Boa análise do Resistance. Como nunca pesquisei o preço dele, achei que fosse mais caro. E ótima lembrança sobre os critérios de avaliação. Também esqueci de fazer sobre o High Frontier, corrigido agora.
Como sobrou um tempinho, consegui fechar o texto sobre o Kingsburg. É um board game com tema fácil, mecânica gostosa e é um excelente jogo de entrada para quem não conhece.
Em Kingsburg, cada jogador é um governador de um parte do reino, encarregado pelo rei de fazer suas terras prosperarem através da construção de edificações prestigiosas. Isto se dá por meio de recursos doados pelos conselheiros do rei, mas ao mesmo tempo é preciso se preparar para a invasão de inimigos que tentam pilhar as suas terras durante cada inverno (antes de "
the winter is coming..." virar moda...). No final de 5 anos, o governador que provou ser o mais valioso ao rei (leia-se: acumulando pontos de vitória) é sagrado vencedor.
Tabuleiro e cartelasTodo jogador tem uma cartela pessoal para indicar que prédios pode construir ou já construiu. Cada jogador também recebe três dados de sua cor, que servirão para obter ajuda dos conselheiros reais. O tabuleiro central indica a estação e o ano de cada rodada, além de marcar os pontos de vitória e a ordem de iniciativa de cada jogador.
O mais importante do tabuleiro, entretanto, é a presença dos personagens aos quais os jogadores podem pedir ajuda durante cada primavera/verão/outono. Numerados de 1 (bobo da corte) ao 18 (rei), estes conselheiros podem ajudar um jogador se este, na sua vez, colocar um ou mais dados de sua cor que somem o valor daquele conselheiro. Esta mecânica chama-se "dice placement" (alocação de dados), sendo muito popular nos últimos anos.
ConselheirosAlguns personagens que você pode pedir ajuda na corte. Após todos rolarem seus dados, o jogador azul alocou um dado de valor "1" no bobo da corte e receberá um ponto de vitória como benefício. O jogador verde alocou um dado de valor "3" no carpinteiro e receberá uma madeira. O jogador vermelho colocou um dado de sua cor e um dado de bônus (há formas diferentes de obtê-los) para que juntos somem oito e ganhem o beneficio do personagem ativado.
ConstruçõesDepois que cada jogador definiu a alocação de dados, os recursos obtidos são distribuídos em ordem e cada um poderá construir um prédio, se quiser. A ilustração acima mostra uma das linhas de construção, divididas em nível I a IV. Cada prédio tem o seu custo em materiais descrito dentro de um círculo, o seu número de pontos de vitória concedidos postos ao lado do ícone da bandeira, além do texto na área inferior que descreve seu benefício. Note que para construir o prédio de nível II de uma linha, é necessário construir o prédio de nível I da mesma linha e assim por diante.
Na ilustração acima, a Escola dos Gladiadores é um prédio de nível III que custa 2 ouros, 1 madeira e 2 pedras para ser construída e como pré-requisito é necessário que o jogador já tenha construído previamente o Circus e o Tiltyard. Mas uma vez construído, este prédio confere imediatamente 4 pontos de vitória, além de conceder +1 na sua força de combate até o fim do jogo.
Enfrentando a horda invernalEm cada um dos 5 anos, nas três primeiras estações você poderá ativar os personagens, ganhar o seu benefício e depois construir. Durante o inverno, isto não ocorre. No final do ano, há uma invasão de inimigos (todos iguais) nas terras de cada jogador e este precisa ter uma força militar que consiga impedí-los que saqueiem as suas terras. A força militar de cada carta de inimigo é descrita no canto superior esquerdo da carta, mas esta fica fechada até o momento do combate.
Estes goblins tem força 2, sendo que se alguém não conseguir ao menos equivaler esta força, perde-se os recursos descritos abaixo da ilustração (-1 madeira, -1 pedra, -1 ponto de vitória e uma construção será destruída). Se conseguir superar esta força, o jogador obtém o recurso descrito no canto inferior da carta (+1 madeira).
A força dos inimigos se torna maior a cada ano, mas apesar de suas cartas ficarem ocultas até o inverno, o seu verso mostra a variação da força daquele ano (inimigos do ano 1 variam de força 2 a 4, por exemplo). E existem até conselheiros que permitem que você veja o valor do inimigo. Isto permite aos jogadores planejarem sua defesa.
Resumo de uma rodada (primavera/verão/outono)a) Primeiro, há uma mini-disputa entre os jogadores, que varia a cada estação. Por exemplo, no verão, quem tem mais prédio ganha um ponto de vitória
b) Os jogadores rolam os dados. Ordena-se quem age primeiro pelo valor rolado, em ordem crescente. Então quem rolou mais baixo joga primeiro, quem rolou mais alto fica por último.
c) Cada jogador, em ordem, coloca um ou mais dados em cima de um personagem cujo valor seja exatamente igual a soma dos dados. Um jogador NÃO pode pedir ajuda a um personagem que já está com dado em cima.
Depois que o último jogador da rodada ativou um personagem, repita essa etapa, até que ninguém mais tenha como colocar dados no tabuleiro.
d) Começando pelo personagem de valor mais baixo, resolvem-se os conselheiros os quais foram colocados dados. É nesse momento que obtém a ajuda destes conselheiros. Após resolver um personagem, retira-se o(s) dado(s).
e) Quando não houver mais dados no tabuleiro, cada jogador pode construir UM prédio de sua cartela. Os pontos de vitória por construção daquele prédio são concedidos imediatamente. Quando o último jogador da rodada terminar a fase de construção, a estação termina.
Resumo do Inverno:a) Cada jogador pode gastar recursos (madeira/ouro/pedra) para adicionar à sua força militar. A cada dois recursos obtém +1 de força.
b) Todos os jogadores recebem ajuda do Rei para o combate. Rola-se um dado e adiciona o seu resultado na força militar de todos.
c) A carta é revelada e checa-se quem ganhou, perdeu ou empatou com os inimigos. Quem teve a maior força militar ganha um ponto de vitória, independente da recompensa que possa ter recebido por ter vencido o combate. Após resolver o combate, zera-se qualquer bônus de força militar não-permanente que os jogadores possuam e o ano termina. No final do 5º ano o jogo acaba.
Critérios de avaliação:Apelo a não boardgamers: ***. É um jogo com tema de fantasia pouco implementado, mas funciona. As ilustrações e a tensão de se programar contra uma invasão de monstros querendo saquear suas terras tem seu mérito.
Complexidade: **.
Independente de idioma? Não. Devido ao texto das construções.
Achado no Brasil? Não.
Preço: *** .
Opinião: Acessível, gostoso de jogar, tenso na hora de planejar as suas construções de olho na invasão iminente enquanto aquele oponente maldito uss os dados e bloqueia aquele personagem que você precisava naquela estação. Muito bem recomendado.
AVISO IMPORTANTE: O jogo básico é legal, mas tende a cansar ou ficar maceteado depois de várias partidas, além da aleatoriedade da ajuda do rei na forma de um dado ser incômoda. Para quem estiver pensando em comprar o Kingsburg considero HIPER OBRIGATÓRIA que compre também a expansão
Kingsburg: To Forge a Realm. Essa expansão adiciona MUITO ao jogo, colocando patronos que te ajudarão no jogo, troca a ajuda do Rei por uns marcadores bem mais estratégicos, além de incluir construções e eventos. O Kingsburg: To Forge a realm transforma um jogo bom em um muito bom!
Sites relacionados:
http://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite_sec.asp?eidm=26&esem=2Boa Páscoa para todos!