Bem, por mim poderíamos modificar ainda mais coisas do que foi proposto. Raças por exemplo, o objetivo é deixar D&D com mais cara do Lore antigo e conhecido:
- Sai o Eladrin, entra o Alto Elfo
- Sai o Deva e entra o Assimar
- Sai o Tiefling comum e entre os dois estilos de Tiefling do D&D - o tocado pelos planos e o diabo de verdade
- Sai o Meio-elfo básico e entra um novo tipo de meio-elfo que seria meio-elfo comum + meio-alto elfo e meio-drow)
- Etc...
E necessário também listar os talentos que realmente são utilizáveis, retirando toda aquela carga de escolhas inúteis do sistema.
Sobre os diários acho desnecessário a modificação bruscas das regras
O Maximo que eu faria neste caso seria dar explicações abstratas destes poderes para o jogo (samurai X eu estou de olho em você)
A palavra diários deveria ser abolida e trocada por outra coisa, talvez "aventura" ou trocando em miúdos - antes de uma recuperação de verdade por tratamentos médicos extensos ou rituais de cura clericais (a nomenclatura poderes extraordinários ficou excelente nibe).
O mestre teria o poder de vetar a recuperação destes por meio do descanso prolongado comum (que poderíamos mudar também), poderíamos criar regras que explicassem a logica de tal sistema (dos poderes extraordinários)
Ex básico que eu utilizaria (de cabeça, AKA criei agora)...
Guerreiro de nível 30 Kenshin Himura
Ele têm 4 Poderes extraordinários
- 1 de nível mais baixo (provavelmente do destino exemplar) - Técnicas avançadas de Battoujutsu
- 1 de nível intermediário baixo (Nível 19) - Do Ryu Sen
- 1 de nível intermediário alto (Nível 25) - Kuzu-Ryu-Sen ("Dragão Reluzente de Nove Cabeças")
- 1 de nível elevado (nível 30) - Amakakeru Ryu No Hirameki ("Fulgor do Dragão que Voa Majestosamente pelo Céu")
Neste sistema proposto, Himura só poderá utilizar o poder de nível 30 uma vez durante a aventura (que só se recuperaria com um descanso prolongado de verdade), deixando seu corpo exausto
Mais ele pode queimar a utilização de um poder de nível 30 e utilizar duas vezes o poder de nível 25 (que exige menos do mesmo), ou queimar todos os diários para utilizar 4 vezes durante a aventura as "técnicas avançadas de Battoujutsu".
A regra alternativa básica para evitar descansos prolongados desnecessários é
o marcoEx da regra:
Kenshin já utilizou o Amakakeru contra Aoshi, um inimigo extramente complicado
Como o combate foi extremamente difícil e mais a frente Shishio ainda o espera (Kenshin não pode esperar, ele têm que continuar) o mestre de jogo julga que Kenshin alcançou um marco (um combate ridiculamente difícil) e agora pode re-utilizar na mesma aventura o poder de nível 30. ganhando uma carga para isto (que pode ser trocada).
EDIT: Os poderes por encontro e demais poderes não precisam de mudanças, trocar a palavra encontro por "cena", já é o bastante.
EDIT 2: A ideia do descanso prolongado de verdade vem deste artigo do lindo do Phil
http://phieluminando.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html