Puxando a idéia já discutida sobre o modelo de perícias de Leverage aqui (Papéis, em vez de listas de perícias), eu estava pensando aqui com meus botões.
Supondo o modelo de divisão de vários MMOs e também o utilizado na 4e:
Agredir
Resistir
Recuperar/Anular
Causar Efeitos Negativos
E se em vez de Roles e perícias, os personagens ganhassem dados para distribuir entre essas 4 funções? E o conjunto delas forma uma indicação do personagem que ele é (mais agressivo, mais resistente, etc.). E uma lista de perícias fosse distribuída dentro deles? Exemplo:
Um personagem possui
Agredir d10
Resistir d8
Recuperar/Anular d8
Causar Efeitos Negativos d6
E da lista de perícias, seu jogador escolhe Furtividade, Blefe, Punga e Esportes. Ele então passa a distribuir dentro de suas funções:
Agredir d10: Furtividade
Resistir d8: Blefe
Recuperar/Anular d8: Esportes
Causar Efeitos Negativos d6: Punga
Quando o personagem tenta usar Furtividade para provocar alguma forma de stress no alvo (como um ataque furtivo), ele lança d10. Quando ele usa Blefe para resistir a mentira de alguém, ele usa d8. Quando ele tenta usar Esportes para diminuir o dano de uma queda ou evitar um ataque, ele usa d8. E Punga quando ele tenta causar um efeito negativo que não possa causar stress no alvo (como roubar a carteira), jogando um d6.
O personagem poderia comprar a mesma perícia várias vezes, para distribuir ela entre as diferentes funções.
Esse aqui foi mais um rabisco para colocar idéias em algum lugar. Isso me veio hoje de manhã e era algo que eu não conseguia deixar de pensar, então resolvi colocar num papel para ver como ficaria. E já aproveitar pra partilhar.
Um modelo neste estilo poderia ser desenvolvido para que tipo de jogo? Acho que um Final Fantasy da vida ou algo baseado num MMO.