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Puzzles e outros desafios

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Nibelung:
Eu sou a favor de sempre testar o personagem ao inves de testar o jogador. Mas também concordo que as vezes é legal colocar algo pra testar o jogador.

O que mais me incomoda em puzzles é que quase sempre eles acabam desafiando um jogador, ao invés de desafiar o grupo inteiro. Eles olham quem está mais atento e preocupado em resolver o puzzle, deixam o serviço todo pra ele, e depois reclamam que a sessão está chata. Não ajuda muito o fato que muitos puzzles (palavras cruzadas e anagramas, por exemplo) são focados em criar uma diversão solitária.

Smaug:

--- Citar ---Eu sou a favor de sempre testar o personagem ao inves de testar o jogador. Mas também concordo que as vezes é legal colocar algo pra testar o jogador.
--- Fim de citação ---
Eu tb, mas resolvi usar alguns como teste e o grupo se divertiu tanto que resolvi continuar.


--- Citar ---O que mais me incomoda em puzzles é que quase sempre eles acabam desafiando um jogador, ao invés de desafiar o grupo inteiro. Eles olham quem está mais atento e preocupado em resolver o puzzle, deixam o serviço todo pra ele, e depois reclamam que a sessão está chata. Não ajuda muito o fato que muitos puzzles (palavras cruzadas e anagramas, por exemplo) são focados em criar uma diversão solitária.

--- Fim de citação ---
Então, como cada um vai ter o seu puzzle não vai dar esse problema de "delegar funções para o cara mais empolgado". E tb não é algo obrigatório para  a aventura, eles só vão entender mais as reviravotlas que acontecerão com cada um deles daqui pra frente.

Mas, além de opiniões quanto a utilização, quais puzzles e como vcs usaram/usam em suas aventuras?

Youkai X:
De puzzles eu acho que eu só usaria aqueles parecidos com videogames, que dependem menos de idioma (pra mim isso quebraria minha suspensão de descrença) e pq poderia acabar usando as perícias dopersonagem do jogador (para colocar um conjunto de pedras pesadas no lugar, por exemplo.

Vincer:
Putz, altas paradas que gostaria de falar sobre isso(aka: post gigante). Vou tentar reduzir ao máximo:

-Tem que desafiar os jogadores sim. RPG ainda é um jogo. Simular só personagem? Então joga logo fora as escolhas táticas também: rola para ver se o personagem pensou numa boa. Essa mentalidade não rola.

-Dependendo da forma que é feito, é ótimo. Protip: não pode ser uma parede. Se acontecer 'resolva o puzzle ou não avança', tá fazendo errado.

-Eu tenho cá uma filosofia de 'deixe quebrarem o jogo'. É um puzzle lara croft com posicionar coisas e sei lá o quê? Beleza. Mas o cara sugere um teste para parte do puzzle? Role. Ele quer quebrar a parede e detonar as engrenagens que controlam o puzzle? Deixe.

-Contra o tempo: uma regrinha que eu uso e serve em qualquer jogo. Se alguém quiser rolar inteligência para resolver a parada toda, deixe(com modificadores de mais de um personagem ajudando, se tiver essas regras). Mas estabeleça uma tabelinha de tempo que isso levou. Fazer o teste para resolver tudo ser possível, mas fazer o teste=demorar. Daí coloque motivos para não demorar. Sei lá, o monstro do qual fugiram finalmente alcançou. O inimigo que ninguém notou e fugiu teve tempo de chamar reforços...

-Olhe adventures, toda a série Myst e aprenda com eles: como NÃO FAZER. Quem quer jogo de inteligência desse tipo vai jogar sudoku. Tem que ter roleplay/fala onde o conhecimento do personagem pode entrar(ex: charadas), ou ação, ou algo estilo investigativo onde prestar atenção no plot e o que descobriram antes faça a diferença... Se o puzzle parece 'para tudo: olhem esse gameplay aqui' fica feio. É que nem mini-games em videogames, tu jogando um jogo de tiro e do nada uma ação faz um mini-game de 'aperte no tempo certo'. Se o cara pegou jogo de tiro, ele quer atirar, não dar uma de guitar hero. Mesma coisa o rpg.

-Quero ver mais puzzles que a galera já usou.

-???

-Profit?

Cebolituz:
O problema é que em 90% dos puzzles, os jogadores tentarão as idéias mais ridículas para resolvê-los. Geralmente quando eu fazia, acabava aceitando a menos idiota delas. Logo, meus puzzles se resumiam mais a um estilo "acenda a tocha para liberar uma passagem secreta".

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