Autor Tópico: Evolução no design de jogos  (Lida 1721 vezes)

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Evolução no design de jogos
« Online: Abril 22, 2013, 12:47:19 am »
Usando uma citação do Elfo em outro tópico..

Citação de: Elfo
Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG
.

Eu queria saber a opiniao de vocês. Jogos mais modernos realmente tendem a ser melhores projetados, objetivamente falando, do que jogos antigos? A pergunta vale tanto pro aspecto de sistemas, quanto pra cenários.

O que vocês acham, e porque ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Evolução no design de jogos
« Resposta #1 Online: Abril 22, 2013, 02:02:44 am »
Tópico mais do que[1] repetido[2], Silva[3]. Você não lembra nem dos seus tópicos?  :b

Mas respondendo - Certamente para o design de sistemas (menos subsistemas, tendência a usar apenas um tipo de dado) e Não Sei para cenários.

Offline Skar

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Re:Evolução no design de jogos
« Resposta #2 Online: Abril 22, 2013, 02:54:49 am »
Primeira vez que entro no ciclo eterno esse assunto.

É só você reparar uma coisa pegue o sistema da White Wolf de Vampiro/Mago/Lobisomem perceba quão absurdo ele é na sua versão inicial e que ele consegue ter uns momentos de inspiração nos demais suplementos. Na renovação da franquia o sistema ficou muito mais clean e prático de se usar, embora eu não goste da parte do combate dele.

Além do que a maioria das reformulações do tema foram bem interessantes os Vampiros e Lobisomens desse nWoD são bem melhores no quesito história que os anteriores. Mago é a exceção que ainda acho a o mundo anterior muito mais rico e mais urban fantasy do que o novo que é trás um pouco de um sentimento parecido com D&D nele.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Evolução no design de jogos
« Resposta #3 Online: Abril 22, 2013, 03:22:44 am »
Eu ainda acho que os melhores exemplos são de jogos antigos que passaram a ser feitos por outras empresas. Como Trail of Cthulhu em relação a Call of Cthulhu e The One Ring em relação a MERP/CODA (embora eu prefira CODA, mas é puro "gosto por o que não aparece em SdA").

Offline Skar

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Re:Evolução no design de jogos
« Resposta #4 Online: Abril 22, 2013, 04:56:49 am »
Eu ainda acho que os melhores exemplos são de jogos antigos que passaram a ser feitos por outras empresas. Como Trail of Cthulhu em relação a Call of Cthulhu e The One Ring em relação a MERP/CODA (embora eu prefira CODA, mas é puro "gosto por o que não aparece em SdA").

Só que bem nesse caso existem outras variáveis que possam ter peso na mudança de sistema que não seja exatamente o quesito de evolução de Design. Vide podem haver problemas sobre propriedade intelectual que motivaram a criação do zero de um novo sistema, editores e escritores novos tudo isso faz com que o ambiente da criação do novo jogo seja diferente.

Agora essa evolução fica clara quando você coloca editoras com marcas antigas e que tiveram uma reformulação nova. Embora o ambiente base continue semelhante as regras do sistema foram muito alteradas.

O mundo das trevas começou de forma interessante criando primeiro um núcleo de regras gerais que iria aos se desviando e se adaptando aos novos sistemas, de maneira que houvesse realmente uma conversa entre os sistemas que não fosse um mar de regra de ouro. Na outra ponta temos o próprio D&D que na evolução de 3,x para 4 alterou diversas coisas tornando um sistema muito mais dinâmico e equilibrado. Tudo isso você ainda teve a participação de diversas pessoas que estavam nas gerações anteriores.

Isso serve para mostrar que mesmos os sistemas com uma fãbase forte precisaram se reinventar para continuar. Ao começarem com esse movimento o seu Design evolui consideravelmente.

Insônia é uma merda.
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Re:Evolução no design de jogos
« Resposta #5 Online: Abril 22, 2013, 08:47:50 am »
Bom acho que o fator "Cenário" é algo irrelevante nesta afirmação.

Citação de: Elfo
Eu estou para encontrar um cenário de RPG de quase uma década e meia atrás que não soe mal executado levando em conta o que se conhece hoje de design de RPG

Um cenário ruim é ruim independente de data.

Agora o que se pode dizer de CENÁRIOS antigos em relação aos novos? Basicamente os novos são só atualização dos antigos ou "inspiração", ou "retcons" ou qualquer outra definição. São poucos os cenários novos REALMENTE inovadores.


Já sistema é realmente outro assunto...