SEKHIMBAVindos de savanas, desertos e bosques antigos, esse exótico povo de traços leoninos detém uma cultura ancestral que mostra indícios de um grande império, já desaparecido. Extremamente orgulhosos de si mesmos, hoje os sekhimba (ou apenas leoninos, como muitos os chamam) constituem tribos nômades que caçam e coletam, agradecendo a espíritos primais pela fartura, ou pedindo o auxílio destes para encontrar terras mais férteis, em caso de fome ou seca.
Devido a isso o povo é marcado por uma série de tabus primais que variam de tribo para tribo e de comunidade para comunidade. Praticantes da magia primal propriamente dita são reverenciados, embora em certas tribos afastados da vida comunal normal, e sempre sujeitos a tabus pessoais. Aventureiros primais normalmente quebraram algum tabu e deixaram a tribo, extraindo força espiritual justamente da quebra do costume, tendo a partir daí contato com novos espíritos desconhecidos de sua tribo.
A coragem e o pragmatismo são virtudes gêmeas cultivadas e apreciadas pelos sekhimba. Seus líderes podem ser grandes guerreiros provados dignos em combate ritual ou concílios de leoninas sábias, a depender da tribo em questão.
Além dos espíritos primais, é comum que a religiosidade dos sekhimba volte-se para a veneração dos deuses Pelor, reverenciado como o grande sol que dá luz e calor, e estranhamente para o culto da Rainha de Rapina, para quem fazem oferendas encomendando os espíritos de seus mortos e antepassados.O dimorfismo sexual é pronunciado nesta raça, assim como os leões e leoas com quem se parecem. Os machos parecem ser mais fortes e exibem cabelos cheios como jubas, enquanto as fêmeas são menores e mais ágeis, e mantém cabelos curtos ou então dreadlocks e tranças. Também como os leões, há uma proporção de cerca de 1 leonino para cada 5 ou mesmo 10 leoninas, a depender das comunidades específicas.
Naturalmente isto significa que são poligâmicos. Em certos ajuntamentos, o leonino deve ser fiel às suas esposas; em outros, não há casamento propriamente dito e grupos unidos de leoninas criam os filhos, sem importar-se com os pais. A maioria dos aventureiros sekhimba masculinos advém desse último tipo de comunidade.
Os tabus culturais dos sekhimba também afetam seu comportamento sexual: por exemplo, a bissexualidade é visto como algo normal, contanto que seja entre as leoninas; um sekhimba masculino que não seja heterossexual é enxergado como uma abominação e muitas vezes expulso da tribo.
Às vezes a expulsão não ocorre, se o sekhimba for um xamã, capaz de provar seu contato privilegiado com o mundo dos espíritos. Nesse caso ele recebe bastante respeito, mas ao mesmo tempo medo e apreensão.
A tribo também pode ou não aprovar que um sekhimba tenha relações com outros de fora de sua raça. Em geral isso só acontece quando a fidelidade do macho não é requerida. A relação com certas raças pode ser malvista, mas em geral humanos e raças mais humanoides como elfos, podem ser até sinal de status. Em contrapartida um romance com uma feral pode levar a um ostracismo se for algo presenciado.
O povo sekhimba pode ser hospitaleiro para com aventureiros, devido à fama de coragem destes, mas extremamente desconfiados de gente que viaja sozinha e de caravanas mercantes. Demonstrações de covardia são malvistas e podem resultar até mesmo em punições públicas contra um hóspede, como uma surra em regra ou um ordálio menor diante dos totens da tribo.[hs width=400]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACJxoz1LzjJQ5nTGx2VRnvEqL0-W1Q6v80lEanbD7ewEnqPEuvSgXMhCKODCL1y7n9ouuOHtT8mtubzmWoqgUyEAm1T1UKzmYnw6HvzzBMuEcs3Q7uwxh1Wc.jpg[/hs]
Minha personagem sekhimba xamã, NOREA. Mecânicas: Ironicamente os sekhimba não passam de ferais com a descrição alterada. As mulheres do povo são garra-navalha e os homens, dente-alongado. Um sekhimba pode ou não representar seu sangue leonino adquirindo o seguinte talento:Herança Sekhimba
[Linhagem Feral Sekhimba]Estágio: Heroico
Pré-requisitos: Feral
Você ganha o poder utilitário por encontro Rugido Sekhimba.
Adicionalmente, você recebe um bônus de talento de + 2 em Intimidação.Rugido Sekhimba Poder Utilitário de TalentoVocê canaliza o poder de seus ancestrais num formidável rugido que desencoraja seus inimigos.
Encontro
Ação Menor Pessoal
Requerimento: Você precisa estar sangrando para usar este poder.
Efeito: Se você estiver marcado, deixa de estar marcado. Até o começo do seu próximo turno, você não provoca ataques de oportunidade....
OK, este aí é um exemplo de reskin numa raça, enquanto adiciona-se talentos para melhor caracterizá-la, mais ou menos como foi feito com elfos e anões no Forgotten Realms pré-Neverwinter.
Preferi juntar tudo com o conceito de linhagem; em outro momento essa linhagem vai receber mais talentos derivados e os sekhimba também vão ganhar uns backgrounds, que é algo praticamente de lei...
EDIT: E além disso, também planejo dar um tratamento alternativo aos sekhimba, usando um TEMA em vez de Bloodline Feat. Isto seria um exemplo de como usar abordagens diferentes pra implementar o mesmo reskin.