um free-form porra louca de AD&D (acho) quando tinhas uns doze anos e que parecia mais um "conte sua história aí e a gente vê o que faz".
Magical Tea Party.
Respondendo a pergunta do tópico: meu primeiro personagem era um drow paladino com uma foice -- eu tinha uns 15 anos, ok?
Na minha mesa, Drow Bom é Drow Paladino de Lathander sem talento Daylight Adaptation. Chegou perto.
Contudo, eu já fiz algo similar a isso - um Sun Elf Paladino de Torm, utilizando em geral uma spiked gaunlet (mesmo tendo greatsword em mãos) contra oponentes malignos, porque era incrivelmente arrogante e considerava personagens malignos como inferiores a ele. Surpreendentemente, durou uns 6 níveis até morrer e daí veio o meu "nickname original", Elven Paladin.
e aí, qual seu primeiro personagem num jogo de RPG?
Vejamos, meu primeiro personagem de RPG deve ter sido criado mais ou menos um ano depois de eu começar a mestrar RPG. Eu mestrava D&D (Rule Cyclopedia) com um grupo e comecei a jogar em outro grupo com um tipo de Soldado Cyborg em uma campanha meio cyberpunk de GURPS.
Em seguida eu fiz meu primeiro personagem relativamente duradouro, um Theurge Filho de Gaia, provavelmente Impuro, que era um novato em uma matilha de lobisomens (outros jogadores) bem mais estabelecidos. Felizmente, Lobisomens são tão bad-asses que até mesmo um Rank 1 com um nicho específico ainda é útil em meio a uma matilha de Ranks 2 ou 3 (se minha memória estiver correta).
E o que mudou mais significativamente para você de lá para cá ao criar novos personagens?
A mais fundamental, eu passei a não escrever backgrounds extensos (eu escrevia com ao menos uma página) e passei a usar apenas "bullet points". Eu também passei a me interessar mais por mecânicas, de forma a poder usar o mumbo-jumbo mecânico para permitir criar o tipo de personagem (estranho) que eu queira criar.
Also, eu quero acreditar que desenvolvi senso de ridículo.