O "Livro de Tabelas Que eu Me Arrependo de ter Encomendado" tem o Favored Soul, um Arquétipo do Feiticeiro com Cura na sua lista de magias. Não é algo tão "sagrado" assim.
Ao mesmo tempo limaram "Healing Elixir" do UA de Starter Spells.
Acredito que a presença do Divine (Favored) Soul seja devida mais à "tradição" do que à preocupação com Magos e Feiticeiros terem acesso à magia divina. E até porque, parece que toda classe agora tem que ter sua subclasse "devota". Por fim, eu achei o XGtE bem legal: concordo em relação às páginas dedicadas às tabelas de nomes, mas, em geral, o conteúdo vale à pena.
Melhor restringir a apenas uma classe, não? O Talento Ritual caster é restrito a apenas uma classe, não vejo motivos para uma habilidade de classe seja substancialmente melhor que tal talento.
Então, tem o Book of Shadows, UMA Eldritch Invocation de Warlock que já melhor que o talento.
Na real, eu não sei se essa habilidade aí vale muita coisa. Afinal, Mago já tem a melhor lista de magias com a tag ritual. No máximo, ele pode conseguir algumas outras magias tipo Augury, Animal Messenger, Forbiddance ou Divination. Mas isto vai do DM permitir também (oferecendo meios do Mago conseguir estas magias). Ou ele "queima" as magias grátis que recebe com o avançar de níveis nisso.
Essa habilidade ainda me dá calafrios, porque nós dois sabemos que envolve a "sacrossanta trava contra Conjuradores". Há a possibilidade de restringir não só as magias ao nível 1 e 2, mas também o uso de slots de nível 1 e 2?
Quando pensei essa habilidade, tinha duas coisas em mente: i) que ela fosse original, icônica e servisse à narrativa da subclasse; e ii) compensasse a escolha da subclasse, já que o jogador optou por esta em detrimento de outras (aka Divination, Abjuration e Bladesinging).
Penso que, do jeito que está, ela serve ao propósito. Como escrevi na resposta ao Kinn, as magias de nível 1-2 de Mago potencialmente escolhidas não são tão "game-changers" assim. Meu único receio seria alguém conseguir conjurar Bless como magia de Mago, aí sim seria ruim. Mas, pelo que sei, essa possibilidade não existe até agora.
No geral, o que o pessoal do EnWorld criticou (e concordo) é que as habilidades de nível 1 e 6 da versão revisada podem, a depender da campanha, ser meras "economia de ouro", já que num mundo de magia (e material mágico) abundante, um Mago padrão conseguiria acesso às magias bem facilmente. Talvez eu estivesse, na hora que desenvolvi as habilidades, influenciado demais pela minha própia experiência de jogo (ter um Mestre muquirana
).