Autor Tópico: Peso e tempo em boardgames  (Lida 1699 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Peso e tempo em boardgames
« Online: Janeiro 14, 2015, 09:11:30 am »
Um conceito que acho bacana de conhecer em board games se refere ao peso. Quando um jogador se fala que um jogo é leve ou pesado, ele não está se referindo ao peso físico do material, mas sim quanto às regras e à estratégia.

Um jogo leve é aquele que geralmente não leva muito tempo (60 minutos ou menos), que não é complicado para aprender e que as regras não são densas ou necessita de um mega raciocínio para participar competitivamente.

Um jogo pesado é o oposto, demorando mais tempo (120 minutos ou mais), geralmente possui regras extensas, complicadas e/ou pouco intuitivas, necessitando pensar sobre as suas escolhas durante o jogo e que estratégia adotar. Muitas vezes esse jogos pesados são chamados de "brain burn" ou "queima-mufa"; você pode fritar o seu cérebro jogando eles, mas não deixam de ser populares entre os hardcore gamers.

Um jogo médio fica no meio destes dois extremos, com uma duração média entre 60-120 minutos, podendo ter regras simples mas com profundidade ou mecânica mais complexa mas não tão difíceis de se pegar.

Claro que essas regras não são absolutas. O jogo pode demorar muito e ter regras fáceis ou de pouca profundidade estratégica), o que é uma combinação ruim, indicando que o jogo demora mais do que deveria pelo que oferece ao jogador. Um exemplo clássico disso é o Monopoly/Banco Imobiliário. Por outro lado, um jogo pode ser rápido mas com uma mecânica simples que traz muito mais estratégia que aparenta, tendo mais características de um jogo médio. O Castles of Mad King Ludwig (já resenhado) é um exemplo.

Como há uma quantidade absurda de jogos, alguns jogadores (eu incluso) usam subdivisões dessas categorias, como jogos médios-leves e médios-pesados. Por exemplo, eu encaro o Terra Mystica como médio-pesado, Dungeon Lords como pesado e Castles of Mad King Ludwig como médio-leve.

Outro termo que é usado bastante entre os gamers é  o AP, que significa "analysis paralysis". Este termo refere ao jogador demorar a sua jogada numa partida ao tentar analisar o jogo, ficando travado. Muitas pessoas possuem AP em maior ou menor quantidade (eu incluso!) e as pessoas que demoram muito podem ser alvo de zoação, impaciência ou em casos extremos, terem dificuldade em jogar com outros que conhecem a sua reputação. AP também pode se referir a um jogo, chamando-o de "AP prone", que é um jogo cuja mecânica pode forçar um jogador a ficar pensando mais tempo por causa das diferentes possibilidades estratégicas que oferece ao jogador em uma rodada. Esta é uma característica negativa para um jogo, ao aumentar o tempo de jogo  por "culpa" da mecãnica.

Para um designer de jogos de tabuleiro, o formato ideal é que o jogo não demore muito tempo, que tenha pouca AP, de regras intuitivas e de grande profundidade estratégica. Alguns dos jogos mais consagrados, como Puerto Rico, Carcassonne e Castles of Burgundy são assim. Outros jogos são tão fodas que apesar disto tornam-se muito populares, com os fãs não se importando pela duração maior de tempo ou se causam AP. Alguns exemplos são Through The Ages,  Terra Mystica, Dungeon Lords, Twilight Struggle e Agricola.

Re:Peso e tempo em boardgames
« Resposta #1 Online: Janeiro 14, 2015, 02:39:35 pm »
Meus centavos incluem.
Não jogo com quem tem AP. Odeio do fundo do meu coração, da mesma maneira que odeio quando estou jogando num videogame e ele trava o loading.
É aquela coisa do jogo ser pesado demais pro processador do jogador ou o clássico analisar coisas demais e não o que importa.

Tem os jogos anti brain burn, os "in betweens" que se joga pra relaxar o cérebro porque eles estimulam o relaxamento e outras áreas além das usadas para calcular desfechos.

E os leves de aquecimento (como 8 minutes empire pra esquentar a cabeça antes do euro peso pesado)

Um termo muito importe é player down time. Que é algo que arruína experiências

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Peso e tempo em boardgames
« Resposta #2 Online: Janeiro 14, 2015, 02:44:35 pm »
Elabora mais, FJ.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:Peso e tempo em boardgames
« Resposta #3 Online: Janeiro 16, 2015, 09:23:43 am »
Bem, não sou o Firejay, mas se é para elaborar sobre o down time posso ajudar  :)

Down time ou player down time se refere ao tempo que um jogador tem que esperar até a sua vez de jogar. Imagine um jogo que tem várias ações possíveis em uma rodada, mas que só é permitido escolher uma ação. Agora compare com outro jogo que também oferece várias ações viáveis e um jogador pode fazer quantas ações quiser desde que haja condições. A tendência é que o down time do segundo jogo seja maior do que o do primeiro.  Às vezes, o jogo nem fornece tantas ações a um jogador, mas a complexidade das ações ou as consequências delas podem forçar até um jogador rápido a demorar em sua vez para analisar a jogada (o que chamei na primeira mensagem de jogo AP prone).

Naturalmente, um jogo com excesso de down time tem um ponto negativo, embora esse tempo perdido nem sempre é causado pela mecânica do jogo. Uma partida envolvendo um jogo simples mas com jogadores que sofrem de analysis paralysis podem causar muita frustração nos outros pelo down time imposto.

Offline Kazack

  • Lurker Spelliano
  • Desde 199x
    • Ver perfil
Re:Peso e tempo em boardgames
« Resposta #4 Online: Janeiro 16, 2015, 09:59:44 am »
Incluo como exemplo do que o Victor falou um card game muito conhecido: Magic.

Jogar com decks mais básicos (padrão criaturas-poucas mágicas-terrenos) contra decks de controle/combo tende a cansar demais, pois no turno alhei o cara realiza 20 jogadas e você tem que ficar esperando e só olhando, sem nada para fazer.

Isso é um exemplo de Down Time que acontece até em jogos de cartas, em alguns boardgames (o Lagoon: Lands of Druids por exemplo) acontece exatamente igual ao Magic, a mecânica permite (mesmo com 1 ação por turno) realizar diversas ações enquanto você tiver recursos para queimar, já fiquei 7 minutos em uma ação enquanto o oponente esperava.

Em um jogo de 4 pessoas, isso pode significar esperar 20 minutos pra jogar seu turno. É de foder.