Que deveria ser justo e equilibrado para cada participante, como é xadrez, ludo war e demais jogos famosos?
Que você seja punido por suas decisões ruins, já é tenso num jogo de tabuleiro como banco imobiliário, no rpg onde você quer viver uma história isso não deve ser o propósito jamais.
Até aceito e entendo que a busca do equilíbrio (e o próprio equilíbrio em si) não existia, até porque era tudo experimental ali. Mas já era perceptível que havia o desejo que ele existisse, vide que magos começavam com menos pvs e sem armaduras. Não era só questão de estética, mas uma forma primitiva de equilíbrio, como bem sabemos as regras iam quebrar mais tarde.
Colocar a responsabilidade nesse jogo primitivo é meio exagerado, mas vemos que jogos de tabuleiros modernos já aplicam isso de forma bem melhor, como Cosmic Encounters. MMOs também buscam o equilíbrio para que cada classe seja atrativa de ser jogada e não você ser punido por escolher uma classe que é inferior às outras de alguma forma.
Eu entendo que essa busca levou bastante tempo, mas a maioria dos rpgs modernos conseguiu chegar a um bom termo no seu sistema de regras. E sem precisar colocar a responsabilidade nas mãos do mestre e dos jogadores. Eu acho bem melhor quando não é preciso podar ninguém para que todos tenham diversão.
D&D deu um avanço com a 4e nesse quesito e tenho esperança que o Next não jogue isso fora, mesmo sendo um saudosista 3.X