Eu estava esses dias saudoso de jogar rpg e lembrei que meus filhos, especialmente o menino, estão encantados escrevendo histórias e inventando personagens aí fiquei pensando em montar uma historinha e começar a narrar pra eles com regras bem simplificadas, e graças a máfia da Noara voltei a abrir esse fórum (não lembro quanto tempo tava fora) e me deparei com esse post... que coisa linda...
o bom aqui que já tenho uma dupla já ajuda na história a mais de uma cabeça, a fonoaudióloga de meu menino levantou a bola que ele tem dificuldade em continuar histórias começadas por outras pessoas, ela fez uma brincadeira onde ela desenhava um quadrinho e ele outro, isso foi outra coisa que me fez pensar em começar a narrar pra eles.
Arcane, como você faz com seu filho? O que você sugere?
Crianças até seis anos geralmente têm dificuldade em lidar com frustração, então vitória e derrota devem ser amenizados. No meu caso, a gente só brinca de contar história basicamente. Geralmente baseando em algum elemento gráfico que a criança conheça, tipo Julius Jr., Patrulha Canina, Kazoops, Bo em ação, etc. Eu adaptei uma regra do Shotgun Diaries no que se refere a narrativa, a gente rola d6 para uma cena, se cair 1~4 ele conta a história da cena. Se cair 5~6 eu conto. Em todas as situações o personagem dele tem algum nível de sucesso.
Eu sugeriria vc dar uma lida nas regras do Shotgun Diaries se for jogar com as crianças (não o cenário, só as regras). Envolve muito menos matemática e regras e mais "falação", e é um livreto que vc aprende em meia hora. Daí vc decora a dinâmica dos seriados infantis que eles prefiram e conta a história. No meu caso eu uso aqueles ali que citei.
Nicolas tem 6 anos e está começando a sair dessa fase, então estou inserindo aos poucos outras coisas que ele gosta, mas tem uma dinâmica que invoca algum senso de perda e responsabilidade como Power Rangers, Avengers, Justice League, etc.
Se suas crianças são maiores, eu ainda não tive experiência para dizer como agir, mas acho que só a brincadeira de rolar o dado e um contar a história da cena é o que parece que vc está precisando no momento. Você pode até mudar a regra para vc contar a cena mais vezes, pq aí ele vai aprendendo do jeito que vc faz até que tenha segurança para fazer sozinho.