Autor Tópico: Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala  (Lida 4749 vezes)

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Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Online: Março 05, 2013, 12:31:10 am »
Poisé, esses dias em mesa percebi que sofro com falta de eloqüencia nas falas de meus personagens, tanto jogadores quanto NPCs. Não consigo criar frases de impacto, fazer o personagem ter bons discursos nem nada parecido, pelo contrário, alguns perderam muito do fator "fodice" que deviam ter (claro que NPCs/oponentes que apanham fácil dos players contribui pra isso), mas alguns desses NPCs tem sofrido bastante.

 Um exemplo da minha última campanha é um NPC ladino mestre do ladino do Aluriel. Basicamente o personagem era pra ser um Jack Sparrow misturado com Tony Stark, tipo sedutor, safo, sempre com uma resposta na lingua, mas acabou saindo alguém que fala pouco e não solta nenhuma frase de impacto, meio desarticulado, refletindo mais o jogador do que o personagem. Daí desanima. Nem preciso dizer o problema com personagens bardos, se eu quisesse jogar ou usar um em mesa, pois nem sei cantar ou rimar.

Eu gostaria de dicas pra melhorar isso. Imagino que alguns diriam pra ver mais filmes, e é uma dica válida, mas muitas vezes pra tipos específicos falta saber quais os filmes adequados pra pensar melhor num personagem. Eu pensei em escrever algumas frases por personagem pra usar antes das sessões, e daí adaptar conforme a situação. É basicamente isso.

Offline Aquela Sem Nick

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #1 Online: Março 05, 2013, 12:42:41 am »
Eu pensei em escrever algumas frases por personagem pra usar antes das sessões, e daí adaptar conforme a situação. É basicamente isso.
Era o que eu ia te aconselhar.

Outra dica: leia mais. Principalmente o dicionário. Tem algumas palavras que você nem sabe que existem com significados bem legais. Minha mãe tinha o hobby de ler o dicionário e criar frases ofensivas para os colegas. Eles nunca "entendiam" o que ela falava. Até entendiam o contexto, mas não cada palavra individualmente. No fim, ela saía como a "fodona que fala difícil".
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #2 Online: Março 05, 2013, 08:18:57 am »
Ok, eu confesso. Eu entrei aqui pensando que teria algumas dicas de como falar e se articular melhor em publico, porque eu sou meio timido.  :b
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Rafa

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #3 Online: Março 05, 2013, 10:56:45 am »
Ok, eu confesso. Eu entrei aqui pensando que teria algumas dicas de como falar e se articular melhor em publico, porque eu sou meio timido.  :b

Isso. Só que eu não sou tímido, mas tenho uma dificuldade do cão pra "encenar" xD

EDIT: Aliás, a dica de ler livros da Noara é extremamente válida... Eu lembro quando eu tinha mais tempo pra ler, como as conversas fluíam bem mais, e nem era só na mesa de RPG... Com os próprios amigos, familiares e etc, que conversavam comigo... Sem contar que dependendo do livro que vc escolher, vão existir diversos personagens com características similares aos que vc poderia colocar em alguma campanha e etc... Aí vc pega um caderninho de anotações e vai anotando as frases que te interessam, vc muda, adapta pra sua campanha, e por aí vai :p
« Última modificação: Março 05, 2013, 10:59:11 am por Rafa »

Offline Ielena

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #4 Online: Março 05, 2013, 11:40:19 am »
Rapaz, eu sou extremamente tímida, mas com o RPG melhorei um pouco.

Principalmente na hora da aventura, e de todo mundo falando e montando um raciocínio ao mesmo tempo; ou quando o mestre fala diretamente comigo eu travava.
O que me ajudou um pouco foram os livros e os filmes, principalmente quando se trata de D&D e afins.

Sou tímida assim e a primeira personagem que decidi fazer foi uma "barda" (pense na luta), a saber, a Ielena! kkkk me apeguei tanto à personagem que coloquei ela como Nick da Spell, e meu mestre ficou com pena de matá-la pelo crescimento no decorrer da aventura.
Na época eu assisti a trilogia de Senhor dos anéis de novo, assisti a série Game Of Thrones. E principalmente comecei a ler Game Of Thrones. O personagem que mais me inspirou foi o Tyrion Lanister, com aquele humor sarcástico dele; e é claro, o Mindinho (que é um menestrel nato).
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #5 Online: Março 05, 2013, 11:50:31 am »
Hoho. Pelo título, pensei que vc queria a indicação de um fonoaudiólogo.  :P

Creio que vc mesmo já respondeu sua dúvida: faça uma compilação simples e objetiva de "frases de efeito" que vc queira pra determinados NPCs. Dois ou três "hooks" para cada um que for relevante. E a menos que vc queira algo de profundidade shakesperiana, acho suficiente.

Ter o maior número de referências possíveis também ajuda. E aí vale qualquer coisa, desde filmes, livros, TV ou artigos científicos. É curioso como tenho ideias escutando músicas (e não, não é Blind Guardian ou algo do gênero).

E uma coisa que sempre é útil (e muito enfatizado em jogos como Dungeon World): aproveite a cena/cenário. Utilize-o como uma ferramenta dinâmica: no jogo, está de noite? Descreva como o brilho da lua resplandece no camafeu prateado do príncipe e como isso lhe agrada. Isso propicia, além da imersão, informações para os jogadores.

(Eu prefiro ser breve e sutil, sem muita enrolação, mas se for do seu estilo e do grupo, aquelas descrições à la Tolkien podem servir).



Offline Cebolituz

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #6 Online: Março 05, 2013, 05:51:28 pm »
Pessoal, mesmo que RPG seja um local onde podemos ter uma fuga de nossa própria vida para encarnarmos outra personalidade, ainda há um fator preponderante nas nossas interpretações: nem sempre conseguimos ser aquilo que não somos.

Se alguém é afiado nas falas, possui tiradas ou consegue sempre se expressar com bastante destaque, pode ter dificuldades em interpretar um PJ caladão e tímido. E o contrário também vale.

Não é questão de vergonha ou de não ser assim: muita gente é tímida porque não sabe ser comunicativa. E muita gente é comunicativa porque não sabe ser tímida. É sim questão de incapacidade ou de falta de habilidade em conseguir mudar a própria personalidade para se interpretar outro personagem.

Ou alguém consegue imaginar um Keanu Reeves carismático e em papéis diferentes do que ele sempre interpreta?


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #7 Online: Março 05, 2013, 06:03:48 pm »
[...] nem sempre conseguimos ser aquilo que não somos.

Mas não conseguir é uma coisa, não tentar é outra (tema de Rocky Balboa toca ao fundo). Principalmente quando se é o Mestre/DM/Narrador-ou-seja-lá-o-nome-que-vc-queira-dar-pra-essa-função, onde representar o "mundo" cabe a este papel. E mesmo no caso de jogadores, acho válido, afinal se o cara quer jogar com algo assim, por que não? Vide o exemplo da Ielena acima.

Offline Ciggi

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #8 Online: Março 05, 2013, 08:23:39 pm »
Alguns truques que eu sei sem pensar muito ou pesquisar.

Foque em um ponto. Mantenha sua concentração quando estiver falando em publico em um ponto especifico, pode ser qualquer coisa, uma camiseta mais colorida de alguém, um vaso de planta no fundo. Isso ajuda MUITO na hora da "timidez".

Tente criar um ambiente mais amigável vc mesmo, faça alguma piada consigo mesmo, ria de alguma coisa, faça as pessoas darem uma risada com vc tbm. Vai te ajudar a pegar o ritmo da sua platéia.

Obviamente leia MUITO!

Em mesa eu tinha um macete, bem simples ate. Longe do jogo, ainda quando eu pensava na aventura eu imaginava algumas situações de ante-mão, assim na hora do jogo era só aplicar essas situações. Tipo, vc preparou um combate contra alguns orcs em um salão cheio de estátuas? Imagine com calma enquanto estiver no ônibus indo trabalhar o que o Ladino Jack Sparrow faria ali naquela luta? Talvez ele fugisse para se esconder em uma das estatuas, mas na verdade estava procurando uma estatua solta para derrubar em cima de um orc desavisado, quem sabe? Fica mais fácil ter "cartas de efeito" na manga assim!

Offline Barão

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #9 Online: Março 05, 2013, 08:31:51 pm »
Cria bordao, é o que vejo o pessoal fazendo na TV.

E isso de palavras acho que não ajuda muito se ninguém entende o que aconteceu. Muitas vezes a melhor forma de mostrar algo não é com a forma de falar, mas com as atitudes. O Jack sparrow e o Tony Stark são bons exemplos de personagens marcantes que não precisam de frases de efeito. E se você é o mestre, é mais fácil ainda.

Offline Cebolituz

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #10 Online: Março 05, 2013, 09:01:01 pm »
[...] nem sempre conseguimos ser aquilo que não somos.

Mas não conseguir é uma coisa, não tentar é outra (tema de Rocky Balboa toca ao fundo). Principalmente quando se é o Mestre/DM/Narrador-ou-seja-lá-o-nome-que-vc-queira-dar-pra-essa-função, onde representar o "mundo" cabe a este papel. E mesmo no caso de jogadores, acho válido, afinal se o cara quer jogar com algo assim, por que não? Vide o exemplo da Ielena acima.

A questão do tentar é diferente da opção "ficou bom e eu gostei". E é isso que o Youkai postou, que tentou fazer uma personalidade e não conseguiu.

Não que seja impedido de tentar. Porém, ficar bom, aceitável, agradável e etc, já são outros quinhentos. E se o cara tenta emular uma personalidade que o torne chato para o restante, então pior ainda.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Magyar

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #11 Online: Março 06, 2013, 08:00:05 am »
Aulas de teatro podem ajudar. Ou então de oratória.

Quando eu era pequeno tinha um certo fascínio por ver pessoas com respostas tão boas na ponta da língua. Era algo que eu não conseguia fazer de jeito nenhum, e isso me levou a uma mania que me acompanha até hoje. Vira e mexe, no caminho para algum lugar, antes de dormir ou até mesmo no banheiro, vivo criando monólogos comigo mesmo. Como se estivesse conversando com alguém que posso encontrar durante o dia. Tento interpretar por conta algo que a pessoa diria sobre certo assunto. Crio pessoas com quem conversaria. Por mais bobo que seja, sinto que surtiu algum efeito. Hoje em dia não demoro mais tanto para dar uma resposta na lata. Foi meio que um treinamento que desenvolvi para minha pessoa - não sei se seria de ajuda.

Outra coisa que eu costumava fazer na faculdade era deixar tudo esquematizado antes de apresentar um trabalho. Fazia o trabalho, e fazia um resumo do trabalho. Depois ainda separava em tópicos para a hora da apresentação, e me focava em lembrar deles. Ao menos funcionava.
"Babuínos balbuciam balbúrdias banais, bêbados, em bando."

Offline Lucita

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #12 Online: Março 06, 2013, 09:58:03 am »
Habilidades de comportamento são bem difíceis de aprender, mas não impossíveis. O treino é a chave.

Uma coisa que você pode fazer pra facilitar as coisas é não ficar esperando as oportunidades aparecerem, mas criá-las. Comece um diálogo de uma forma diferente do usual, induza o outro a perguntar alguma coisa ou fazer algum comentário que pode ser usado numa dessas frases de impacto. No caso do ladino, ladinos tem habilidades com as mãos, ele pode fazer coisas sem que ninguém perceba, colocar objetos em bolsos, em lugares inusitados, e usar isso como o fator surpresa. Use o seu conhecimento de acontecimentos anteriores a seu favor, como algum evento que aconteceu com algum personagem no passado e que pode ser usado em alguma fala ou resposta marcante.

Criar as próprias oportunidades é a melhor forma de começar a se adaptar com esse tipo de comportamento. Um bom exemplo disso é isso aqui:


I feel pretty and witty and gaaaaay!

(click to show/hide)

Offline crudebuster

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #13 Online: Março 07, 2013, 12:37:32 pm »
Eu estou no extremo oposto da coisa, eu era muito tímido e hoje sou chato porque não resisto a falar demais.

Mas pode levar a sério as recomendações de leitura e aumente seu vocabulário, as palavras vão estar na ponta da língua se você encher a cabeça com elas.

As pessoas comuns ficam fazendo citações, trejeitos, bordões imitando a série do momento, isso é o padrão.

Se você quiser se destacar como  o cara que faz a mesa de RPG ser a coisa mais legal do mundo precisa ter muito tato pra sintonizar com o que os jogadores querem; Eu sou um ótimo mestre mas era uma peste chata insuportável como jogador.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Madrüga

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #14 Online: Março 07, 2013, 02:09:59 pm »
Aulas de teatro ou oratória são uma proposição absurda.

O que você quer emular? Você curte os momentos "rule of cool" de certos desenhos, filmes ou HQs? Beba direto na fonte. Leia, assista e anote. Ensaie, se for o caso. Não adianta recomendarem "ler muito". Se seu personagem não é um pároco que vai evangelizar indígenas e abolir a escravatura, não adianta ler os sermões do Padre Antônio Vieira.

Por outro lado, ter um personagem que depende de bordões chega a ser meio ridículo. Você tem que tentar "programar" a atitude correta que o personagem teria: pense (e escreva!) na postura que ele tem, alguns trejeitos e se foque neles.

No caso do seu personagem mezzo Tony Stark mezzo Jack Sparrow, que trejeitos dele dão a entender que ele é safadão e pilantrão? Ele não olha o interlocutor no olho, ele toca demais o interlocutor (mão no ombro, dedo em riste, pega o queixo, mão na perna da mulherada), ele faz truques com cartas e flores para impressionar as mulheres, o quê? Depois de definidos esses trejeitos, faça um esforço para interpretá-los e acredito que as palavras virão mais naturalmente.

Eu creio que boa parte da impressão do personagem se dá por uma boa descrição e por AÇÕES. Depois que a imagem que você descreveu fica fixada na mente dos jogadores, acredito ser mais fácil agir de acordo.
« Última modificação: Março 07, 2013, 02:12:19 pm por Madrüga »
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Vincer

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Re:Eloqüencia, articulação e versatilidade na fala
« Resposta #15 Online: Março 17, 2013, 11:25:30 am »
Acho que o caminho q estão pensando está errado, só o post do Madruga me pareceu ter acertado alguns dos pregos. Faço coro ao Madruga quanto a ações, mas vamos falar de 'fala' e interpretação mesmo.

*Bordões podem até ter alguma utilidade mas se tiverem seria limitada, além de quê não constrói personagem e sinceramente pode atrapalhar mais. Vc vai se preocupar com o q decorou e quando ou não aplicar. Pessoas têm manias de fala e alguma piadinha bordão ou moto do personagem pode cair bem mas só isso. Vc tentar planejar frases para algo sem script é o caminho inverso percebe? Além de se preocupar com isso onde deveria estar se divertindo ainda corre o risco de soltar algum num momento desnecessário ou ruim e não contribui nem para o personagem nem para sua diversão.

*Teatro, ler muito? Tudo bem que isso realmente ajuda a construir personagens e criar falas mas estamos falando de um jogo gente, que já demanda demais. O jogo já exige dados, paciência e horas de tempo livre, ainda exigir teatro e ler mais livros? Pior que tanto teatro quanto livros usam outro formato e lógica, livros não vão te ajudar a ser dinâmico ou espontâneo com as falas e o teatro apesar de muito válido com improviso e se soltar te leva demais no 'entrar no personagem' e outros detalhes que convenhamos a mesa do jogo não tem espaço suficiente para isso(a ñ ser q todos estejam na mesma vibe).

Não precisa de muito esforço. Pelo menos como eu faço me parece simples e funciona comigo:

Me parece q vc está preocupado e dando atenção a coisas demais. É o contrário do que alguém disse em focar em algo; Nossa atenção e raciocínio são limitados, se vc dá atenção demais aos outros personagens, situações, mecânicas e etc fica mais difícil pensar no q seu personagem poderia falar. Esse é o ponto mais importante ao meu ver. Claro q importa saber o q acontece ao redor mas não precisa ser seu foco, vc vai perceber que vai se adaptar melhor e falar mais naturalmente.
Seu foco ser sempre 'o q meu personagem pensaria disso', demais atenções são secundárias. Não é pensar 'o q eu poderia falar agora?', 'qual a melhor forma de interpretar x', 'como reagir'... preocupações demais, ponderações demais, que se adicionam a atenção dada ao que acontece ao redor da mesa. Largue um pouco do peso. Se preocupe apenas com 'o q meu personagem pensaria', uma coisa de cada vez para começar, mesmo q ele ñ diga nada.
Vc ñ precisa falar mais para o personagem funcionar, além de ações serem o principal vc ñ precisa provar q o personagem é assim ou assado o tempo todo para os outros para isso. Esquece disso. Se foque mais nisso e vc vai perceber q quando algo q o personagem pensar for 'dizível' vai sair muito mais natural e melhor.
E vc acaba se acostumando a olhar o jogo dessa forma. Com o tempo as falas vão sair mais naturalmente e frequentemente e vc nem mais estará consciente de q está pensando(ou 'tenho q pensar') nisso. Eu comecei a fazer assim logo q comecei a jogar e notei melhoras na hora; E com o tempo nem me lembrava mais q em algum momento mudei minha forma de interpretar ou q raciocínio eu tinha usado até ver esse tópico. Se torna natural.

Outra dica: reaja menos em off, mude para in-character.

Quando algo engraçado acontece na cena, inesperado, foda, preocupante... o mais comum é os jogadores reagirem automaticamente fora de personagem. Nada de errado e vc ñ precisa mudar isso, mas mudar temporariamente acho que pode ajudar. Nas primeiras sessões com um personagem eu sempre faço um pouco disso para pegar o feel e também o grupo sacar logo como esse personagem é, depois não me importo mais com isso. Xingue como ele xingaria. Se ele não acharia graça no q aconteceu recupere um pouco o fôlego da sua risada e fale rindo mesmo como ele não viu graça naquilo. Não precisa ser perfeito, ninguém está num palco ou esperando um oscar afinal. O efeito no jogo é o mesmo e vc vai conseguir vestir o personagem cada vez melhor.

Por fim é algo pessoal, vai muito de cada um: coloque o personagem primeiro, antes das regras.
Isso ñ quer dizer ignorar as regras ou fazer coisas sem noção no jogo por alguma pretensa interpretação. Tem mais haver com raciocínio. Volta no primeiro ponto q falei de se preocupar com outras coisas... o raciocínio q vc estaria usando para pensar in-character fica no fundo da pilha e se vc quer ficar confortável e ser mais natural ele deve estar no topo.
É pensar primeiro como ele reage a x ou o que acharia do q aconteceu do q olhar o q vc pode fazer na ficha ou tentar raciocinar qual o nível de desafio de algo. Vc ñ vai deixar de fazer essas coisas, vc só precisa pensar nelas depois. Tire sua atenção disso, vc pode pensar in-character primeiro e comentar algo e depois perguntar pro mestre qual o dc de algo e se pode rolar x, o jogo não é afetado nem sua performance.

Nada disso é realmente necessário. Não é 'a forma certa de jogar rpg' nem nada parecido. Mas se ñ conseguir isso afeta sua diversão então vale a pena mudar a forma como pensa no jogo. Sem precisar ler mais livros nem entrar no teatro.