(vou utilizar vários nomes em inglês, porque não sei qual o nome/termo que as traduções não-oficiais utilizam)
A melhor build possível pra um Clérigo com Domínio da Luz é enfiar tudo em Sabedoria, e, em segundo, Constituição. E fazer o papel de "blast" do grupo (dano alto com magias, como burning hands, scorching ray, fireball, etc.), enquanto concentra em buffs ou outras magias úteis para o grupo, e é mais ou menos o que o Bispo já postou na build dele.
Perceba como muitas das magias da lista do Domínio da Luz são magias de dano de Feiticeiro e/ou Mago, e se atente para a habilidade de nível 8 do Domínio, que permite você adicionar seu modificador de Sabedoria no dano das cantrips (magias nível 0) que você utilizar - habilidade esta que não é muito comum no jogo, a não ser casos específicos como Bruxo (Warlock) com a Invocação Agonizing Blast, Feiticeiro Dracônico (e apenas para o tipo de dano associado ao tipo de dragão que escolheu), e Mago da escola de Evocação.
Ou seja, veja o Domínio da Luz como um Clérigo com um viés de Feiticeiro/Mago, com potencial de causar muito dano mágico, mas bem menos vulnerável (CA e PVs mais altos).
Como cantrips iniciais, pegue: sacred flame, guidance, e um outro que você quiser, eu particularmente gosto de thaumaturgy, por causa de roleplay e tal.
Se for pegar Multiclasse, faça isso apenas depois de alcançar 8 níveis como Clérigo. Com isso terá dois Aumentos de Valores de Habilidade, e será capaz de adicionar o modificador de Sabedoria nas cantrips, como mencionado antes. Note que esta habilidade não funciona para cantrips de outras classes - se, por exemplo, você pegar multiclasse Feiticeiro, e escolher a cantrip firebolt, seu modificador de Sabedoria não será adicionado ao dano do firebolt. O melhor mesmo é evoluir como Clérigo até o final, exceto poucas opções, como Feiticeiro, por causa de metamagia (como o Bispo mencionou).
Se você pretende utilizar buffs e/ou outras magias muito úteis de Concentração da lista de Clérigo com frequência (e você deveria fazer isso), como, por exemplo, bless, hold person e spirit guardians, considere pegar o talento War Caster. Esta opção é muito viável também porque não há motivo para não utilizar um escudo.
Outra opção de talento é Heavily Armored, pra você pegar proficiência com armaduras pesadas. Plate armor + escudo é muito forte, ainda mais somado a uma Constituição razoável.
Mais um talento que vale a pena dar uma olhada é Elemental Adept. A maioria das suas magias de dano causarão dano tipo fogo, e a resistência à "dano mágico" mais comum do jogo é justamente fogo.
Quanto às raças, as melhores opções são: Humano (variante, talento: War Caster/Heavily Armored/Elemental Adept), Anão das Colinas (+2 Con, +1 Sab), Firbolg (Volo's Guide to Monsters; +2 Sab, +1 For), ou qualquer outra coisa que conceda bônus de Sabedoria.
Por fim, abuse de spirit weapon.