Pode parecer exagerado agora, mas eu tentei ler o Gurps Lite. Tentei de verdade, sério, com muita força de vontade. Não tive problema com a falta de ilustrações e cenário, estou acostumado a ler "SRDs" por ai, mas alguma coisa nele era tão estranha, sei lá o que poderia ser, que eu sentia o que chamo de "agonia nos ossos":
Essa "coisa estranha" indefinível eu chamo pré-conceito.
Me incluo no grupo que cresceu com Gurps e, de fato, não o considero um sistema complexo. A graça é que, como alguns já apontaram por cima, ele
pode ficar tão complexo quanto você desejar.
Não tenho grupo e há muito tempo não jogo, mas estou tentando conceber uma campanha baseada numa mistura complexa entre Gurps Cyberpunk, Psiquismo, Supers e Illuminati, tomando como referência os universos literários do Thomas Pynchon. E é por isso que eu gosto tanto desse sistema.
Aliás, eu ainda não conheço a 4a Ed.; se alguém puder me apontar as vantagens/desvantagens em relação à 3a edição (principalmente no que tange a essa campanha que mencionei), fico grato.