Autor Tópico: [Rabisco] Roles definindo ações e não perícias  (Lida 1296 vezes)

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[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Online: Fevereiro 18, 2013, 12:41:52 pm »
Puxando a idéia já discutida sobre o modelo de perícias de Leverage aqui (Papéis, em vez de listas de perícias), eu estava pensando aqui com meus botões.

Supondo o modelo de divisão de vários MMOs e também o utilizado na 4e:

Agredir
Resistir
Recuperar/Anular
Causar Efeitos Negativos

E se em vez de Roles e perícias, os personagens ganhassem dados para distribuir entre essas 4 funções? E o conjunto delas forma uma indicação do personagem que ele é (mais agressivo, mais resistente, etc.). E uma lista de perícias fosse distribuída dentro deles? Exemplo:

Um personagem possui
Agredir d10
Resistir d8
Recuperar/Anular d8
Causar Efeitos Negativos d6

E da lista de perícias, seu jogador escolhe Furtividade, Blefe, Punga e Esportes. Ele então passa a distribuir dentro de suas funções:

Agredir d10: Furtividade
Resistir d8: Blefe
Recuperar/Anular d8: Esportes
Causar Efeitos Negativos d6: Punga

Quando o personagem tenta usar Furtividade para provocar alguma forma de stress no alvo (como um ataque furtivo), ele lança d10. Quando ele usa Blefe para resistir a mentira de alguém, ele usa d8. Quando ele tenta usar Esportes para diminuir o dano de uma queda ou evitar um ataque, ele usa d8. E Punga quando ele tenta causar um efeito negativo que não possa causar stress no alvo (como roubar a carteira), jogando um d6.

O personagem poderia comprar a mesma perícia várias vezes, para distribuir ela entre as diferentes funções.
Esse aqui foi mais um rabisco para colocar idéias em algum lugar. Isso me veio hoje de manhã e era algo que eu não conseguia deixar de pensar, então resolvi colocar num papel para ver como ficaria. E já aproveitar pra partilhar.

Um modelo neste estilo poderia ser desenvolvido para que tipo de jogo? Acho que um Final Fantasy da vida ou algo baseado num MMO.
« Última modificação: Fevereiro 18, 2013, 12:44:47 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Resposta #1 Online: Fevereiro 19, 2013, 08:19:12 am »
Esse modelo parece restringir muito a importancia das pericias e descricoes na hora do jogo, reduzindo tudo a mero fluff pra esses 4 atos que voce definiu + valor do dado. É como se a pericias e descricoes fosse dado o mesmo grau de importancia que informacoes como altura, peso, etnia e cor do cabelo do personagem - mero fluff irrelevante mecanicamente.

Mas não sou tão inteirado assim com d&d4, então posso ter perdido alguma coisa.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Madrüga

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Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Resposta #2 Online: Fevereiro 19, 2013, 09:27:23 am »
Eu curtiria essa opção combinada com a outra, separando combate e perícias.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Resposta #3 Online: Fevereiro 19, 2013, 09:55:14 am »
Eu curtiria essa opção combinada com a outra, separando combate e perícias.

Unh. Eu escrevi isso para rabiscar a idéia. Como isso poderia ser separado em combate e perícias?

Algo como quatro funções para combate e quatro funções para fora dele?
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Offline Madrüga

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Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Resposta #4 Online: Fevereiro 19, 2013, 10:34:37 am »
Mas isso só sendo usado dentro de combate. Talvez manobras caíssem dentro de "causar efeitos negativos", então você poderia ter um cara com Agredir d6, mas CEN d12, um mestre das manobras.

Não sei se te interessa separar papel de combate / papel fora dele, mas não consegui visualizar muito os seus exemplos.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Rabisco] Roles definindo ações e não perícias
« Resposta #5 Online: Fevereiro 19, 2013, 11:28:12 am »
Eu quis rabiscar pra ver o que podia extrair. Realmente, é uma opção. E serviria bem pra um sistema de combate, num jogo que o foco fosse isso (talvez um Beat them up, estilo jogos de Snes e Mega dos anos 90?).
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