Que regras de jogos vocês acharam tão legais que acabaram roubando e adotando pra outros jogos, sempre que possível ?
Pra mim:
1)
Iniciativa de Marvel Heroic Roleplaying: um jogador age primeiro, e escolhe quem vai agir depois. Se um jogador escolher um NPC, esse age, senão o NPC age no final. Alternativamente, o mestre pode gastar 1 ponto do Doom pool pra forçar um NPC a agir antes (acho que é isso, se me lembro bem).
Simplicidade. Agilidade. Interatividade. Elegância. Homoafetividade.

2)
Resolução de Apocalypse World/Warhammer 3e/Star Wars: Edge of the Empire: em uma palavra, momemtum. Toda vez que os dados rolarem, alguma coisa acontece, SEMPRE. Então, se num combate padrão existe a possibilidade de...
Jogador dispara contra NPC, mas erra;
NPC dispara contra jogador, mas erra;
Jogador dispara contra NPC, mas erra de novo;
NPC dispara contra jogador, mas erra de novo;
etc.
aqui a coisa funciona assim...
Jogador dispara contra NPC, mas erra,
atingindo um tubo de resfriamento na parede que libera gás na visão do NPC;
NPC fica desorientado e erra jogador,
mas consegue buscar cobertura;
Jogador rola pra atingir NPC, o acerta,
e ainda o força pra fora da cobertura;
etc.
Ou seja, momentum. A narrativa está sempre se movendo, "go-go-go!", nunca pára em "nothing happens" ou null-result.
P.S: dá pra ver que eu to numa vibe "fiction-first", roubando essas regras que dão mais ênfase à narrativa e ficção, ao invés de táticas e realismo e yada yada.
