Então que tive uma ideia de jogar com um personagem zumbi numa mesa de DnD 5e. As regras, porém, não a suportam muito bem -- o mais próximo que encontrei foi o Revenant num desses artigos do UA, mas ele é bem sem-sal na minha opinião.
Daí que resolvi criar um zumbi como raça jogável e queria a opinião de vocês sobre o material. Segue o que desenvolvi até agora.
Ability Score Increase. Your Constitution score increases by 2.
Undead. You are considered an undead creature for the purpose of effects that relate to the undead type like the Turn Undead and Destroy Undead features from Cleric class.
Past Life. Select a race other than zombie. You are also considered a member of that race for the purpose of meeting prerequisites, such as the Bladesinger Wizard’s Arcane Tradition. In addition, you know the same languages you knew in life as well as your appearance at the time of your death. You do not age, but do rot.
Size. Medium.
Speed. Your base walking speed is 25 feet. Your speed is not reduced by wearing heavy armor.
Darkvision. You can see in dim light within 60 feet of you as if it were bright light, and in darkness as if it were dim light. You can’t discern color in darkness, only shades of gray.
Undead Fortitude. You have advantage on saving throws against poison, and you have resistance against poison damage. In addition, you are immune to exhaustion condition.
Unnatural Vitality. At the start of each of your turns, you regain hit points equal to 1 + your Constitution modifier if you have no more than half of your hit points left.
Comentários
- Optei por raça ao invés de sub-raça para ter menos dor de cabeça nas interações e não ter que ficar lidando com raças que não tem sub-raças (um dos problemas do Revenant proposto no UA). Mas para não ficar vago, inclui o "Past Life";
- Queria uma raça "aberta" conceitualmente, isto é, sem estar direcionada para uma classe específica;
- Minha ideia geral para uma raça zumbi é que ela fosse resistente. O DMG interpreta isso dando HPs para os zumbis baseados no CR deles (Undead Fortitude). Como isso ficaria estranho numa raça jogável, resolvi dar +2 de CON que afeta além dos HPs, também ST (além de casar com objetivo anterior, já que CON é um atributo útil para todas as classes em geral);
- "Size", "Speed" e "Darkvision" foram baseados no Anão (PHB/Basic Rules);
- "Undead Fortitude" foi baseado nas características de zumbis e esqueletos na parte de criação de monstros do DMG;
- O nome "Unnatural Vitality" veio do Revenant do Heroes of Shadow da 4e, mas a mecânica é baseada na característica de 18º nível do Champion (arquétipo do Fighter). Além de passar a ideia de resistência/resiliência, ela serve como meio de cura do zumbi já que por ter o tipo "Undead" ele não se beneficia de magias de cura (como Healing Word ou Cure Wounds e suas correlatas). O valor de recuperação de HPs fixado em "1+CON" é bem conservador. Pensei em deixar o "5+CON" original do Champion. Embora em níveis baixos isso possa ficar desbalanceado, acredito que se equilibre paulatinamente no decorrer dos níveis maiores (5+). E também como CON não costuma ser atributo primário de nenhuma classe (ninguém ataca com CON), isso pode ajudar a segurar o valor;
- Aliás, não sei se vale à pena manter o "Undead". Embora faça sentido, talvez traga mais malefícios do que benefícios pro jogador.
Críticas são bem-vindas!