Senhoras, senhores, abro aqui o tópico de adaptação de Inception para Mutants and Masterminds (3ª Edição. alguém tem sugestão melhor?).
O fato é que não sou um devorador de
rule books e ainda não conheço M&M a fundo - já joguei e tenho noção de seu potencial, especialmente para essa adaptação. Então proponho-a aqui, para que os conhecedores e apreciadores do universo de Inception e do sistema de M&M possam trocar ideias.
Assisti ao filme de novo e, porra,
venderia meu corpo nu para jogar nesse cenário é um cenário com muito potencial.
O conceitoO filme trabalha o uso
criminal de uma tecnologia de sonhos compartilhados: os especialistas invadem o sonho de seus alvos a fim de extrair informações importantes, levando a espionagem empresarial a um outro nível. O protagonista é, aparentemente, o extrator mais talentoso de todos, e é procurado por um empresário para desafiar um tabu comum dentre todos que tem contato com o meio: "
a inserção de ideias é impossível".
Nessa jornada aprendemos algumas coisas sobre o processo, que envolve sonhos dentro de sonhos, relações fortes com os níveis de consciência e um apelo à surrealidade onírica - mas não vemos mais que duas ou três aplicações práticas dessa tecnologia de sonhos compartilhados, que teria nascido diante da necessidade militar de uma simulação de combate mais realista, segura e proveitosa. Acho que, para o jogo, também é necessário imaginar como uma tecnologia dessas poderia ser usada
oficial e
legalmente, e tenho uma ou outra ideia a respeito (exemplo: cura de pacientes psiquiátricos ou de vítimas de terror noturno).
De uma maneira geral, o âmbito da ação, em Inception, é o Sonho. Dentro dele, os alvos revelam-se mais e se tornam mais suscetíveis a influências bem colocadas; por saber que se trata de um sonho, as capacidades dos personagens são quase infinitas, limitadas apenas pelo paradoxo estabelecido pelo sonhador e pelo próprio sonho.
Os personagensOs protagonistas da história têm habilidades muito semelhantes entre si: domínio de Arquitetura, Psicologia e espionagem; os secundários são ainda farmacêuticos, líderes empresariais, mestres dos disfarces ou pessoas com presença de espírito - mas todos, supõe-se, possuem elevado grau de auto-controle.
Uma das possibilidades que vi no sistema era a de fazer uma ficha que comportasse com naturalidade todas as habilidades do personagem enquanto desperto & todas as habilidades do personagem enquanto estiver no Sonho. Nesse sentido, os personagens possuiriam atributos bem banais (excetuando-se talvez pela parte intelectual), muitas perícias e vantagens; enfim, potencialmente todos seus poderes teriam a característica
Limitado (ao Sonho), o que faria com que só fossem capazes de ativá-los enquanto em sonhos compartilhados.
Penso, agora, que uma alternativa idêntica deve ter sido adotada para adaptar Matrix ao sistema. Será mesmo, produção?
Para esses poderes exclusivos ao Sonho, penso muito em
Enhanced Traits (que aumenta alguma de suas características),
Variable (que é um poder que pode se tornar
qualquer poder),
Create (que basicamente cria coisas OUT OF NOWHERE e pode ser usado pelo Arquiteto do Sonho, diante do planejamento das missões). No filme vemos acadêmicos com um super domínio bélico, não vemos? Criemos a partir disso!