Autor Tópico: Folclore Brasileiro e Atualidades  (Lida 1055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Magyar

  • Te dou as minhas costas...
  • Bundalelê!
    • Ver perfil
    • Blog do Magyar
Folclore Brasileiro e Atualidades
« Online: Junho 30, 2012, 10:27:17 pm »
Por volta do século XVIII, um neguinho que fumava um pito, perneta e com um gorro vermelho ficou famoso pelas suas travessuras e peripécias no mato, com viajantes desavisados ou animais. Seus assovios estridentes eram temidos. O Saci Perere rapidamente ganhou fama e virou um mito no meio rural. Não duvido que suas histórias continuem hoje em dia, com algumas pequenas diferenças. Afrodescendente, fumante e aleijado, provavelmente deixou de ser visto como vilão e passou a ser visto como vítima pela sociedade como um todo –independente das peripércias que esteja causando. Isso, é claro, se a PM de SP não o pegou fumando um.
 
Outro personagem folclórico, rico em detalhes é uma mulher cuja origem remete a uma trepada com um padre dentro de uma igreja (dado chupinhado da wikipédia), só mais um desses pecados comuns de hoje em dia. A mulher pecou na época errada, e foi condenada a passar o resto da vida na forma de um equino sem cabeça que cospe fogo. A famosa Mula-sem-cabeça – um nome um tanto redundante para os dias de hoje – ainda vive. Não bastando o pecado que a originou, ela teima em profanar palavras de Clarice Lispector em nome de Caio Fernando de Abreu e coisas do tipo nos facebooks alheios, cuspindo fogo naqueles que questionam a veracidade dos fatos compartilhados por ela.
 
Por fim, não menos importante, temos uma figura emblemática. Um anão de cabelos vermelhos, que espanta caçadores que não respeitam o ciclo da natureza. Com seus pés invertidos, o Curupira prega peças nos infames caçadores, fazendo com que eles se percam no rastro deixado pelo pequeno protetor da fauna brasileira. Hoje em dia, ele trocou a floresta pela internet, e a divulgação confusa de fatos erroneos e aleatórias ações impulsivas acabam por, algumas vezes, prejudicar ainda mais a fauna como um todo. Em seus exemplos, encontramos a libertação de animais de cativeiro em seus habitats naturais -o que acaba causando a morte prematura de muitos deles. Ele também conta com a ajuda de aliados, como ativistas fervorosos cujo cabelo de fogo deve ter queimado alguns miolos. Deve ser foda ser curupira, querer andar em frente e acabar indo só para trás.
 
Mas não se acanhem! Todos temos nossos momentos de folclore brasileiro.

EDIT: LiNspector e cativeirA foi foda. Se alguém reparar em algum outro erro, favor me avisar. rs
« Última modificação: Julho 02, 2012, 11:17:17 am por Magyar »
"Babuínos balbuciam balbúrdias banais, bêbados, em bando."