Aqui está como eu esquematizo uma campanha. *algumas informações ainda não estão cadastradas*
Possui basicamente o que vc postou, mas tem duas coisas que eu faço questão de deixar sempre por escrito: "regras da casa" e "Log das sessões".
O log é basicamente para ajudar nas ações imprevistas dos personagens e NPC's criados "do nada" para justificar qualquer alteração no rumo planejado da aventura. Assim qualquer NPC pode se tornar um personagem recorrente na trama, sem que nos esqueçamos dele depois de 10 aventuras.
Tinha me esquecido das regras da casa, sempre vale a pena deixar elas bem a vista para se evitar problemas.
Acho importante colocar o Log de Sessões, ajuda a relembrar as sessões anteriores, ações dos jogadores e principalmente NPCs.
Achei bem legal o seu site de campanha, é algum template especifico para esta função?
Eu estou usando o Obsidian Porta na versão gratuita:
Demônios & DragõesEu achei que seria mais tipo "possíveis origens para os personagens", como forma de dar inspiração pros jogadores. Não sei se eu daria exemplos de backgrounds PRONTOS mesmo, mas aí é algo que varia totalmente de grupo pra grupo.
Eu gosto de apresentar a coisa mais mastigada para os meus jogadores, mas não forço eles escolherem nenhum dos exemplos. Eles tem liberdade total para criarem o próprio background ou simplesmente modificar as minhas versões.
Eu normalmente faço algo parecido, mas como raramente crio meus próprios cenários, posso apontar material pronto pra eles olharem.
Na de L5R eu indiquei fontes de informações pra ajudar a entender o cenário. No Marvel RPG, eu indiquei qual série ia usar como base e dei uma direção na construção de personagens.
Se faço algo muito estruturado pré-jogo, é porque o sistema tem algum problema e preciso repassar as house rules pros jogadores. Pra minha sorte estou jogando em dois sistemas que ainda não precisaram disso. Mas o FAQ da campanha de Star Wars que mestrei anos atrás chegou a 100 páginas, de tantos problemas e copilações de errata que tive que fazer.
A única vez que eu construi algo praticamente do zero foi quando escrevi uma cidade inteira pra L5R, baseada na versão oficial da cidade no jogo. Deu umas quarenta ou cinquenta páginas, mas é algo que eu nunca faria atualmente. Pra minha sorte na época os jogadores gostavam de ler e adoraram o cenário, então eles acabaram lendo o texto (ou pelo menos, passaram os olhos com atenção suficiente pra se lembrarem de informações menores ali no meio).
Kimble, vc manda o povo ler direto da fonte e não apresenta nenhum resumo para os seus jogadores? Nunca aconteceu de algum jogador aparecer para jogar sem saber do que se tratava a campanha? Tipo, fazendo um personagem cômico em uma campanha de horror ou algo totalmente destoante do cenário.
Falo isso pelos meus jogadores erem bem preguiçosos na parte ambientação, tipo, se eu não dou material metade deles não procura, mesmo eu tendo indicado a fonte.
Sobre o trabalho de usar cenários próprios ou aqueles com problemas, eu concordo que o trampo é grande mesmo. Inclusive estou repensando a minha opção e esquematizando a próxima campanha em um cenário oficial mesmo. Atualmente, eu pelo menos, não tenho tempo disponível para apresentar um cenário próprio para os jogadores e desenvolver a campanha.