tenho quase certeza que o GM Fiat do mestre no M&M é final, você não pode editar a cena após ele. criando o tal loop infinito.
Anyway jogando minha idéia em discutir railroading, tem um termo usado tanto em MMOs quanto RPG. É o Theme Park Attraction Ou atração de parque de diversões.
Quem lembra da casa mal assombrada ou a montanha russa.
Você anda num trilho (hey, rails!) e passa numa série pré-determinada de salas ou caminhos ou loops e chega no final. Games atualmente usam esta abordagem (nao quero discutir gosto pessoal) porque é fácil testar passo a passo e tentar quantificar cada aspecto do corredor. Na boa, é mais simples e mais fácil.
Pra mim isso é o railroadin quintessencial. Você tem um começo, um caminho e um final definidos. Pode haver uma margem minima para variação (da mesma maneira que você pode ir de olhos abertos ou olhos fechados na montanha russa, hey é diferente). Mas não muda o fato
O sandbox ou caixa de areia é mais complexo, é muito divertido jogar, muito trabalhoso de preparar na hora com qualidade sem apoio.
Assim, um sistema que apoia o sandbox (já que não sei como você tem como atrapalhar o railroading num jogo que depende da regra 0) para mim é aquele que te dá muitos blocos de construção em tempo real.
Pense numa versão mais útil e poderosa da tabela de encontros aleatórios de d&d (sim, eu vou lá). Expanda-a para ser instanea (ou seja, programa de computador), englobar crunch e fluffy de cidades, estabelecimentos comerciais, submundo, rumores, pessoas, acontecimentos, clima, etc.
isso aliado a um sistema que tenha coerencia interna, porque eu lia lá em cima, "e se os jogadores decidirem montar um sistema tecno-magocrata e revolucionar o mundo ?".
Isso só é possível em sistemas que não conseguem manter a coerencia interna.
Claro que isso entra em Economia e Sociopolítica, denso demais arrojado que um jogo de matar dragões e pegar tesouros numa tarde.