Assim como o Silva, eu aceito que meu PJ fique 2 níveis abaixo porque eu sei que essa é uma forma de eu conseguir me divertir com eles sem penalizá-los pela minha falta de disponibilidade, atrasando o avanço dos outros.
Tudo bem, você pode aceitar. Pelo que parece, o Silva não tem essa situação e sim joga deliberadamente com um personagem mais fraco, por preferência - poderíamos saber direito se ele não fosse tão evasivo e só respondesse seletivamente o que deixa ele "certo".
Enfim, vamos aos meus 2 cents.
RPG é (ou deveria ser) um hobby, cara. Falta de responsabilidade é deixar de pagar contas e disponibilidade não é algo que deveria ser sempre devotado a um hobby se você
tem outras coisas plausíveis pra fazer porque até onde sei, exceto raríssimas exceções, "não-adolescentes" costumam ter uma renca de responsabilidades irreconciliáveis com RPG.

Discordo do método que teu grupo usa, porque acho que se a pessoa se importa o suficiente pra aparecer no RPG,
ela não deveria ser punida por isso. Se você, ao aparecer no RPG sempre vai estar "abaixo" daqueles que vem sempre, é um motivo pra não participar de um grupo que ativamente me pune por não poder estar sempre presente. Perceba que a minha visão não é que você está dentro de um grupo de amigos, e com isso vão pegar leve - isso é irrelevante no momento - e sim um grupo genérico de RPG, onde você vai entrar de nível mais baixo "porque sim".
É na minha cabeça uma coisa equivalente ao "vamos jogar uma raid em WoW, mas fulano fica de fora porque ele não tá no nível máximo e não tem equipamento pra. Desculpa fulano, mas você não serve pra andar com a gente até estar desse nível. Não importa que você tem filho pequeno, o importante é o acompanhar o grupo!"
Meu ponto é: Punir a ausência de jogadores ausentes é criar uma forma certa de fazer com que eles não queiram voltar ao jogo.