Autor Tópico: Bater em Retirada e Replanejar  (Lida 12752 vezes)

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Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #15 Online: Março 18, 2013, 11:10:06 am »
Ontem ocorreu algo interessante na campanha que estamos jogando (Carrion Crown - Pathfinder).

Temendo perder a confiança dos aldeões, os personagens, que haviam invadido o cemitério, desistiram de confrontar alguns quargas que vigiavam o local. Eles retornaram para seus aposentos, tiveram uma noite de sono, e no dia seguinte foram conversar com o sacerdote local para liberar o cemitério para que eles pudessem fazer a investigação que desejavam.

Achei interessante que eu não precisei nem mencionar essa possibilidade, caso aldeões dessem conta do desaparecimento dos guardas (aldeia pequena e tal). Eles mesmos se retiraram e reavaliaram que a alternativa de convencer o sacerdote era mais eficaz.

Em um outro ponto, querendo testar os jogadores, adicionei um encontro aleatório com uma Pantera Deslocadora. A criatura apenas cruzou a frente deles, sem fazer menção de atacar e continou correndo floresta a dentro. Eles a perseguiram pela floresta, mas desta vez não desistiram. Estavam realmente interessados em confrontá-la. Desistiram aenas pelo cansaço, pois a perseguição não os estava levando a nada frutífero.

Fiquei pensando em como contraditoriamente eles arriscariam a vida em um encontro propositalmente desproporcional, mas não arriscariam o seu nome (confiança) em um encontro anterior mais banal.
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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #16 Online: Março 18, 2013, 11:25:14 am »
Porque enfrentar uma pantera deslocadora é mais interessante do que o guarda 1 e o guarda 2.

Tem que lembrar que isso é um jogo e que enfrentar criaturas, combates divertidos, etc. são coisas esperadas numa sessão de D&D.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #17 Online: Março 18, 2013, 11:39:17 am »
Uhum... o que achei contraditório foi que o valor dado ao encontro foi superior a própria vida. Sendo que um dos personagens tinha conhecimento de sobra para saber que a fera não os hostilizava e outro sabia o suficiente para identificar que ela era poderosa demais para eles naquele momento. Em resumo, eles estavam munidos de toda informação necessária para evitar o encontro naquele momento, mas ainda insistiam.

O que eu achei engraçado é que, geralmente, esse é o perfil dos mesmos jogadores depois vão reclamar com o DM o motivo de algo negativo que tenha acontecido com seus personagens. Mas enfim, foi apenas um teste. No final eles reportaram a guarda local a existência do bicho, o que foi até positivo para eles junto a população.
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Offline Vincer

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #18 Online: Março 18, 2013, 10:32:40 pm »
Eles tinham o conhecimento, mas lembraram disso? Vc os lembrou ou mencionou isso?

Há outras questões que podem ter influenciado nesse comportamento. Desde eles nunca terem enfrentado essa criatura(que é legal) até mesmo a campanha estar a tempo demais com confrontos mais mundanos ou adversários repetidos.

Mas acima disso tudo acredito que questões morais também influenciaram, talvez mais que o restante, mesmo que inconscientemente. Situação A os guardas são 'inocentes' fazendo seu trabalho. São membros da cidade onde os pcs estão, suas mortes poderiam ser mal vistas, isso poderia levar a uma conexão com os personagens e problemas com autoridades...

No outro contexto não há nenhuma consequência negativa além de eles não darem conta, o que como 'heróis' num jogo heróico eles claramente querem se desafiar. Além do mais, mesmo sendo uma criatura acima deles sempre há uma esperança quando nos vemos em números maiores, nada mais natural.

Motivação também: em A guardas não são nenhum desafio nem tinham nada pessoal contra os guardas(ex: vingança, justiça). Em B há motivações justificáveis in-game sim: caça é um hobby bem real, é um 'monstro' conhecido como desafiador, qualquer guerreiro orgulhoso gostaria de pendurar a cabeça de uma na parede de sua casa. Sem falar que em A os guardas eram apenas obstáculo a um objetivo onde havia caminhos alternativos.

Gostei do seu teste, pode ser legal vc fazer outro experimento parecido, mas dessa vez em condições mais 'similares'. Uma criatura igualmente exótica mas por algum motivo aliada de uma outra cidade, eles teriam o mesmo impulso? Entender quais as cenouras os jogadores correm atrás é sempre útil.
Eu gosto de testar os jogadores que não conheço, sempre faço isso no começo de campanhas, mas sempre com situações sem consequências pesadas. É muito útil saber mais ou menos como pensam, quais seus impulsos e tal para melhor planejar os jogos e não correr riscos de se encontrar numa situação apertada sem saber como prosseguir por causa de alguma reação inesperada.

Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #19 Online: Março 26, 2013, 04:35:41 pm »
Fiquei pensando em como contraditoriamente eles arriscariam a vida em um encontro propositalmente desproporcional, mas não arriscariam o seu nome (confiança) em um encontro anterior mais banal.
Cara, pode ser a mesma coisa que acontece com meu grupo: os caras, como jogadores, simplesmente não enxergam a situação com os guardas como um Encontro.

Por mais que você trabalhe em cima disso, os caras só conseguem enxergar Encontro = Combate.

Já só de você mencionar que existe uma Pantera Deslocadora no ambiente desperta a sirene "Encontro", "XP", e como D&D (supondo que estão jogando D&D, pela Pantera Deslocadora) é um RPG feito em cima de um conceito de VENCER ENCONTROS (ele é feito com a premissa que os PJs não serão derrotados, afinal os livros te dizem o tempo todo que um "bom encontro" consome uma certa quantia (não lembro o número exato) dos recursos dos PJs), os caras não pensam nem por um segundo em nada que não seja "devemos derrotá-la", afinal, Monstro = XP.
« Última modificação: Março 26, 2013, 04:37:32 pm por Freakey »

Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #20 Online: Março 26, 2013, 11:37:52 pm »
Citar
Eles tinham o conhecimento, mas lembraram disso? Vc os lembrou ou mencionou isso?
Sim, sim. Inclusive eu mesmo havia pedido para o jogador rolar o conhecimento arcano do personagem dele para que eu pudesse narrar detalhes sobre a criatura. Eles sabiam e realmente deixei claro que "eles iriam morrer" se enfrentassem a criatura naquele momento, dado a diferença de poder. Nesse ponto, a questão de "caçar + XP", como mencionado, realmente falou mais alto.

Citar
(...) Desde eles nunca terem enfrentado essa criatura(que é legal) até mesmo a campanha estar a tempo demais com confrontos mais mundanos ou adversários repetidos.
(...)
Gostei do seu teste, pode ser legal vc fazer outro experimento parecido, mas dessa vez em condições mais 'similares'.(...)
Foi a primeira sessão da campanha, mas os encontros realmente ficaram num nível muito diferente de interesse. Neste domingo teve a segunda sessão, mas nada de diferente ocorreu. Na próxima sessão é provável que os jogadores tenham que fazer escolhas nesse sentido novamente, mas como serão eventos diferentes, vou aguardar para saber a reação deles.

Cara, pode ser a mesma coisa que acontece com meu grupo: os caras, como jogadores, simplesmente não enxergam a situação com os guardas como um Encontro.

Por mais que você trabalhe em cima disso, os caras só conseguem enxergar Encontro = Combate.

Já só de você mencionar que existe uma Pantera Deslocadora no ambiente desperta a sirene "Encontro", "XP", e como D&D (supondo que estão jogando D&D, pela Pantera Deslocadora) é um RPG feito em cima de um conceito de VENCER ENCONTROS (ele é feito com a premissa que os PJs não serão derrotados, afinal os livros te dizem o tempo todo que um "bom encontro" consome uma certa quantia (não lembro o número exato) dos recursos dos PJs), os caras não pensam nem por um segundo em nada que não seja "devemos derrotá-la", afinal, Monstro = XP.
Acho que o papel do DM nesse ponto é apenas de organizador (e ajudar os personagens um pouquinho, quando o jogador resolve fazer estupidez). O sistema meio que induz a isso, mas não acho que os jogadores deveriam se agarrar a esta proteção dessa forma, já que o fator aleatório também está presente.

É possível personagens nível 1 derrotarem um encontro CR 6? Eu creio que sim, com um pouco de planejamento e ajuda, tipo convencer o delegado local a ceder alguns guardas para a caçada, mas partirem sozinhos pro mano a mano é um risco bem grande de se correr neste momento onde todos são mais dependentes de uma boa rolagem.
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Offline Smaug

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #21 Online: Março 27, 2013, 10:39:10 am »
Citar
É possível personagens nível 1 derrotarem um encontro CR 6? Eu creio que sim, com um pouco de planejamento e ajuda, tipo convencer o delegado local a ceder alguns guardas para a caçada, mas partirem sozinhos pro mano a mano é um risco bem grande de se correr neste momento onde todos são mais dependentes de uma boa rolagem.
Só que isso é o oposto do que D&D se compromete a fazer nas edições mais recentes, mesmo se você levar em conta a 3.x com o talento liderança.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #22 Online: Março 27, 2013, 11:09:07 am »
Não me recordo de haver ponto específico sobre isso no D&D, mas de qq forma é uma situação comum em grupos pequenos, como o meu. Eu diria que é possível, mas não sem um desafio para isso.

(click to show/hide)

E sem querer me garantir só na regra de ouro, a campanha pronta que estamos jogando atualmente (Pathfinder - Carrion Crown), também tem mecânica parecida.
(click to show/hide)

Em resumo, mesmo que seja uma condição contrária a mecânica do sistema, é tão comum que acho que deveria estar lá.
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Offline Torneco

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #23 Online: Março 28, 2013, 07:17:08 pm »
Em 13th Age, o jogo possui uma mecânica de fuga bem simples. Se em algum momento do combate o grupo decidir que está dando tudo errado, eles podem escolher fugir, levando aliados caídos e fugindo da cena. Mas isso acarreta uma derrota na campanha, agravando o problema que estão tentando resolver. Além disso, ele explica que há situações onde, pelo evento, isso não é possível, e o DM deve indicar que a fuga não seria possível.

Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #24 Online: Março 28, 2013, 08:53:25 pm »
Além disso, ele explica que há situações onde, pelo evento, isso não é possível, e o DM deve indicar que a fuga não seria possível.

Tipo musiquinha especial de chefe?
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Torneco

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #25 Online: Abril 01, 2013, 12:10:13 pm »
Tipo, o vilão não vai ser legal e não chutar cachorro morto, ou melhor, player caído.

Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #26 Online: Abril 02, 2013, 09:48:35 am »
Terminamos na semana passada a terceira sessão da primeira aventura da campanha. A aventura é dividida em quatro partes e os personagens já concluiram uns 95% da terceira parte, faltando apenas um evento para encerrá-la. Com isso eles já evoluiram do 1º ao 3º nível, o que lhes tem dado ainda mais confiança em meio aos combates esporádicos. Essas três primeiras partes foram bem lentas em relação a isso.

Eles devem atingir o 4º nível pela metade ou ao final da quarta parte, mas de qualquer forma eu costumo permitir as evoluções ocorrerem apenas após um tempo de descanso. Resumindo, a menos que eles saiam da masmorra para isso, eles devem percorrê-la no terceiro nível. Eles estão bem equipados e devem ter alguma dificuldade apenas com as principais assombrações do local, mas justamente por se tratar de assombrações confinadas, eles terão bastante facilidade para fugir em caso de algo pior ocorrer. Vou tirar minhas impressões disso nas próximas duas semanas, que deve ser o tempo necessário para eles concluirem essa última parte.
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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #27 Online: Abril 02, 2013, 07:13:15 pm »
Sou completamente contra matar personagens. Sei que é da regra, é um jogo, ele está ali para morrer ou não, mas acho que perde muito da diversão quando um personagem morre. O simples fato de um jogador, por exemplo, perder um personagem de nível 20 em uma campanha de um ano, ter que criar outro já desmotiva. É como Rodrigo Santoro em Lost, encaixar um novo personagem no meio de outros que já estão enturmados e ter que fazer aquela amizade forçada entre eles para a campanha continuar é um saco.

Sou a favor de matar personagens de jogadores que estão atrapalhando a campanha, ou estão superpoderosos demais e acabam atrapalhando o andamento do jogo e desequilibrando o jogo.

Em jogo, para mostrar que o vilão é muito mais poderoso que eles, prefiro que eles tomem um sacode dele e sejam salvos, ou escapem, graças a um NPC a fazer eles fugirem, porque sei que meu grupo, ou ex-grupo no caso, não fugiria.

Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #28 Online: Abril 02, 2013, 08:21:03 pm »
Em nossas campanha adotamos a política da rolagem aberta. Meus jogadores não gostam do famoso "escudo do mestre" e preferem que as rolagens sejam vistas por todos, inclusive as rolagens aleatórias que eu não menciono o motivo (tipo a furtividade de alguma criatura). Eles se sentem jogando de forma justa assim.

Por este motivo, também é difícil salvá-los de um crítico na hora errada, do tipo que os reduz a -18pv, ou de uma falha no teste de saltar quando tentam trespassar um rio de lava. Dá para adicionar meios de resgatar os personagens, e isso é feito com frequência, mas por causa dessa configuração que usamos, a morte é algo comum.

Por exemplo, em uma partida eu jogava com um paladino que estava no terceiro nível. Ele morreu em combate e, rapidamente, criei a ficha de um ranger de mesmo nível. Esperei uns 20 minutos para o DM alocar o personagem com o grupo e, na primeira rodada do combate seguinte, ele levou um crítico de um orc e morreu ( :tsc:). Criei outra ficha, dessa vez de um monge (pra fugir mais rápido  :linguinha:)... esperei outros vinte minutos enquanto a aventura seguia com os demais personagens até o DM poder alocar o meu e jogamos até o 12º nível, quando a campanha terminou.

Lidar com personagens desequilibrados é complicado. Ao mesmo tempo que eles atrapalham drasticamente a boa evolução da aventura, eles também são nutridos pelo amor de seus jogadores. Nesse ponto tem que haver algum entendimento... o ideal é permitir o jogador jogar a vontade, mas sempre deixando claro que suas escolhas podem ter que ser modificadas se isso atrapalhar a diversão do jogo tanto para os outros jogadores quanto para o DM.
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Offline Arcane

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Re:Bater em Retirada e Replanejar
« Resposta #29 Online: Maio 17, 2013, 02:29:34 pm »
Tivemos um hiato de uns 45 dias na campanha, mas este sábado iremos jogar. Um dos jogadores teve que se ausentar da campanha, por que a pós-graduação estava necessitando de mais dedicação. Com isso entra em jogo um NPC que eu já tinha planejado, mas que estava apenas no canto da cena.

Estamos na quarta, e final, parte da primeira aventura. Sem mais longos dias de pesquisa e interação social, agora é só exploração e combate. Mesmo tendo explorado 65% da masmorra e seus recursos estarem alcançando o limiar de perigo, os jogadores ainda persistem em continuar. Os 35% restantes é referente ao último pavimento da masmorra e é justamente onde estão os "chefes" se encontram, embora eles não saibam que é o último nível e nem que tem brutamontes por lá. Quero ver como eles se sairão. Tenho três gatilhos de fuga para o caso da situação agir contra os jogadores, mas eles precisam querer usar. Vai ser legal para testar o quanto de amor os jogadores têm por seus personagens.  :diabanjo:
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