2013, 05:38:21 pm »
E ninguém tem vantagem (tipo, um bonus melhor na iniciativa, ou mais destreza)?

Offline Madrüga

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #10 Online: Agosto 20, 2013, 05:55:21 pm »
Parece complicado demais.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Atmo

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #11 Online: Agosto 20, 2013, 08:23:26 pm »
Pareceu mais simples do que soa, mas não dá pra fazer isso online. Vou ver se quando narrar presencial de novo eu levo um barái.
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Offline Ciggi

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #12 Online: Agosto 20, 2013, 08:32:35 pm »
E ninguém tem vantagem (tipo, um bonus melhor na iniciativa, ou mais destreza)?

Tem sim, duas na verdade. Uma te permite sacar uma nova carta se a que tu sacou for igual ou menor que 5, e continuar sacando novas cartas ate uma ser maior.

A outra te da duas cartas por turno e você fica com a melhor (essa vantagem pode ser aprimorada e no seu turno sacar 3 cartas e escolher a melhor)

Ambas podem ser usadas juntas. Tu saca duas cartas e se uma for menor ou igual a 5 saca outra, dai escolhe a melhor pra agir.

Parece complicado demais.

Na prática facilita MUITO! Única coisa que eu acho complicado ali e o lance da ordem dos naipes, mas considerando que o teu grupo pode estipular uma ordem na hora ali e não muda nada vale bem a pena.

É bem simples e rápido esse sistema, cada grupo/personagem saca uma carta e pronto. Mas confesso que a primeira vez que usei isso foi complicado nos 2 primeiros turnos, depois... Não sei como consigui viver sem isso ate hoje!

Pareceu mais simples do que soa, mas não dá pra fazer isso online. Vou ver se quando narrar presencial de novo eu levo um barái.

Eu fiz on-line. Dá bem mais trabalho, tirava as cartas e ia dizendo quem tirou qual, mas a graça é bem menor que presencialmente.

BTW, no site do Retropunk eles vendem o Baralho de Iniciativa que é bem bonito, todas as cartas valete, dama, rei, e coringa tem uma ilustração RPGistica. A qualidade é muito boa, se alguem tiver a oportunidade de comprar vale a pena.

Offline Torneco

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #13 Online: Agosto 21, 2013, 02:35:36 am »
Pareceu mais simples do que soa, mas não dá pra fazer isso online. Vou ver se quando narrar presencial de novo eu levo um barái.

No Roll 20 tem como.

Creio que para adaptar para d20, D&D, 13th Age e afins, daria para usar metade do bônus da iniciativa normal, já que o dado vai de 1 a 20 e as cartas até 13. Para desempate daria para usar o modificador de iniciativa, ou então, creio que lembrar da ordem do Truco seja mais fácil, hehehe. E se bem me lembro, no Savage World o Coringa dizia que você podia entrar em qualquer momento da iniciativa que bem quisesse, inclusive no meio de uma ação de outro personagem.

Offline Atmo

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Re:Regras de jogos que viraram padrão pra você
« Resposta #14 Online: Agosto 21, 2013, 06:49:09 am »
No Roll 20 tem como.

Creio que para adaptar para d20, D&D, 13th Age e afins, daria para usar metade do bônus da iniciativa normal, já que o dado vai de 1 a 20 e as cartas até 13. Para desempate daria para usar o modificador de iniciativa, ou então, creio que lembrar da ordem do Truco seja mais fácil, hehehe. E se bem me lembro, no Savage World o Coringa dizia que você podia entrar em qualquer momento da iniciativa que bem quisesse, inclusive no meio de uma ação de outro personagem.

Eu usaria mais no Dragon World Hack, cuja mecânica até permite algo assim.
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