Autor Tópico: Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...  (Lida 3280 vezes)

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Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Online: Julho 29, 2012, 10:12:15 am »

Citação de: thaian
hoje em dia eu acho uma loucura inacreditável ter de ler duzentas páginas de regra, fazer as fichas (consultando essas duzentas páginas) pros jogadores que, óbvio, não manjam e ainda ter de ficar parando o fluxo de jogo pra consultar

http://foruns.balduran.com.br/viewtopic.php?f=1&t=17375&p=241930#p241930

Citação de: Vegetable Protein
I think, from an industry perspective, that it is in the interest of tabletop games to focus on what they are good at (improvisation from a light rule base) and stop trying to imitate what video games are better at (quickly managing the output of rule complexity). It seems fairly clear that players have noticed what's better at what, at least subconsciously if they can't bring themselves to admit it out loud. The slow but deadly trickle of dollars away from table top will probably only halt when the designers make a clear effort to truly distinguish themselves from other entertainment industries.

http://www.therpgsite.com/showthread.php?t=23580&page=4

Concordam ? Discordam ?




« Última modificação: Julho 29, 2012, 10:27:36 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #1 Online: Julho 29, 2012, 10:58:53 am »
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improvisation from a light rule base

Pra mim isso sempre soou como desculpa pra design mal feito
War never changes

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #2 Online: Julho 29, 2012, 11:46:33 am »
Overlord, em um contexto de jogos mais tradicionais (D&D, Gurps, etc) eu concordaria com voce. Mas ele se refere a jogos rules-light ali, onde o improviso/ input criativo dos jogadores nao soh eh aceito como desejavel (Wushu, Risus, Everway, Houses of the Blooded, Apocalypse World, Lady Blackbird, Dogs in the Vineyard, Mortal Coil, etc).
« Última modificação: Julho 29, 2012, 11:59:49 am por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Heitor

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Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #3 Online: Julho 29, 2012, 11:58:49 am »
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improvisation from a light rule base

Pra mim isso sempre soou como desculpa pra design mal feito

Se o sistema oferece uma base como, por exemplo, atributos físicos mentais e sociais bem definidos, uma mecânica unificada de rolagens para testes (sem simulacionismos tontos e mecânicas arbitrárias para cada pilar do jogo) e exemplos sólidos de tarefas relacionadas a estes, facilitando estipular suas dificuldades, eu chamaria isto de sistema simples e funcional.
« Última modificação: Julho 29, 2012, 12:00:54 pm por Troiano »

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #4 Online: Julho 29, 2012, 12:50:37 pm »
Não vejo nada de anormal nisso - a maioria dos RPGistas, sejam "tradicionais", "narrativistas' ou "forgísticos" praticamente não lê livro algum de RPG (sejam eles leves em regras, pesados em regras, focados em ambientação e detalhes do jogo) - mas sim confia em um DM ou um Jogador que tenha lido boa parte de um livro de regras e/ou ambientação e que explica o o "Como se faz" para o jogo fluir ou usa o conhecimento de experiências anteriores com tal RPG/Cenário.

Não é exatamente uma questão de concordar ou discordar - eu apostaria 1/6 da minha alma que a barreira não está na quantidade e complexidade de regras ou da ambientação, mas sim no número de páginas mesmo - seja um altamente mecânico GURPS: Characters ou a Rules Cyclopedia, seja Vampire: The Masquerade ou Houses of the Blooded e Spirit of the Century.

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #5 Online: Julho 29, 2012, 04:12:01 pm »
Nao sei. Acho que nao eh soh isso, Elfo.. To com Labyrinth Lord aqui (um retro-clone supostamente light) e eh pagina pra chuchu de tabelas de saving throws e alcances e progressao de levels pra cada classe e xp por monstros e tesouros e stats e spells cada um com uma sub-regrinha propria, etc. Mesmo reduzindo texto explicativo e exemplos pra cortar numero ded paginas, ainda assim o negocio eh complicado.

Eu to com o Troiano nessa: um core mecânico simples e funcional com alguns poucos add-ons é suficiente. Mais do que isso ja comeca a ficar mais facil dar pra um videogame processar.
« Última modificação: Julho 29, 2012, 04:31:38 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #6 Online: Julho 29, 2012, 05:10:48 pm »
Só pra dar uma nova perspectiva ao assunto:

Quantos de vocês estão dispostos a aprender novos sistemas com complexidade considerável, pra realmente jogar ? Pergunto isso porque, no meu grupo atual os unicos jogos rules-heavy que jogamos são aqueles que aprendemos quando éramos adolescentes (Vampiro e Shadowrun). Fora isso se alguem aparecer com um sistema àla D&D3 ou Runequest a tendência é geral torcer o nariz. E eu concordo totalmente. A maioria já passou dos 30 anos (a exceção de um membro), todos estudam, trabalham e têm esposas (e alguns têm filhos também). Não temos mais s disponibilidade e a disposição pra ler (e absorver) regras barrocas e complexas só pra jogar um jogo, como tínhamos ha 10 anos atrás. Se um sistema novo não puder ser explicado em 5 min, personagens criados em 15, e combate durar mais do que isso, a recuso é quase automática.

Então, eu pergunto: e com vocês, como é? Qual a propensão dos seus grupos de amigos a aprenderem novos rulesets com certo grau de complexidade, se eles já tiverem como opção outros jogos que eles já têm familiaridade ou jogos com regras mais simples ?
« Última modificação: Julho 29, 2012, 06:24:58 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #7 Online: Julho 29, 2012, 06:47:04 pm »
Lembre-se que a maioria dos rpgs não tem como publico alvo caras que já passaram dos 30 casados e com filhos.


War never changes

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #8 Online: Julho 29, 2012, 07:50:34 pm »
Baseado no quê você fala isso ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #9 Online: Julho 29, 2012, 10:03:59 pm »
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o meu grupo atual os unicos jogos rules-heavy...Vampiro

Okay, parei aqui. :)

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Eu to com o Troiano nessa: um core mecânico simples e funcional com alguns poucos add-ons é suficiente. Mais do que isso ja comeca a ficar mais facil dar pra um videogame processar.

Assim como existem entusiastas em se afundar em complexidades da organização, história e estrutura de um ambiente de RPG, existem aqueles que gostam de fazer o mesmo com sistemas de regras. Eu sou um desses que não vê problemas em regras um pouco mais complexas, se elas adicionam algo ao jogo. Lembre-se, existem Mecanicistas, Advogados de Regras e Powergamers.  ^_^
« Última modificação: Julho 29, 2012, 10:08:42 pm por Dr. Strangelove »

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #10 Online: Julho 30, 2012, 12:04:58 am »
Na verdade, eu diria que Vampiro eh um rules-medium. Enquanto Shadowrun seria algo entre o medium e o heavy. 

Meu mini-dilema atual eh convencer meu grupo a experimentar Runequest 6. Mas as respostas sao entre  "bah, tanto faz" (da ala que nao se importa com regra alguma) e "que? Ta maluco!" (da ala que se importa).  :laugh:
« Última modificação: Julho 30, 2012, 12:10:22 am por silva »
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Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #11 Online: Julho 30, 2012, 08:47:46 am »
Eu acho vampiro obeso em regras sim, regras mal planejadas eu diria.

Concordo com o Silva aqui, um baita problema do RPG como hobby é que, ao menos no mainstream, ele não tem aquela faceta simples de abrir uma caixa ler três caixas de texto e sair jogando com os amigos.

Por mais que nem todo mundo leia os livros, como alega o elfo com razão, ainda assim alguém precisa ler, planejar, fazer cálculos. E isso, entre gente de 30 anos¹ com a vida real puxando pelo pescoço fica complexo. daí tu vez casos de gente que cansa do jogo que sempre jogou e acaba abandonando o hobby porque não vale a pena investir em outro sistema, por exemplo.

A grande questão é que jogar War, ou Counter Strike dá um retorno mais rápido e simples do que jogar D&D.

@Elfo Eu compreendo tu curtires sistemas de regras, eu também curto, um set bem feito me dá tesão. Mas pensa em um paralelo de RPG com outros hobbies. Da pra ter essa profundidade toda, horas de dedicação e estudos em cima de xadrez ou poker. Mas não dá pra fazer uma partida de D&D sem que alguém tenha perdido um dia preparando o jogo.

1: Cara, o RPG pode até não ter sido feito pra homens de classe média de 30 anos com vida de verdade lá fora, mas é difícil não perceber que são esses caras que efetivamente jogam o jogo.
« Última modificação: Julho 30, 2012, 09:35:41 am por Agnelo »
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Macnol

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Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #12 Online: Julho 30, 2012, 10:17:32 am »
Falou tudo, Agnelo!

E o pior é que eu acho que a aversão a livros enormes só pra começar a jogar algo com os amigos não é um problema exclusivo de quem já é Adulto Responsável® e tem menos tempo livre que o adolescente mediano. Com a enorme abundância de opções de entretenimento mais fáceis e rápidas hoje em dia, apostar em um formato que funcionava 20 anos atrás - quando o ápice da internet era usar um CD da AOL pra jogar um MUD na internet discada - ainda é uma ideia viável?

D&D "Next" está tentando voltar no tempo, apelar pra nostalgia de quem era criança quando o jogo original saiu, e eu não acho uma boa ideia; mas mesmo que funcione pro Next, eu acho que o resto dos sistemas precisa se modernizar e enxugar se quiser uma chance de conquistar jogadores novos.

Offline Heitor

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Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #13 Online: Julho 30, 2012, 12:19:29 pm »
Talvez a salvação do D&D seja mesmo regredir a jogo de tabuleiro, como já está sendo feito nestes últimos meses. E não falo do D&DN.

Re:Hoje em dia eu acho uma loucura inacreditavel...
« Resposta #14 Online: Julho 30, 2012, 05:28:46 pm »
caraca, o Agnelo falou tudo mesmo. Pareceu até o Jabôr. XD
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