Basicamente, ele consiste numa região esquecida chamada Balazar (ou Arau ou Uivo de Deus, depende pra quem você pergunta), habitada por um povo politeísta primitivo de caçadores-pescadores (os Votanki) com nivel tecnológico entre o neolítico e o bronze. Politicamente esse povo se divide em 3 tribos que habitam 3 Cidadelas construídas ha milênios e que levam o nome dos 3 filhos de Balazar, o herói que deu nome a região - Elkoi, Trilus e Dikene.
Cada Cidadela se encontra a proximadamente 30 km da outra (aproximadamente. 1 dia de viagem - eles não conhecem a Roda, e seus cavalos são de uma espécie pequena e fraca, parecidos com burros). Socialmente, esse povo vive da caça e pesca, mas principalmente da primeira. Inclusive seu deus principal é Foundchild the Hunter (Menino Rejeitado, ou simplesmente "o Menino"), e Dog-Friend (Cão Amigo, ou simplesmente "Cão"), que representam bem o estilo simples desse povo. Além dessas divindades, existem outras menores, que vão desde as protetoras do lar, àquelas protetoras de animais e rebanhos (porém eles não têm divindade de agricultura, pois ainda estão engatinhando nesse aspecto ). É importante notar que os Cultos aos deuses ajudam a definir a ordem social (ou vice-versa) - devotos do Menino Caçador são caçadores, do deus da barganha são mercadores, do Homem Chifrudo são xamãs e conselheiros espirituais, devotos de Balazar formam a classe guerreira, etc.
A ordem social de cada cidadela é mantida pelo Rei-Herói de cada. Digo "Rei-Herói" porque a ascensão ao trono é feita a partir dos feitos heróicos de cada candidato ( além da descendência comprovada a um dos reis ancestrais, os filhos de Balazar). Esse heroísmo é provado à leste dessa região, onde está os "Dangergrounds" e os "Elder Wilds" - florestas e colinas amaldiçoadas manchadas pelo Caos e habitada por criaturas deformadas e hediondas. Alem disso, as montanhas à leste são os 11 gigantes (que dizem ter ajudado a erguer as cidadelas com suas muralhas ciclópicas no passado longínquo - e que ajudarão de novo a quem encontrar o "Anél perdido de Dikene" ).
O ponto de conflito dessa história toda está no fato de que essa região não está mais "esquecida" como citado no início. Depois de milênios de isolamento, a cidadela mais à esquerda ali do mapa (Elkoi) foi recém-conquistada por um "império do mal" (chamado Império Lunar), cuja cultura é muito mais avançada (algo mais era do Ferro, com cavalaria, infantaria, lanceiros, etc. e bruxaria ultra-poderosa). Na verdade "conquistada" não é a palavra, já que o império manteve a ordem social do jeito que estava, apenas exilando (ou matando) a dinastia atual e substituindo por uma mais conivente com seus interesses. A agenda do Império Lunar na região é dupla: primeiro descobrir uma saída para o mar, que acredita existir para além das montanhas dos Onze Gigantes; e segundo encontrar a lendária Windspear (Lança do Vento) que dizem ter sido perdida ha milênios atrás além das Elder Wilds, a região manchada pelo Caos.
Basicamente é isso. O tema mais tangível é o choque de culturas que está para acontecer (e já está acontecendo, pois a cidadela de Elkoi, ocupada pelo Império, já possui templos erguidos para os deuses estrangeiros, além de ter importado especiarias, bebidas, e até agricultura avançada das terras natais do Império). E também a ameaça de guerra, que é preocupante para os nativos Votanki, uma vez que estes sempre viveram em relativa paz entre si.