Pra mim foram:
1.
Shadowrun, 2ª edição. Cara, eu joguei isso até "o cú fazer bico" (como diria minha avó). Foi meu primeiro livro de rpg, que ganhei, importado, no aniversário de 12 anos. Devo o modesto inglês que tenho hoje a ele.
2.
Vampiro, 2ª edição. Taí um que joguei pra carila, mas que hoje em dia não jogaria mais. Eu até jogaria Mago ou Changelling (ou algum outro da White Wolf) mas Vampiro não tem mais apelo algum pra mim. Acho um troço chato e "emo" pra cacete.
3.
Gurps, 3ª edição. Outro que joguei bastante. Tive uma das campanhas mais memoráveis nesse jogo, e inclusive meu primeiro contato com algo totalmente sandbox (após expulsarmos um horda de Orcs de uma ilha, o mestre falou: "Ok, a ilha agora é de vocês. O que vocês desejam fazer?", e passou a criar aventuras em função de nossas decisões como governantes - nem preciso dizer que isso mudou minha mente pra sempre, né ? )
- - -
De uns anos pra cá / pós-casamento/filhos/trabalho:
1.
Apocalypse World, por causa da simplicidade e low-prep, que combinam muito bem com minha falta de tempo. (se bem que agora to separado e desempregado, então acho que vou voltar a jogar Shadowrun e Gurps!
)
E vocês ?