Autor Tópico: Puzzles e outros desafios  (Lida 19556 vezes)

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Offline Smaug

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Puzzles e outros desafios
« Online: Setembro 27, 2011, 11:00:44 am »
Bom, em minha aventura de RdF meus jogadores estão enfrentando alguns sonhos enigmáticos que vão levá-los até seus destinos épicos. Cada vez que eles tem esses sonhos se deparam com algum tipo de desafio estilo quebra-cabeça ou puzzles como é referido no DMG. Então pensei em fazer uma coisa mais visual, eles recebem realmente cartões ou objetos que tenham a ver com o desafio e tem que solucioná-los (eles podem recorrer a testes, mas vão receber apenas pistas e o número de testes é limitado tb).
Até agora eu tenho utilizado puzzles bem comuns (caça-palavras, organizar figuras etc) mas gostaria de saber se existem outros mais complexos ou mesmo se vcs utilizam de forma diferente. Assim eu poderia copiar pegar referencia deles para a minha campanha. Então, alguma sugestão?
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #1 Online: Setembro 27, 2011, 11:04:49 am »
Cara, puzzles é meio complicado dentro de jogos porque tu tá testando diretamente a capacidade do jogador e não do personagem em resolver enigmas e etc.

Enigmas (em off): um jogador que seja excelente em resolver quebra-cabeças, mas tenha um personagem burro faz com que isso bata de frente com a "caracterização" do personagem, e vice-versa. Na pior das hipóteses, tu oferece uma ajuda ao personagem que tem inteligência alta ou já entrega parcialmente pronto; o oposto com personagens menos inteligentes.

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #2 Online: Setembro 27, 2011, 11:49:25 am »
Teoricamente, tudo que o Lumine disse é verdade: puzzles e enigmas que sejam resolvidos via jogador vai contra toda a concepção do interpretar papéis.

Por outro lado, se o grupo está achando isso divertido, continue com o bom trabalho ^^

Offline VA

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #3 Online: Setembro 27, 2011, 12:11:06 pm »
Acho que às vezes temos que jogar um pouco da verossimilhança fora em nome da diversão - e esse é um dos casos em que os puzzles pode entrar.

Se o jogador controla um personagem burro, nada o impede de dar a ideia para um jogador que controle um personagem inteligente. Pelo contrário: geralmente os personagens inteligentes são mais inteligentes que os próprios jogadores. Fica difícil, então, ter noção do que um Intelecto de nível 12 (no caso de M&M, por exemplo) quer dizer.

Offline Smaug

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #4 Online: Setembro 27, 2011, 12:33:24 pm »
Hum, eu não estava permintindo consultas entre os jogadores... talvez com um teste bem sucedido ele possa "pedir ajuda aos universitários".
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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #5 Online: Setembro 27, 2011, 01:15:41 pm »
Eu sou a favor de sempre testar o personagem ao inves de testar o jogador. Mas também concordo que as vezes é legal colocar algo pra testar o jogador.

O que mais me incomoda em puzzles é que quase sempre eles acabam desafiando um jogador, ao invés de desafiar o grupo inteiro. Eles olham quem está mais atento e preocupado em resolver o puzzle, deixam o serviço todo pra ele, e depois reclamam que a sessão está chata. Não ajuda muito o fato que muitos puzzles (palavras cruzadas e anagramas, por exemplo) são focados em criar uma diversão solitária.

Vendo meus mangás
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Offline Smaug

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #6 Online: Setembro 27, 2011, 01:33:39 pm »
Citar
Eu sou a favor de sempre testar o personagem ao inves de testar o jogador. Mas também concordo que as vezes é legal colocar algo pra testar o jogador.
Eu tb, mas resolvi usar alguns como teste e o grupo se divertiu tanto que resolvi continuar.

Citar
O que mais me incomoda em puzzles é que quase sempre eles acabam desafiando um jogador, ao invés de desafiar o grupo inteiro. Eles olham quem está mais atento e preocupado em resolver o puzzle, deixam o serviço todo pra ele, e depois reclamam que a sessão está chata. Não ajuda muito o fato que muitos puzzles (palavras cruzadas e anagramas, por exemplo) são focados em criar uma diversão solitária.
Então, como cada um vai ter o seu puzzle não vai dar esse problema de "delegar funções para o cara mais empolgado". E tb não é algo obrigatório para  a aventura, eles só vão entender mais as reviravotlas que acontecerão com cada um deles daqui pra frente.

Mas, além de opiniões quanto a utilização, quais puzzles e como vcs usaram/usam em suas aventuras?
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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #7 Online: Setembro 27, 2011, 02:54:28 pm »
De puzzles eu acho que eu só usaria aqueles parecidos com videogames, que dependem menos de idioma (pra mim isso quebraria minha suspensão de descrença) e pq poderia acabar usando as perícias dopersonagem do jogador (para colocar um conjunto de pedras pesadas no lugar, por exemplo.

Offline Vincer

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #8 Online: Setembro 28, 2011, 01:31:14 pm »
Putz, altas paradas que gostaria de falar sobre isso(aka: post gigante). Vou tentar reduzir ao máximo:

-Tem que desafiar os jogadores sim. RPG ainda é um jogo. Simular só personagem? Então joga logo fora as escolhas táticas também: rola para ver se o personagem pensou numa boa. Essa mentalidade não rola.

-Dependendo da forma que é feito, é ótimo. Protip: não pode ser uma parede. Se acontecer 'resolva o puzzle ou não avança', tá fazendo errado.

-Eu tenho cá uma filosofia de 'deixe quebrarem o jogo'. É um puzzle lara croft com posicionar coisas e sei lá o quê? Beleza. Mas o cara sugere um teste para parte do puzzle? Role. Ele quer quebrar a parede e detonar as engrenagens que controlam o puzzle? Deixe.

-Contra o tempo: uma regrinha que eu uso e serve em qualquer jogo. Se alguém quiser rolar inteligência para resolver a parada toda, deixe(com modificadores de mais de um personagem ajudando, se tiver essas regras). Mas estabeleça uma tabelinha de tempo que isso levou. Fazer o teste para resolver tudo ser possível, mas fazer o teste=demorar. Daí coloque motivos para não demorar. Sei lá, o monstro do qual fugiram finalmente alcançou. O inimigo que ninguém notou e fugiu teve tempo de chamar reforços...

-Olhe adventures, toda a série Myst e aprenda com eles: como NÃO FAZER. Quem quer jogo de inteligência desse tipo vai jogar sudoku. Tem que ter roleplay/fala onde o conhecimento do personagem pode entrar(ex: charadas), ou ação, ou algo estilo investigativo onde prestar atenção no plot e o que descobriram antes faça a diferença... Se o puzzle parece 'para tudo: olhem esse gameplay aqui' fica feio. É que nem mini-games em videogames, tu jogando um jogo de tiro e do nada uma ação faz um mini-game de 'aperte no tempo certo'. Se o cara pegou jogo de tiro, ele quer atirar, não dar uma de guitar hero. Mesma coisa o rpg.

-Quero ver mais puzzles que a galera já usou.

-???

-Profit?

Offline Cebolituz

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #9 Online: Setembro 30, 2011, 07:22:11 pm »
O problema é que em 90% dos puzzles, os jogadores tentarão as idéias mais ridículas para resolvê-los. Geralmente quando eu fazia, acabava aceitando a menos idiota delas. Logo, meus puzzles se resumiam mais a um estilo "acenda a tocha para liberar uma passagem secreta".


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Smaug

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #10 Online: Setembro 30, 2011, 07:36:14 pm »
Um puzzle que eu usei até agora: organize as figuras na ordem correta, sendo que existe uma frase que te dá uma pista dessa ordem.
Outro é alinhar a roda de simbolos com a roda de numeros para descobrir a squencia de simbolos representada pela sequencia de numeros.
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Offline z é d u a r d o

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #11 Online: Setembro 30, 2011, 08:10:36 pm »
O problema é que em 90% dos puzzles, os jogadores tentarão as idéias mais ridículas para resolvê-los. Geralmente quando eu fazia, acabava aceitando a menos idiota delas. Logo, meus puzzles se resumiam mais a um estilo "acenda a tocha para liberar uma passagem secreta".

dood, qual o problema? D:

Sou muito da opinião do Vincer, especialmente sobre desafiar os jogadores.

Infelizmente não lembro de ter participado de muitos puzzles. O último que eu lembro foi justamente com você, Smaug - aquele com os pisos e as runas.

Mestrar com puzzle, então... nem se fala. Numa das minhas últimas mesas os caras tiveram dificuldade em perceber que estava sendo atacados por uma cobra no chão, imagine o que ia rolar se encontrassem um puzzle...

Offline Macnol

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #12 Online: Setembro 30, 2011, 11:53:41 pm »
Recomendo muito a leitura desse artigo sobre "contingências pro caso dos jogadores não resolverem o enigma", ele é ótimo:

http://thealexandrian.net/creations/misc/three-clue-rule.html

Offline Malena Mordekai

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #13 Online: Outubro 05, 2011, 02:16:14 pm »
Se a galera gostou de enigmas e puzzles, e gostarem da parte gráfica de alguns puzzles, crie um cenário de combate que tenha elementos de puzzles... tipo pisos que se movem, pltaformas mudando sozinhas de lugar a cada turno, armadilhas específicas... eu fiz isso no combate final de uma campanha que justamente chamava-se Jogos do Destino e funcionou razoavelmente (o combate demorou demais, mas isso foi por causa do monstro).

No caso o pessoal ficou preso numa sala cúbica cujos aspectos mudavam periodicamente a cada turno, havia uma armadilha de lâminas e os jogadores tinham modos de manipular as mudanças da sala. A vilã estava presa com eles na sala e eles só poderiam sair quando um dos lados fosse derrotado (isso era parte da trama).

Pra vcs verem como foi a tensão, a patrulheira do grupo passava todo turno gastando ação menor de Percepção pra adivinhar onde a lâmina iria passar, e avisava os amigos de acordo. Num dado momento ela tentou desarmar a armadilha no grande pedestal no centro da sala (não tinha ladino) e falhou miseravelmente (afe, essa expressão é comum entre minha galera)... kkkk só que isso FOI BOM,  a armadilha explodiu, eu dei dano nela e na vilã que tava no lado... e era uma lamia essa arquiinimiga justo dessa personagem, ela levava bem mais dano com efeitos de área.

Não estava programada a explosão, mas foi engraçado e fácil de aplicar: olhei o dano médio apropriado na tabela do DMG e pronto. Só que aí a armadilha ficou passando o dobro de vezes (como recomenda no livro).
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Vincer

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Re:Puzzles e outros desafios
« Resposta #14 Online: Outubro 06, 2011, 01:20:22 am »
Eu raramente usei puzzles assim.

Mas sempre abusei de puzzles disfarçados. Cenas que não parecem uma armadilha ou quebra-cabeças feito propositalmente para ser decifrado ou afastar curiosos.

Como uma espécie de fosso enorme e profundo, onde várias pontes de madeira conectavam túneis, tinha uma ou mais pontes em cada andar. Mas eram antigas demais, com tábuas soltas, e elas tinham um limite de peso que aguentavam. O lance foi sacar mais ou menos quantas pessoas(considerando os que 'valiam por mais de uma' e os que valiam 'meia-pesoa') cada uma suportava. O legal foi colocar um desafio bem acima do que podiam lidar, um verdadeiro exército subindo pelos andares... não demorou para repararem numa solução mais fácil do que tentar fugir deles sem tempo de tomar cuidado com as tábuas: calcularam o momento certo para jogar ininimigos de cima na ponte debaixo... que com o peso caiu e foi levando as outras. E o pessoal sobre elas.

Prefiro coisas assim.

Uma coisa que já usei mais de uma vez é brincar com escalada. Ter estátuas e etc do cenário que dá para mandar a corda e se segurar, mas por serem ruínas não dá para ficar mais que um turno antes que caiam. Eu nem precisava bolar nada complicado, uma ou duas escolhas ruins dos jogadores e virava um puzzle sozinho.

É uma das graças de não criar puzzles *essenciais para progredir*. Dá para testar e colocar coisas dinâmicas, sem medo de apelar e o grupo ficar travado. E o grupo logo saca, tipo 'a gente não precisa tanto assim ir por ali, vamos por aqui mesmo...'