Autor Tópico: Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?  (Lida 7711 vezes)

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Offline Cavaleiro Morto

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Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Online: Março 28, 2012, 10:37:34 am »
Primeiro, gostaria de saber o que vocês acham de se fazer um Resumo de Campanha para apresentar a ambientação/cenário para os seus jogadores.

Segundo, o que vocês acham que deve ser incluído em um Resumo de Campanha?

Eu esquematizo assim:

* Introdução a Ambientação/Cenário;

* Pincelada nas Facções, Raças, Reinos e Religiões mais importantes;

* Descrição do ponto inicial da campanha e seus arredores;

* Lista de Backgrounds para ajudar os jogadores a construírem os seus personagens.
« Última modificação: Março 28, 2012, 10:39:39 am por Cavaleiro Morto »

Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #1 Online: Março 28, 2012, 10:48:04 am »
Não entendi o último item.
Eu sempre sugeri aos jogadore que fizessem seus próprios backgrounds, sendo alguma coisa obviamente condizente com o tema da campanha, mas nada complexo, apenas algo que ajude a inserir os mesmos no contexto da história. Nunca gostei de mestres que exigiam backgrounds com muitos detalhes.

Offline Cavaleiro Morto

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Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #2 Online: Março 28, 2012, 11:38:09 am »
Não entendi o último item.
Eu sempre sugeri aos jogadore que fizessem seus próprios backgrounds, sendo alguma coisa obviamente condizente com o tema da campanha, mas nada complexo, apenas algo que ajude a inserir os mesmos no contexto da história. Nunca gostei de mestres que exigiam backgrounds com muitos detalhes.

A idéia é apresentar uma lista de backgrounds para os jogadores, cada um tendo no máximo um ou dois parágrafos, que vai servir para os jogadores folgados escolherem um deles ou para dar uma idéia dos backgrounds que mestre pretende na campanha. No caso deles não serem usados, você já tem uma boa lista de ganchos para NPCs.

Offline Arcane

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Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #3 Online: Março 28, 2012, 12:47:20 pm »
Aqui está como eu esquematizo uma campanha. *algumas informações ainda não estão cadastradas*

Possui basicamente o que vc postou, mas tem duas coisas que eu faço questão de deixar sempre por escrito: "regras da casa" e "Log das sessões".

O log é basicamente para ajudar nas ações imprevistas dos personagens e NPC's criados "do nada" para justificar qualquer alteração no rumo planejado da aventura. Assim qualquer NPC pode se tornar um personagem recorrente na trama, sem que nos esqueçamos dele depois de 10 aventuras.
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Offline Macnol

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Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #4 Online: Março 28, 2012, 12:52:06 pm »
Eu achei que seria mais tipo "possíveis origens para os personagens", como forma de dar inspiração pros jogadores. Não sei se eu daria exemplos de backgrounds PRONTOS mesmo, mas aí é algo que varia totalmente de grupo pra grupo. :)

Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #5 Online: Março 28, 2012, 04:04:31 pm »
Eu normalmente faço algo parecido, mas como raramente crio meus próprios cenários, posso apontar material pronto pra eles olharem.

Na de L5R eu indiquei fontes de informações pra ajudar a entender o cenário. No Marvel RPG, eu indiquei qual série ia usar como base e dei uma direção na construção de personagens.

Se faço algo muito estruturado pré-jogo, é porque o sistema tem algum problema e preciso repassar as house rules pros jogadores. Pra minha sorte estou jogando em dois sistemas que ainda não precisaram disso. Mas o FAQ da campanha de Star Wars que mestrei anos atrás chegou a 100 páginas, de tantos problemas e copilações de errata que tive que fazer.

A única vez que eu construi algo praticamente do zero foi quando escrevi uma cidade inteira pra L5R, baseada na versão oficial da cidade no jogo. Deu umas quarenta ou cinquenta páginas, mas é algo que eu nunca faria atualmente. Pra minha sorte na época os jogadores gostavam de ler e adoraram o cenário, então eles acabaram lendo o texto (ou pelo menos, passaram os olhos com atenção suficiente pra se lembrarem de informações menores ali no meio).
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Cavaleiro Morto

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Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #6 Online: Março 31, 2012, 04:35:22 pm »
Aqui está como eu esquematizo uma campanha. *algumas informações ainda não estão cadastradas*

Possui basicamente o que vc postou, mas tem duas coisas que eu faço questão de deixar sempre por escrito: "regras da casa" e "Log das sessões".

O log é basicamente para ajudar nas ações imprevistas dos personagens e NPC's criados "do nada" para justificar qualquer alteração no rumo planejado da aventura. Assim qualquer NPC pode se tornar um personagem recorrente na trama, sem que nos esqueçamos dele depois de 10 aventuras.

Tinha me esquecido das regras da casa, sempre vale a pena deixar elas bem a vista para se evitar problemas.

Acho importante colocar o Log de Sessões, ajuda a relembrar as sessões anteriores, ações dos jogadores e principalmente NPCs.

Achei bem legal o seu site de campanha, é algum template especifico para esta função?

Eu estou usando o Obsidian Porta na versão gratuita: Demônios & Dragões


Eu achei que seria mais tipo "possíveis origens para os personagens", como forma de dar inspiração pros jogadores. Não sei se eu daria exemplos de backgrounds PRONTOS mesmo, mas aí é algo que varia totalmente de grupo pra grupo. :)

Eu gosto de apresentar a coisa mais mastigada para os meus jogadores, mas não forço eles escolherem nenhum dos exemplos. Eles tem liberdade total para criarem o próprio background ou simplesmente modificar as minhas versões.


Eu normalmente faço algo parecido, mas como raramente crio meus próprios cenários, posso apontar material pronto pra eles olharem.

Na de L5R eu indiquei fontes de informações pra ajudar a entender o cenário. No Marvel RPG, eu indiquei qual série ia usar como base e dei uma direção na construção de personagens.

Se faço algo muito estruturado pré-jogo, é porque o sistema tem algum problema e preciso repassar as house rules pros jogadores. Pra minha sorte estou jogando em dois sistemas que ainda não precisaram disso. Mas o FAQ da campanha de Star Wars que mestrei anos atrás chegou a 100 páginas, de tantos problemas e copilações de errata que tive que fazer.

A única vez que eu construi algo praticamente do zero foi quando escrevi uma cidade inteira pra L5R, baseada na versão oficial da cidade no jogo. Deu umas quarenta ou cinquenta páginas, mas é algo que eu nunca faria atualmente. Pra minha sorte na época os jogadores gostavam de ler e adoraram o cenário, então eles acabaram lendo o texto (ou pelo menos, passaram os olhos com atenção suficiente pra se lembrarem de informações menores ali no meio).

Kimble, vc manda o povo ler direto da fonte e não apresenta nenhum resumo para os seus jogadores? Nunca aconteceu de algum jogador aparecer para jogar sem saber do que se tratava a campanha? Tipo, fazendo um personagem cômico em uma campanha de horror ou algo totalmente destoante do cenário.

Falo isso pelos meus jogadores erem bem preguiçosos na parte ambientação, tipo, se eu não dou material metade deles não procura, mesmo eu tendo indicado a fonte.

Sobre o trabalho de usar cenários próprios ou aqueles com problemas, eu concordo que o trampo é grande mesmo. Inclusive estou repensando a minha opção e esquematizando a próxima campanha em um cenário oficial mesmo. Atualmente, eu pelo menos, não tenho tempo disponível para apresentar um cenário próprio para os jogadores e desenvolver a campanha.

Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #7 Online: Abril 01, 2012, 10:27:25 am »
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Kimble, vc manda o povo ler direto da fonte e não apresenta nenhum resumo para os seus jogadores? Nunca aconteceu de algum jogador aparecer para jogar sem saber do que se tratava a campanha? Tipo, fazendo um personagem cômico em uma campanha de horror ou algo totalmente destoante do cenário.

Raro, mas aconteceu com frequência igual às vezes que não usei material pronto.

O que acontece é que tento escolher cenários que eles conheçam ou repasso algo fácil de ler. No Marvel isso tem sido muito fácil, pois eles conhecem bem tanto o Ultimate quanto o mundo normal. Aliás, já percebi que eles conhecem melhor esse universo de quadrinhos do que eu, tanto que dão sugestões que eu nem tinha pensado pro jogo.

Pro L5R, eu indiquei o wikia do jogo porque a maioria dos textos das páginas são pequenos e com ilustrações. Isso facilita a leitura. Eu também pedi que eles já tentassem ler sobre os clãs, o que a maioria fez, e passassem os olhos pelas vantagens e desvantagens, pra facilitar o processo de construção de personagem.

É questão de pegar algo facilmente digerível pros jogadores entenderem sobre o cenário. Quando mestrei Leverage, indiquei alguns filmes e o seriado que foi baseado o jogo. O pessoal já tinha visto alguns dos filmes e começou a assistir o seriado.


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Sobre o trabalho de usar cenários próprios ou aqueles com problemas, eu concordo que o trampo é grande mesmo. Inclusive estou repensando a minha opção e esquematizando a próxima campanha em um cenário oficial mesmo. Atualmente, eu pelo menos, não tenho tempo disponível para apresentar um cenário próprio para os jogadores e desenvolver a campanha.

Quando me dá vontade de fazer algo assim, normalmente tento fazer uma criação compartilhada. O Marvel está indo nessa direção. O cenário base traz as informações prontas do começo dos Ultimates, mas muito do que está aparecendo depois está vindo de uma colaboração do grupo. Tem funcionado, mas você precisa de um grupo com o pensamento certo ('o que seria melhor pra história agora?` em vez de 'o que seria melhor pra mim agora?`) e esteja disposto a participar do processo.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Resumo de Campanha - É importante? O que colocar nele?
« Resposta #8 Online: Abril 01, 2012, 03:49:55 pm »
Enfim estou pela primeira vez querendo narrar em cenário oficial (Eberron em D&D 4e) e passei um resumo descritivo de Eberron que tinha achado há tempos nos orkut. Depois devo explicar mais alguns conceitos, como o das raças (tipo os elfos de Aerenal/Valenar/das casas do dragão ou os halflings cavalgadores de dinossauros), além de algumas regras caseiras pro cenário e alterações de cenário pra se adaptar mais ao que eu quero.