Acho que abrir para tribos maiores também não seria problema.
Só se elas competissem entre si. Um deck de fractius ou zumbis comeria todos os decks daqui com farinha.
Acho justo deixar como está e no próximo permitir os deck terem direito a alteração após todas as listas serem postadas. Sem side fica bem prático e os decks serão montados parcialmente pensando no que o oponente faz.
Acho que vou dar WO no meu próximo oponente, sei lá. O deck tá muito merdoso.
Isso depende. Embora seja óbvio que tribos maiores tem mais recurso, o deck se revelado de antemão, pode ser criado contra-medidas para ele. Qualquer tribo com preto pode usar metade do deck com remoção; se houver muitas tribos com cemitério, usa-se removedor de cemitério; se tem muita tribo rápida, usa-se remoção em massa; se usa muito artefato ou encantamento, usa-se destruição de encantamento e assim por diante.
Aqui houve um período que tinha torneio tribal toda semana. E para tornar o ambiente justo fomos banindo os combos mas tínhamos que nos preocupar com os oponentes. Então, houve um tempo que havia muito deck que usava cemitério (zumbis, um dredge de horror, entre outros) e todo mundo colocou remoção de cemitério.
Depois o metajogo mudou contra artefatos e isso fez com que o povo passasse a usar remoção de artefato.
Por isso que postar o deck e permitir ajustes antes do torneio começar é justo. Como ainda se precisa manter o terço tribal não há muito problema.
E nem precisa banir os changelings; pela regra eles não entram na conta - então 60 cartas = vinte da tribo; os changelings vem por fora e fica menos espaço para colocar outras cartas. A tribo que mais me preocupa na verdade é goblin, porque é muito ofensiva e veloz. Fora ela, acho que dá pra lidar com o resto.