Autor Tópico: Color-first  (Lida 1997 vezes)

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Color-first
« Online: Julho 06, 2013, 12:50:41 pm »
O que vocês acham dessa ideia ?

Basicamente, "color-first" denota sistemas focados em trazer a "cor" dos personagens pra frente do jogo e criar situações interessantes e conflitantes in-game a partir disso, ao invés de se proporem a ser meros simuladores de capacidades dos personagens como fazem a maioria dos sistemas clássicos.

Pra ilustrar melhor a ideia, reparem como um Covert Ops eh retratado em dois sistemas diferentes: (ignorem as figuras, vejam as regras! )

Aqui vs Aqui.

O primeiro modela o personagem em função de suas capacidades (destreza, acrobacias, hacking) enquanto o segundo o modela em funcao de situacoes e conflitos potencialmente interessantes que podem ser trazidos pro jogo (traições entre personagens, manipulações, sabotagens (culpando outros), conspirações que afetam o grupo, etc).

Na verdade ambos sistemas tocam nos dois pontos, "cor" e números. A coisa não eh binaria. Mas vocês percebem como o segundo jogo tende a provocar muito mais situações conflitantes ( e consequentemente dramáticas) no jogo, enquanto o segundo eh muito mais "passivo" quanto a isso, sendo quase meramente um simulador de capacidades ?

Concordam?
Discordam ?
"Silva vai procurar um trabalho e para de encher a porra do saco" ?

« Última modificação: Julho 06, 2013, 01:04:20 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Ciggi

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Re:Color-first
« Resposta #1 Online: Julho 06, 2013, 01:55:29 pm »
Ué, nada anormal.

Ate conversei sobre isso esses dias com o Youkai, o sistema tá ali só pra por e números no papel o que o teu personagem faz. Por exemplo o conceito de força vai ser o mesmo em praticamente qualquer jogo, se teu personagem tem força mediana ele vai escolher números que reflitam isso em qualquer sistema que ele use no seu jogo. E conceitos que existam num sistema e não existam no outro não somem, apenas não sou estipulados como regras ou tem uma forma diferente de ser tratado (Carisma no D20 é bem diferente de como é tratado no GURPS por exemplo).

Tudo é uma questão do que o sistema propões. O Sistema é desenhado com um proposito e escolher o que se enquadra melhor na sua proposta de campanha seria a melhor solução pra ver rolando o que tu quer mestrar!

No teu exemplo um dos sistemas é mais direcionado a conflitos pessoais, role play, old school, etc. E obviamente mais agradável pra você. Nada demais!

Re:Color-first
« Resposta #2 Online: Julho 07, 2013, 03:30:58 am »
Mas então você concorda que esse são dois approaches diferentes ? (independente de qual é melhor ou pior)

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Color-first
« Resposta #3 Online: Julho 07, 2013, 04:02:51 am »
De uma coisa eu sei. Não conseguiria fazer um super da mesma maneira no Gurps do modo como faço no Marvel heroic RPG ou no M&M. E olha que o VA já narrou campanha no Gurps 4e e não tinha a mesma fluidez do M&M, que tem uma fluidez diferente do Marvel. Mesma coisa os D&Ds, 4e funciona bem diferente de 3.x, que funciona bem diferente daquela bomba que será o Next.Ou seja, um sistema influencia bastante sim como será uma campanha ou aventura ou sessão.


Offline Ciggi

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Re:Color-first
« Resposta #4 Online: Julho 07, 2013, 11:22:48 am »
Mas então você concorda que esse são dois approaches diferentes ? (independente de qual é melhor ou pior)

Sim!