Fala cambada, to com um dilema aqui, e queria umas ideias.
Seguinte: eu queria apresentar o Runequest para uns amigos, mas tenho certeza que nenhum vai topar devido a complexidade dele. Então pensei em convertê-lo pra algo mais simples, só que mantendo suas características principais/emblemáticas, que considero: 1. realismo, 2. intuitividade, e 3. "coerência antropológica" (desculpem, não consegui achar um termo melhor do que isso).
Então eu fiz alguns esboços mentais aqui:
1. "intuitividade", que é baseada na mecânica de percentil (2d10) dele. Isso poderia ser convertida em 1d20 (se lembrarmos que uma escala de 1 a 100, contada de 5 em 5%, equivale a uma escala de 1 a 20 mesmo). Ou seja, uma habilidade "Parede de Escudos: 45%" se tornaria "Parede de Escudos: 9". O problema seria perder a tal curva de probabilidade que 2 dados oferecem. (mas também não sei se uma curva de 2 dados faz tanta diferença assim com relação a 1 dado só.. sei lá).
2. "Realismo". Acho que esse seria o mais fácil, não ? Seria uma questão de ajustar níveis de dano e proteção/resistência de tal forma que a coisa penda mais pro dano. E quanto a outros aspectos, como o ganho de experiência conforme se utiliza as habilidades in-game, poderiam ficar exatamente como está, pois independem de dados de x faces ou algo assim.
3. "Coerência antropológica". Esse aqui também não me parece difícil. Seria o caso de manter a criação de personagens baseada em escolha de etapas de background (Cultura, Classe social, Ocupação, etc), e ajustar o quantitativo de pts de habilidade que cada background oferece pra nova mecânica de dados de 1d20, ao invés de 2d10. Ex: Se a cultura "Primitivo" daria 40 pts pra distribuir pelas habilidades Caça e Pesca, Dança e Furtividade, o mesmo background daria apenas 8 pts (já que a escala de uma habilidade passou a ser de 1 a 20, ao invés de 1 a 100).
O que vocês acham ? Alguem já tentou algo parecido ? Pegar um sistema mais complexo e convertê-lo para algo "rules light" só mantendo suas características emblemáticas ?
Ao menos conhecem algum sistema rules-light que seja bastante realista, que eu pudesse utilizar e só meter uns house-rules e pronto ? (pena que os sistemas mais realistas sejam justamente os mais complexos )