Se for um jogo relativamente letal e a morte é mais que esperada (Trail of Cthulhu, Dark Sun, Meu jogo atual de Mago) - todo jogador tem que ter ao menos um "Contato" que pode virar o Novo Personagem. Idealmente, esse "Personagem em Potencial" já tem ficha pronta (é o caso de 3 dos 5 jogadores no meu jogo atual).
Certamente esta opção é bem mais interessante que uma ressurreição.
Claro que neste caso estamos assumindo uma ligação direta entre o novo personagem e o antigo (um contato). Mas não precisa ser assim.
Exemplo:Meus jogos agora possuem uma narrativa mais compartilhada, onde os jogadores efetivamente tem o "poder" de declararem fatos e verdades no cenário de jogo se tiverem um bom motivo para convencer o resto do grupo.
Nossas aventuras aqui envolvem eventos (problemáticos ou não) que dão origem a uma série de ramificações da história. Olhando para trás, existem muitas origens em potencial para o grupo, caso eles precisem de ideias para criar novos personagens:
* Uma guerra defendida pelos personagens podem gerar aliados rebeldes. Um deles pode ser um PC, eventualmente.
* Os personagem ajudaram alguém e este se vê simpático ao grupo e decide se aliar aos aventureiros.
* Os personagens possuem um inimigo em comum e um dos personagens outrora NPC pode ter sua ficha e então colocado em jogo como um PC "jogável"
O lance é bolar histórias que garantam um bom motivo para morrer e não se arrepender depois. Lembro de meu personagem Ladrão de D&D que morreu por ter dado uma moeda (devidamente surrupiada de um Nobre) a uma mendiga que era na verdade uma medusa e petrificou o coitado. Que morte é essa? Quem colocou essa medusa ali e por qual motivo? Eu fiquei inconformado por esta cena ser um encontro pré-estabelecido de uma aventura pronta de D&D. A medusa estava ali pra dar XPs aos personagens. Mas tudo bem: fui pra casa mais cedo e fugi de uma péssima aventura do tipo "matar e pilhar".
Tudo isso para dizer que: é legal quando a morte do PC faz sentido. Bom sair do jogo quando o PC se sacrificou pelo grupo ou fez um último ato heróico para o bem maior. Afinal, que seja, o tempo dele na história foi importante. Sua morte foi uma conquista dentro daquele mundo. Dependendo do motivo da morte do personagem, uma ressurreição chega a ser inadequada, diminuindo o que o PC fez em vida.