Autor Tópico: Personagens de Fantasia - HELP !  (Lida 2438 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Personagens de Fantasia - HELP !
« Online: Outubro 18, 2012, 06:55:05 pm »
Galera, preciso da ajuda de vocês.

Vou começar uma campanha de fantasia em breve, mas to sem ideias de personagens legais (isso que dá jogar cyberpunk a vida toda XD). E de preferência conceitos compatíveis com uma premissa de sandbox, que é o que meu grupo tá mais habituado.

O exemplo mais prático que me vem à mente é um ladrão, por ser uma espécie de “profissional autônomo” da fantasia e prover ganchos de maneira bem fácil (“vou me afiliar à guilda de ladrões local!” ou “vou acabar com a guida de ladrões local!” ou “quem é aquele engomadinho ali? Vou seguir ele até em casa e roubar esse babaca!” ou “será que algum magnata por aqui precisa de uns serviços sujos mas não quer sujar as mãos?” ou “vou criar um bando de ladrões pra dominar essa cidade!” ou “quem é o deus dos ladrões? Eu vou roubar o lugar dele!”, etc). Em geral, quanto mais o conceito do personagem conseguir casar um aspecto de “empreendedor” com o de “aventureiro”, mais fácil é inserir num sandbox.

Bom, eu vou sugerir um formatinho, que vocês podem seguir ou não. Fiquem a vontade..

Arquétipo:
Conexões:
Adversários:
Motivações:

Ex:

Arquétipo: Ladrão
Conexões: menino de rua (info alvos potenciais), Apotecário (drogas, veneno, bombas de fumaça, incendiária, fedor, etc), puta (info alvos potenciais, prazer)
Adversários: Autoridade local, ladrões rivais, milícia de cidadãos local
Motivações: formar guilda própria, exterminar guilda rival, se tornar rei dos ladrões local, eliminar X (onde X é alguma autoridade local que prejudica ou prejudicou o personagem no passado), dar um golpe de gênio e se aposentar.

É isso. Me ajudem, please!
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #1 Online: Outubro 18, 2012, 07:08:52 pm »
Que personagem sem graça xD


Me deu até uma brochada de sugerir qualquer coisa.

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #2 Online: Outubro 18, 2012, 07:10:21 pm »
Não é no formato que você quer, mas é parte do rascunho de um jogo futuro de Mage: Awakening onde os jogadores tem avatares que são "reencarnações" de um grupo de Magos do passado, cada um deles com um "arquétipo passado".

O Lorde
E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá - Lucas 12:48

Poder é parte de você desde seu nascimento. A grandeza o acompanha desde que nasceu e seu Despertar foi apenas uma confirmação de que você foi destinado a exercer sua Vontade no mundo.

Você é o herdeiro de um Castelo, seu grande trunfo. Seu grande rival é a Ordem da Razão, que tem agentes infiltrados na cidade próxima.


O Cavaleiro
A mais preciosa jóia em cofre inviolável é danosa reputação num peito leal e puro. Minha honra é minha vida; meu futuro de ambas depende. Serei homem morto, se me privarem da honra, do conforto de um nome imaculado. Cavaleiro Mowbray para Rei Ricardo em “Ricardo II”

Em um mundo caído na mentira, conflitos e na desordem, você é um farol de honra que enfrenta a maré de trevas. Corpo, Mente e Alma são todos honrados em seu treinamento e você enfrenta qualquer criatura e ideia que estejam em seu caminho.

Você tem uma vontade indômita e herdou uma rara arma que permite que você enfrente qualquer criatura que entre em seu caminho, seu grande trunfo. Seu grande rival é seu passado, seus atos irresponsáveis da juventude e uma união infeliz com sua esposa.


A Esposa Infiel / A Musa de Hohengeroldseck
“O que é belo é bom e o que é bom depressa será também belo” Safo, poetisa grega.

Deixe o idealismo e as regras para os outros – você nasceu para fazer as coisas e inspirar aqueles melhores a você a realizar atos ainda mais grandiosos, ao custo que for. No fundo você é uma alma bondosa e tenta manter as aparências disso, mas sabe que nem sempre o melhor caminho a se tomar é o bom caminho.

Sua grande arma é a sua rede de contatos, seus amantes e seu charme natural. Você agrada a todos e é bem quista pela maioria das pessoas. Seu inimigo, é seu Esposo. E tua consciência.

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #3 Online: Outubro 18, 2012, 08:31:38 pm »
Ajudaria saber qual o cenário de fantasia e quais personagens vão ser feitos pra saber como criar e encaixar um personagem.

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #4 Online: Outubro 18, 2012, 09:00:13 pm »
Citar
Em geral, quanto mais o conceito do personagem conseguir casar um aspecto de “empreendedor” com o de “aventureiro”, mais fácil é inserir num sandbox.
Clérigo/Pastor da IURD ?  :haha:

Mas acho que é preciso de mais informações para poder te ajudar. Como é o cenário?

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #5 Online: Outubro 18, 2012, 11:09:10 pm »
Uma coisa que notei em cenários sandbox é que criação num modelo compartilhado, normalmente funciona melhor.

Explicando, a idéia é criar PCs e NPCs juntos ou suficientemente próximos para que se estabeleçam relações logo no começo. Dessas relações nascem conflitos e desses conflitos o jogo transcorre naturalmente, sem você precisar fazer muito esforço E num modelo de sandbox.

Se você quer criar os NPCs em separado, tenta fazer parecido com o que eu fiz em L5R. Cada NPC tem uma historinha simples, pelo menos uma coisa que ele quer e que está relacionada a outro NPC e dois a três plots possíveis que ele pode gerar.

Seria algo como:
Mack, the Knife
Conceito: Ladrão
Historinha: blablabla Se vingar do capitão da guarda, que matou seu irmão. blablabla Tem uma atitude protetora com novos ladrões da guilda.
Desejo: Destruir o capitão da guarda, treinar alguém para ser seu sucessor.
Plots:
1) Mack descobre que um nobre da região tem provas da corrupção do capitão da guarda e pede ajuda para um de seus protegidos (PC de alguém);
2) Mack resolve se aposentar, mas decide dar um último grande golpe. Ele pede ajuda a um de seus protegidos (PC de alguém) para bolarem algo.

Eu fiz algo assim para L5R e, sem querer, acabou assumindo um modelo semi-sandbox. Se eu tivesse tentando fazer um sandbox completo, teria sido bem fácil com isso.

A outra opção é construção compartilhada. Tem vários jogos que fazem isso. Você e os jogadores desenvolvem todos os personagens ao mesmo tempo, influenciando e ajudando a tomar decisões sobre quem eles são. Tem muitas formas de fazer isso, mas normalmente envolve os jogadores (e o Mestre) fazendo escolhas quanto as relações entre os personagens na trama, em alguma ordem pré-determinada. Essa é um pouco mais complicada de fazer, mas rende boas tramas. Tenta olhar Smallville RPG e o Hillfolk (que está no Kickstarter) para exemplos.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #6 Online: Outubro 19, 2012, 12:52:00 am »
Elfo, valeu a ajuda. Só de ler sobre as descrições já tve algumas idéias de como converter isso pro cenário. É interessante como às vezes um mero poema ou diálogo ou juramento in-fiction podem ser mais inspiradores do que uma descrição per se.

Kimble, é exatamente isso que faço quando crio um sandbox - mapas de relacionamentos entre NPCs e facções do cenário. Feito isso, é mole. O problema é: eu nunca fiz isso pra fantasia, só pra Shadowrun. Esse é o meu medo, pra Shadow funcionou muito bem porque sua premissa de "mercenários" casa bem com o estilo sandbox, além de eu já conhecer o cenário como a palma da minha mão (o que faz várias teias de relacionamento já estarem internalizadas na minha memória). Mas e pra um mundo de fantasia que eu não conheço tão bem, e onde os PCs não são necessariamente mercenários - um pode ser o vagabundo da esquina, outro o dono da taverna, outro o recruta da guarda e outro o seu Manuel da padaria.  XD

Galera, eu vou esboçar o cenário aqui pra ver se ajuda..

(click to show/hide)

Que tipos de personagens interessantes poderiam ser usados nesse contexto?

Quanto ao sistema, usaremos Runequest 6 - ao invés de classes, os personagens são definidos pelo Culto que seguem. E as habilidades e magias advém disso. Cada culto possui 4 ranks  - Seguidor, Iniciado, Acólita e Sacerdote. Um "Seguidor" do Menino Caçador, por exemplo, teria acesso a habilidades mundanas como Caça, Furtividade, Arco-e-Flecha, etc. Já um "Iniciado" teria acesso a pequenas mágicas e mandingas que dão bonus consideráveis às habilidades citadas, enquanto um Acólita teria habilidades mágicas impressionantes como o "Sureshot" (uma flechada que nunca erra o alvo - inclusive fazendo curvas se preciso). E não tem como ser "ateu" na parada, a iniciação à algum culto se dá no rito de passagem do garoto (ou garota) para a vida adulta, é algo intrínseco à sociedade. Nesse sentido, é como se todos os personagens fossem meio "clérigos" (um clérigo guerreiro, clérigo ranger, clérigo ladrão, clérigo mercador, etc). Pode parecer estranho, mas até que faz sentido num contexto politeísta.

(Cacete, eu acho que falei demais. Devo ter complicado mais do que ajudado. XD )
« Última modificação: Outubro 19, 2012, 01:38:57 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #7 Online: Outubro 19, 2012, 01:04:50 am »
Já definiram em qual região desse mundo vocês serão e qual relação vocês teriam com esse império?

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #8 Online: Outubro 19, 2012, 01:08:58 am »
Ainda não. Como os jogadores leram o Stonehenge do Bernard Cornwell, a primeira coisa que pensaram é em serem herdeiros de um dos reis-heróis nativos (inclusive um já botou o nome de Saban), e lutar contra o império.

Então minha primeira pergunta é: supondo que eles confirme essa premissa, como usar "herdeiros do trono" num sandbox ? Fazendo merda e arruaça pra tudo que é lado ? (é isso que herdeiros do trono fazem até hoje, não?  XD )
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #9 Online: Outubro 19, 2012, 02:34:49 am »
Lendo o cenário e o que tu quer, talvez um "Robin Hood" nativo, que prefira lutar contra a ocupação imperial a partir do subterfúgio possa ser interessante. Tipo fundar uma seita de ladrões, com código de honra dos ladrões, etc.

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #10 Online: Outubro 19, 2012, 12:46:38 pm »
Gostei da idéia, Gegê. “Barbarian Freedom Fighters” soa bem legal. :)
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #11 Online: Outubro 22, 2012, 07:50:15 am »
Independente do cenário, eu costumo trabalhar com imagens que sirvam de inspiração, quando não tenho uma ideia certa do que quero fazer.


Para isso, o site do Jason Engle tem muita imagem inspirada.
Somos todos bots!

Re:Personagens de Fantasia - HELP !
« Resposta #12 Online: Outubro 22, 2012, 10:27:38 am »
Eita, que irado. Valeu, Arcane.  :victory:

Esse site aqui também é legal, tem um clima bem era do bronze, apesar de servir mais pra dar atmosfera do que inspirar personagens.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen