Polêmica: Todo jogador de GURPS é chato e merece o sistema. Savage Worlds e M&M é cool demais para eles.
Mas isso não é polêmico, isso é uma verdade universal.
Polêmica é quase todo não-jogador de GURPS ter algo ruim pra dizer a respeito do sistema.
Enquanto cada versão de D&D é um parto, de onde pode vir o messias para salvar a bancarrota da editora ou uma diarréia que vai acabar com um dos pilares da nerdice estadunidense, GURPS cada vez teve mais compendiums e no máximo alguém diz que não precisa daquele e prefere outro livro que se adapte à seus gostos pessoais na campanha.
Não é um sistema que te pegue pelo braço e ensine a mestrar "do jeito certo" nem a usar regra da melhor maneira em todos os casos, nisso acho que os críticos podem se regozijar.
Virou mais uma piada de salão dizer que tem regra até pra cavar buraco enquanto vagabundo me escreve guia de classes com "Acuidade com Arco" e se diz o melhor RPG do hemisfério sul, ou guerrinhas ridículas de "seu 3.5 é videogame de papel" seu 4.0 é MMORPG de papel"... "O M&M que é bom, o resto é porradaria"...
Antes da Internet, GURPS Cyberpunk era um dos livros que descrevia tão bem o que era hacker, phreaker, etc, que o FBI foi bater na porta do Steve Jackson pra saber que porra era aquilo. Tem uma seção sobre TCP/IP no livro. Muito foda.
Alguém aparece em sitcom retardada movida a claque eletrônica dizendo que joga GURPS?
Não.
Os cães ladram e a caravana passa.