Autor Tópico: Clérigo domínio da luz  (Lida 18216 vezes)

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Clérigo domínio da luz
« Online: Setembro 25, 2017, 07:15:34 pm »
Olá pessoal. Gostaria de idéias, combos e builds interessantes para um clérigo do domínio da luz. no d&d 5.
Tenho interesse em fazer um multiclasse. Vale a pena? Em qual classe devo investir?
Espero sanar essas dúvidas.
Desde já agradeço.
Forte abraço!
(Se eu esse tópico estiver no board errado, peço que movam. Sou novato no fórum...)

Re:Clérigo domínio da luz
« Resposta #1 Online: Setembro 26, 2017, 12:27:51 pm »
Mais um caso para o "Seminário de Teologia Ofensiva" da Spell.  :b

Citação de: Makyo
Olá pessoal. Gostaria de idéias, combos e builds interessantes para um clérigo do domínio da luz. no d&d 5.

De que tipo de Clérigo? Pura Sabedoria, Sabedoria + For/Des, Sab + Outro Atributo de Conjuração?

Citação de: Makyo
Tenho interesse em fazer um multiclasse. Vale a pena? Em qual classe devo investir?

A menos que seja estritamente necessário, eu não recomendaria isso para um Clérigo da Luz (ou para quase qualquer conjurador mesmo). É possível retirar algumas magias extras da lista do Mago (aka, Magias de Fogo - o Clérigo da Luz é o "L4z0r Cleric" da 5e) e a habilidade Sculpt Spells do Evocador é um pequeno presente para seus aliados, ainda mais numa classe que não tem uma "Habilidade de Nível 20" decente - mas exige um segundo atributo de conjuração e acesso tardio para suas magias.


Re:Clérigo domínio da luz
« Resposta #2 Online: Setembro 26, 2017, 04:57:32 pm »
Tive uma experiência rápida com o Light Cleric (níveis 1 a 4).

Basicamente, ele era o seguinte:

Citar
Race: Human (Variant)
Background: Hermit
Alignment: NG

Proficient Skills: History (INT), Insight (WIS), Medicine (WIS), Perception (WIS), Religion (INT), Investigation (INT)

Armor: Scale mail, Shield
Weapon: dagger
Other: Holy Symbol (emblem on shield)

Standard array: 15, 14, 13, 12, 10 e 8.

Attributes and feats
Lv. 1: STR 8, DEX 14, CON 14, INT 10, WIS 16, CHA 12, Resilient CON
Lv. 4: STR 8, DEX 14, CON 14, INT 10, WIS 18, CHA 12, Resilient (CON)


Typically prepared spells
Cantrips: Guidance, Sacred Flame, Mending, Light.
1st level: Bless, Command, Cure Wounds, Healing Word, Sanctuary.
2nd level: Hold Person, Spiritual Weapon, Silence, Scorching Ray.

A ideia era dar suporte e lançar magias à distância.

Quanto a multiclass, vai muito do que vc quer pro personagem. Talvez alguns níveis de Sorcerer (por Quickened, Careful ou Twinned Spell) ajudem, mas isso em níveis bem mais altos (14+).

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Re:Clérigo domínio da luz
« Resposta #3 Online: Setembro 27, 2017, 11:26:31 am »
Então, que tipo de clérigo você quer? Clérigo porradeiro? Clérigo pra auxiliar os amiguinhos? Clérigo pra mandar magia nas inimiga?

Se quiser um porradeiro, pegar dois níveis de paladino não é ruim.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Clérigo domínio da luz
« Resposta #4 Online: Setembro 29, 2017, 11:58:31 pm »
(vou utilizar vários nomes em inglês, porque não sei qual o nome/termo que as traduções não-oficiais utilizam)

A melhor build possível pra um Clérigo com Domínio da Luz é enfiar tudo em Sabedoria, e, em segundo, Constituição. E fazer o papel de "blast" do grupo (dano alto com magias, como burning hands, scorching ray, fireball, etc.), enquanto concentra em buffs ou outras magias úteis para o grupo, e é mais ou menos o que o Bispo já postou na build dele.

Perceba como muitas das magias da lista do Domínio da Luz são magias de dano de Feiticeiro e/ou Mago, e se atente para a habilidade de nível 8 do Domínio, que permite você adicionar seu modificador de Sabedoria no dano das cantrips (magias nível 0) que você utilizar - habilidade esta que não é muito comum no jogo, a não ser casos específicos como Bruxo (Warlock) com a Invocação Agonizing Blast, Feiticeiro Dracônico (e apenas para o tipo de dano associado ao tipo de dragão que escolheu), e Mago da escola de Evocação.

Ou seja, veja o Domínio da Luz como um Clérigo com um viés de Feiticeiro/Mago, com potencial de causar muito dano mágico, mas bem menos vulnerável (CA e PVs mais altos).

Como cantrips iniciais, pegue: sacred flame, guidance, e um outro que você quiser, eu particularmente gosto de thaumaturgy, por causa de roleplay e tal.

Se for pegar Multiclasse, faça isso apenas depois de alcançar 8 níveis como Clérigo. Com isso terá dois Aumentos de Valores de Habilidade, e será capaz de adicionar o modificador de Sabedoria nas cantrips, como mencionado antes. Note que esta habilidade não funciona para cantrips de outras classes - se, por exemplo, você pegar multiclasse Feiticeiro, e escolher a cantrip firebolt, seu modificador de Sabedoria não será adicionado ao dano do firebolt. O melhor mesmo é evoluir como Clérigo até o final, exceto poucas opções, como Feiticeiro, por causa de metamagia (como o Bispo mencionou).

Se você pretende utilizar buffs e/ou outras magias muito úteis de Concentração da lista de Clérigo com frequência (e você deveria fazer isso), como, por exemplo, bless, hold person e spirit guardians, considere pegar o talento War Caster. Esta opção é muito viável também porque não há motivo para não utilizar um escudo.

Outra opção de talento é Heavily Armored, pra você pegar proficiência com armaduras pesadas. Plate armor + escudo é muito forte, ainda mais somado a uma Constituição razoável.

Mais um talento que vale a pena dar uma olhada é Elemental Adept. A maioria das suas magias de dano causarão dano tipo fogo, e a resistência à "dano mágico" mais comum do jogo é justamente fogo.

Quanto às raças, as melhores opções são: Humano (variante, talento: War Caster/Heavily Armored/Elemental Adept), Anão das Colinas (+2 Con, +1 Sab), Firbolg (Volo's Guide to Monsters; +2 Sab, +1 For), ou qualquer outra coisa que conceda bônus de Sabedoria.

Por fim, abuse de spirit weapon.
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 12:12:33 am por Freakey »

Re:Clérigo domínio da luz
« Resposta #5 Online: Setembro 30, 2017, 06:28:37 pm »
Gostaria de precisar alguns pontos sobre os comentários do Freakey

A melhor build possível pra um Clérigo com Domínio da Luz é enfiar tudo em Sabedoria, e, em segundo, Constituição. E fazer o papel de "blast" do grupo (dano alto com magias, como burning hands, scorching ray, fireball, etc.), enquanto concentra em buffs ou outras magias úteis para o grupo, e é mais ou menos o que o Bispo já postou na build dele.

A depender do build, Burning Hands geralmente não é uma opção muito boa (por isso, quase nunca a preparava no personagem que comentei). Você tem uma média de 10,5 de dano (ou 5,25 numa falha) -- o que é considerável sim para um Laser Cleric em níveis 1-2 --, mas o problema são o 15 ft cone de alcance e o "fogo amigo". Ela requer que vc fique próximo dos inimigos e, ao mesmo tempo, evite acertar seus aliados. Trocando em miúdos, é importante ter um posicionamento adequado para usá-la com todo seu potencial -- e isso geralmente é difícil.

O mesmo vale, em certa medida, para Fireball. Ela é excelente (28 de dano médio num acerto para um magia de nível 3 é formidável, praticamente um "limpa minions" e até mais quando vc a consegue no nível 5), mas também tem o problema do "fogo amigo". Daí a opção por Careful Spell do Sorcerer ou Sculpt Spells do Evoker Wizard. Tanto que nem planejava usá-la recorrentemente, mas sim usar Scorching Ray em slot de magias de níveis mais altos (cujo dano escala surpreendentemente bem).

Se você pretende utilizar buffs e/ou outras magias muito úteis de Concentração da lista de Clérigo com frequência (e você deveria fazer isso), como, por exemplo, bless, hold person e spirit guardians, considere pegar o talento War Caster. Esta opção é muito viável também porque não há motivo para não utilizar um escudo.

Aqui tem um ponto de divergência: enquanto considero Spirit Guardians excelente, ela requer um build mais direcionado. Um personagem com boas defesas (AC, WIS e CON) e Pontos de Vida. Isso porque ela tem uma lógica semelhante a Burning Hands que comentei acima (raio de ação de 15 ft). Para um Light Cleric padrão, é razoavelmente arriscado.

Sobre feats:

Elemental Adept realmente é uma boa. Assino embaixo.

Warcaster e Heavily Armored, na minha opinião, vão do build. A intenção de pegá-los signfica que vc pretende ter um personagem mais orientado ao combate corpo-a-corpo (o que eu considero subótimo num Light Cleric, mas enfim). Aí a opção do Hill Dwarf, além do Varian Human, pode ser uma boa realmente -- embora seja reticente quanto a pegar Heavily Armored.

Se vc não for para linha de frente, Resilient (Constitution) é mais efetivo, na minha opinião. Lógico que vantagem num teste equivale, estatisticamente, a um +5, mas Resilient é progressivo (começa com +2 e termina em +6, o bônus de proeficiência).

PS: Quando bati o olho no título do tópico pela primeira vez, li "Clérigo de Iuz" e pensei "eeeeitaa!" :P
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 06:33:01 pm por Bispo »