Como todo jogador de RPG sabe, tem de haver dados.
Eu estava rascunhando um sistema de combate aqui e pensei que talvez fosse bom ter as opiniões de vocês que não ficaram embaixo de pedras nos últimos 15 anos.
O jogador inicia um ataque após rolar iniciativa.
O oponente rola pra defender ou esquivar.
Efeitos, modificadores, bônus são aplicados.
Dano é determinado por rolagem ou números fixos.
Fim da ação. Se os oponentes estão derrotados é fim do combate, caso contrário, próximo turno.
Minha adição: 52 Cartas de um baralho comum, 4 naipes, 13 valores de face, do às ao rei.
Uma carta representa 1/52, um naipe 1/4 (13/52), um valor de face 1/13 (4/52).
O jogador e seu oponente tem uma mão de 4 cartas.
A rolagem da iniciativa pode ser modificada pelas cartas, uma carta vale uma re-rolagem digamos.
O oponente defende ou esquiva, modificado por cartas.
Efeitos, modificadores, bônus são aplicados.
Dano é determinado por rolagem ou números fixos, modificado pelas cartas.
Fim da ação. Se os oponentes estão derrotados é fim do combate, caso contrário, próximo turno, todos compram uma carta ao máximo de 4 na mão, podendo descartar.
As combinações de cartas determinam multiplicadores de dano, na seguinte ordem:
Par, Trio, Par + Trio, Dois Pares e Quadra.
Um par ou trio pode ser por exemplo dois ou três ases ou duas cartas do mesmo naipe.
Dois pares, mesma situação, mesmo sendo de qualidades diferentes. dois ases e dois 10, de naipes diferentes, ok?
Par + Trio demandaria uma sequência mais difícil porém possível de números e naipes, por exemplo dois, três e quatro do mesmo naipe e um ás ou cinco de outro.
Quadra, mesma situação. Pode ser tanto uma sequência de números quanto um conjunto de cartas do mesmo naipe.
Quanto menos cartas, menor a dificuldade pra evitar os multiplicadores, gerando apreensão.
Um par dobra, trio triplica, par + trio quadruplica, dois pares quintuplicam, quadra sextuplica.
Ainda estou calculando as chances mas parece algo bem fatal pra determinar combates rápidos e emocionantes, mesmo se os fatores afetados pelas cartas se estender por exemplo à defesas ou efeitos.