Fala cambada,
O que vocês acham desse tipo de regra que vem aparecendo ultimamente, na qual os "erros simples", ou seja, aqueles onde você simplesmente erra e não acontece nada, são retirados em favor de erros que acarretam consequências pra situação ?
Só dar um exemplo mais tangível, peguemos o novo Star Wars Edge of the Empire. Apesar de só conhecê-lo superficialmente, sei que ele usa dados especiais que adicionam situações à rolagem que vão além do mero sucesso/falha. Ou seja, quando você tenta acertar o inimigo com um blaster, a rolagem não vai dizer apenas se você acertou ou não - os dados especiais podem dizer que você não só errou mas o inimigo conseguiu cobertura; que sua arma emperrou; que o tiro ricocheteou e acertou outro adversário; que você errou mas forçou o adversário a deixar sua cobertura e agora ficou aberto/vulnerável; etc.
Outro exemplo, também pra ilustrar, é o Apocalypse World (e seu filhote Dungeon World), onde existe a faixa de resultado de "sucess at a cost/ugly choice" entre o sucesso e a falha, que fazem com que haja consequencias inesperadas para as situações.
O que vocês acham do conceito ? Já testaram ? Conhecem outros jogos que o utilizam ?