Autor Tópico: [PEACH] Zumbi: raça jogável  (Lida 14123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[PEACH] Zumbi: raça jogável
« Online: Julho 16, 2017, 01:04:47 am »
Então que tive uma ideia de jogar com um personagem zumbi numa mesa de DnD 5e. As regras, porém, não a suportam muito bem -- o mais próximo que encontrei foi o Revenant num desses artigos do UA, mas ele é bem sem-sal na minha opinião.

Daí que resolvi criar um zumbi como raça jogável e queria a opinião de vocês sobre o material. Segue o que desenvolvi até agora.

Ability Score Increase. Your Constitution score increases by 2.
Undead.  You are considered an undead creature for the purpose of effects that relate to the undead type like the Turn Undead and Destroy Undead features from Cleric class.
Past Life. Select a race other than zombie. You are also considered a member of that race for the purpose of meeting prerequisites, such as the Bladesinger Wizard’s Arcane Tradition. In addition, you know the same languages you knew in life as well as your appearance at the time of your death. You do not age, but do rot.
Size. Medium.
Speed. Your base walking speed is 25 feet. Your speed is not reduced by wearing heavy armor.
Darkvision. You can see in dim light within 60 feet of you as if it were bright light, and in darkness as if it were dim light. You can’t discern color in darkness, only shades of gray.
Undead Fortitude. You have advantage on saving throws against poison, and you have resistance against poison damage. In addition, you are immune to exhaustion condition.
Unnatural Vitality. At the start of each of your turns, you regain hit points equal to 1 + your Constitution modifier if you have no more than half of your hit points left.

Comentários
(click to show/hide)

Críticas são bem-vindas!

Re:[PEACH] Zumbi: raça jogável
« Resposta #1 Online: Julho 20, 2017, 08:38:05 pm »
Eu estou incerto quanto a diversos detalhes - e como pediu para "levar chumbo', vamos aos pontos:

1. Bônus em apenas um atributo? É possível que isso seja balanceado com habilidades da raça, mas é um pet-peeve meu ver a "quebra da regra do +2/+1" (que Next não obedece, mas hey).

2. Que pré-requisitos raciais estritos que de fato existem na 5e? Parece-me uma boa "safeguard" tal habiidade, as eu não consigo avaliar sua utilidade.

3. Okay, mais um "pet-peeve" meu - eu não gosto de Habilidades de Classe em Raças, ainda mais o que deveria ser "exclusividade do Guerreiro" (hahahhahahaah). Não seria melhor um poder como a habilidade do Shifter, que adiciona PVs temporários por Descanso Curto ao Zumbi? Ou se quer algo "zumbiesco", a habilidade de recuperar PVs (digamos, 1d6+Prof e/ou Mod de Con) após consumir alguma parte do corpo de um organismo recém-morto, recuperável por Descanso Curto e Longo? (Note que isso adiciona uma camada de "condicionalidade" para a habilidade racial).

4. Bom, porque não colocar Sub-raças? Consigo imaginar que com um Chassi Genérico de "Morto-Vivo", e cada sub-raça sendo um tipo específico (Necropolitan, Carniçal, Zumbi, Esqueleto-Mago).


Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[PEACH] Zumbi: raça jogável
« Resposta #2 Online: Julho 21, 2017, 09:16:24 am »
O ponto 3 do elfo pra mim é exatamente o que eu achei estranho; atrelar uma "perk" racial a uma classe específica soa estranho pra mim, no meio das raças com benefícios neutros da 5e.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[PEACH] Zumbi: raça jogável
« Resposta #3 Online: Julho 21, 2017, 10:24:58 pm »
Primeiro a questão geral:

Como frisei, as ideias por trás do "Unnatural Vitality" são: i) compensar o "Undead" (que impossibilita a raça de beneficiar-se de magias de cura), e ii) já que "i" existe, reforçar a temática da raça. Optei por copiar a característica do Champion porque foi o que me veio à mente primeiro (e concordo com a questão de "quebra de exclusividade"). Vou ver essa habilidade racial do Shifter para pensar melhor. A questão é contornar a limitação do "Undead"...

Ou cortar "Undead" de uma vez. Afinal, esse é um traço de monstros e isso não necessariamente deve ser transposto para um PJ. Opiniões?

Questões específicas

Eu estou incerto quanto a diversos detalhes - e como pediu para "levar chumbo', vamos aos pontos:

1. Bônus em apenas um atributo? É possível que isso seja balanceado com habilidades da raça, mas é um pet-peeve meu ver a "quebra da regra do +2/+1" (que Next não obedece, mas hey).

Então, como vc frisou, a própria Quinta Edição não segue a "regra". Também tem a ideia de não "direcionar" a raça para uma classe específica.


2. Que pré-requisitos raciais estritos que de fato existem na 5e? Parece-me uma boa "safeguard" tal habiidade, as eu não consigo avaliar sua utilidade.

Além do Bladesinger, nenhum. Pelo menos até o Xanathar's Guide to Everything, previsto para novembro desse ano, e que provalvemente trará alguns daqueles feats raciais que apareceram num UA esses tempos atrás.

4. Bom, porque não colocar Sub-raças? Consigo imaginar que com um Chassi Genérico de "Morto-Vivo", e cada sub-raça sendo um tipo específico (Necropolitan, Carniçal, Zumbi, Esqueleto-Mago).

Eu não queria tratar o zumbi/morto-vivo como uma sub-raça por conta dos problemas que isso traz (raças sem sub-raça por exemplo). Mas fazer um Morto-Vivo genérico, e daí partir para sub-raças, pode ser interessante. O problema, por ora, é tempo e não atender meu intuito inicial (que era só fazer um raça zumbi jogável).

Re:[PEACH] Zumbi: raça jogável
« Resposta #4 Online: Julho 26, 2017, 06:54:28 pm »
Citar
Ou cortar "Undead" de uma vez. Afinal, esse é um traço de monstros e isso não necessariamente deve ser transposto para um PJ. Opiniões?

Princípio KISS se aplica bem ao design de raças do Next. Caso queira mantê-lo por coerência temática, coloque outra habilidade que permita o personagem ser afetado positivamente por magias de Cura e enfraqueça Unnatural Vitality (como deve saber, eu tenho uma certa queda em proteger "hablidades de classes combatentes"  :b).

Citar
Eu não queria tratar o zumbi/morto-vivo como uma sub-raça por conta dos problemas que isso traz (raças sem sub-raça por exemplo). Mas fazer um Morto-Vivo genérico, e daí partir para sub-raças, pode ser interessante. O problema, por ora, é tempo e não atender meu intuito inicial (que era só fazer um raça zumbi jogável).

Okaydokay.