Autor Tópico: [Magic] Horda Zumbi  (Lida 7008 vezes)

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Offline Madrüga

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[Magic] Horda Zumbi
« Online: Agosto 22, 2012, 11:11:01 pm »
Atenção: isso é uma adaptação de um artigo original por Peter Knudson. Sou responsável apenas pela tradução/adaptação/inserção de algumas coisas.

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Você perambula por uma rua antes conhecida... exceto pelo entulho, carros virados, lixo espalhado e um estranho silêncio. Você sabe que eles estão observando. Parece que você e seus amigos estão sozinhos no mundo. De repente, um som: lamúrias e passos arrastados... eles estão atrás de você!

Uma horda de zumbis famintos e apodrecidos manqueja pela rua, vindo atrás de você com pouca rapidez, mas de maneira implacável. Você checa suas armas: metralhadora? Não. Facão? Quem dera. Serra elétrica? Ora, isso não é um filme. Você só tem um deck.

Você corre em busca de proteção e ao encontro dos seus amigos, para uma última barricada e resistência contra um exército faminto de mortos-vivos...


O QUE É

Horde Magic é um novo modo de jogo casual, do tipo co-operativo. É possível compará-lo ao Archenemy, pois os jogadores têm de agir juntos para vencer uma grande ameaça. É possível até jogar Horde Magic sozinho, mas qual seria a graça?

REGRAS

Horde Magic pode ser jogado por até quatro jogadores. Cada um deles deve possuir um deck de Magic, preferencialmente de Commander (o modo foi criado com Commander em mente). Além disso, a horda zumbi também deve possuir seu deck, a ser operado pelos jogadores.


OS JOGADORES

Os sobreviventes são os jogadores que resistirão ao ataque zumbi. Os jogadores compartilham um total de pontos de vida igual a 20 por jogador (ou seja, 4 jogadores possuem 80 pontos de vida).

Os zumbis são um deck que não precisa de nenhum jogador para operar (pois eles não têm muita inteligência ou mesmo um plano a seguir). O deck dos zumbis originalmente tem 100 cartas. Os zumbis não têm mão ou permanentes no campo de batalha no início do jogo.

A razão cartas/jogadores é:

 :seta: Solo - 45 cartas
 :seta: Dois - 60 cartas
 :seta: Três - 75 cartas
 :seta: Quatro - 100 cartas

Procure tirar as cartas aleatoriamente, a menos que os decks dos jogadores sejam muito poderosos.

O JOGO

Os sobreviventes têm 3 turnos para se preparar. Ou seja, eles jogam normalmente, realizando um turno simultâneo (como em Archenemy): descem terrenos, colocam permanentes em campo, etc. Depois do terceiro turno, a horda desperta e os turnos começam a se alternar (sobreviventes/horda).

No turno dos zumbis, revela-se o card do topo do grimório: se é uma ficha de zumbi, revela-se outro, e assim por diante, até que apareça uma carta que não é ficha. Digamos que apareça uma [card]bad moon[/card] ou mesmo um [card]plague wind[/card] ou [card]damnation[/card]. As fichas sempre são colocadas por último em campo, de modo que um turno com quatro fichas de zumbi e um [card]damnation[/card] resulta em todas as criaturas destruídas e, em seguida, quatro zumbis postos em campo.

Chega então o combate: todos os zumbis têm ímpeto (ou seja, atacam assim que entram em campo, a menos que entrem virados) e atacam sempre que puderem. Os jogadores podem decidir quem vai bloquear os zumbis: como eles são um time e compartilham seus pontos de vida, quem bloquear estará ajudando o grupo todo.


DERROTANDO OS ZUMBIS

Os sobreviventes vão resistindo ao ataque como podem. Seja usando magias de destruição ou bloqueando com criaturas grandes ou barreiras, eles podem se manter a salvo... mas também podem contra-atacar.

Caso os sobreviventes ataquem, cada ponto de dano que a horda sofre resulta em uma carta do topo do grimório sendo jogada no cemitério (da horda, é claro). Os zumbis nunca bloqueiam.

A horda é derrotada quando não tiver mais nenhuma carta no grimório e nenhum zumbi no campo de batalha. A horda vence quando o total de vida dos jogadores chegar a zero.


ANEXO ÀS REGRAS

:seta: O deck de zumbis é feito de modo a evitar que ele tenha que tomar decisões (já que ele não é operado por um jogador específico). Ou seja, é preferível usar [card]damnation[/card] a [card]life's finale[/card] porque a segunda carta requer que um jogador seja escolhido e, pior, que criaturas sejam escolhidas em seu grimório. Lembre-se que manter o jogo simples pode agilizá-lo e priorizar a diversão.
 :seta: As fichas de zumbi e todas as magias invocadas pelo deck da horda são colocadas na pilha, então você pode anulá-las ou responder a elas como num jogo normal.
 :seta: Considera-se que a horda tem mana infinita. Ou seja, cartas como [card]propaganda[/card] ou [card]mana leak[/card] simplesmente não funcionam.
 :seta: Se você retornar uma permanente para a mão da horda, ela simplesmente desce a permanente de novo no próximo turno.
 :seta: Efeitos que destroem criaturas ou mesmo encantamentos como [card]endless ranks of the dead[/card] ou [card]bad moon[/card] são necessários para a manutenção da horda. Além disso, "sweepers" como [card]damnation[/card] ou [card]plague wind[/card] adicionam um elementos de imprevisibilidade e perigo ao deck, motivando os jogadores a não apenas atacar.
 :seta: Se uma regra ficar complicada demais ou gerar frustração excessiva, ignore-a ou tire-a do baralho dos zumbis. Esse é um formato casual, e se os jogadores não estiverem se divertindo, algo está muito errado.


O DECK DA HORDA

A sugestão do autor para o deck da horda é essa:

[deck]1 Call to the Grave
2 Bad Moon
1 Plague Wind
1 Damnation
1 Yixlid Jailer
1 Forsaken Wastes
2 Nested Ghoul
2 Infectious Horror
2 Delirium Skeins
1 Blind Creeper
2 Soulless One
2 Vengeful Dead
1 Fleshbag Marauder
1 Carrion Wurm
3 Maggot Carrier
4 Cackling Fiend
1 Death Baron
1 Grave Titan
2 Severed Legion
1 Skulking Knight
1 Undead Warchief
1 Twilights Call
1 Army of the Damned
1 Endless Ranks of the Dead
2 Rotting Fensnake
1 Unbreathing Horde
1 Walking Corpse
5 Zombie Giant Tokens
55 Zombie Tokens[/deck]

Observações do Madrüga: isso parece fácil demais. Caso realmente seja, pense em colocar zumbis realmente violentos, como [card]Thraximundar[/card], [card]Geralf's Messenger[/card], [card]Lord of Tresserhorn[/card], [card]Sedris the Traitor King[/card], [card]Glissa the Traitor[/card], [card]Mikaeus, the Unhallowed[/card] (cuidado: fichas não voltam a campo se tiverem imortal), etc. Outras cartas a se considerar são lordes como [card]lord of the undead[/card] (embora ele não use sua habilidade, pois o deck não toma decisões) ou até [card]adaptive automaton[/card].

CARTAS BANIDAS

Como todo formato, Horde Magic tem algumas cartas banidas. Tenha em mente que essas cartas, se usadas pelos sobreviventes, representam uma vitória fácil/barata/sem-graça, daí o banimento. Qualquer outra carta que vença o jogo sozinha ou em uma combinação muito forte também deve ser retirada do jogo (porque, afinal, acaba inutilizando os outros decks/jogadores).

A lista não está completa, tendo sido criada apenas como guia.

[deck]Aether Flash
Aurification
Barbed Foilage
Caltrops
Crawlspace
Dueling Grounds
Dread
Elesh Norn, Grand Cenobite
Ensnaring Bridge
Eradicate
Grindstone
Haunting Echoes
Island Sanctuary
Lethal Vapors
Leyline of Singularity
Magus of the Moat
Mind Funeral
Moat
No Mercy
Platinum Emperion
Platinum Angel
Silent Arbiter
Solitary Confinement
Stormtide Leviathan
Surgical Extraction
Tainted Aether
Teferis Moat
Time Stretch
Trepanation Blade
Urabrask the Hidden[/deck]



E aí, que acham? Estou tentando montar um deckzinho desses para os jogos casuais da mesa de cozinha (sinceramente, com proxies para as cartas mais caras. A Wizards que me perdoe, mas eu não vou gastar 10 dólares em UMA carta da horda só para jogar um jogo casual).
« Última modificação: Agosto 23, 2012, 10:35:47 am por Madrüga »
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline kinn

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #1 Online: Agosto 23, 2012, 12:42:18 am »
Já joguei e é muito interessante, especialmente se você coloca criaturas mais sinistras, feito o lorde undead que dá deathtouch a eles ou titã preto que fabrica mais zumbis com ímpeto pro ataque...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Madrüga

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #2 Online: Agosto 23, 2012, 09:17:39 am »
Esse é o [card]death baron[/card], ele já tá na lista! Realmente o [card]grave titan[/card] faz um estrago monumental, vou colocá-lo na lista também.


Falta colocar as cartas banidas do formato (ou seja, aquelas que tiram a graça do formato) e atualizar as sugestões de cartas violentas.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline garotovaca [medabot]

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #3 Online: Agosto 23, 2012, 10:33:49 am »
Eu não tenho cartas suficientes mas acho que uma solução pra isso seria usar o MWS pra fazer o deck da horda enquanto os players jogam com as cartas reais. Altos níveis de dificuldade sem gastar com cartas casuais.

Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #4 Online: Agosto 23, 2012, 10:39:11 am »
Garotovaca, acho que esse é um caso em que nenhum jogador iria se opor a usar cartas imprimidas  no deck da horda (dentro de um protetor com uma carta real dentro).

Madruga: curti o Mod! Já mandei o link do tópico pros amigos de jogatina.

Offline Madrüga

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #5 Online: Agosto 23, 2012, 10:41:37 am »
Eu acho que isso acaba sendo como usar rolador de dados ao invés de dados ao jogar RPG: útil, bacana, etc, mas sem aquela "graça" de usar os dados de verdade.

A Wizards tem uma política MUITO rígida com relação a cartas "piratas". Por exemplo, você simplesmente não pode usar uma carta "proxy": jogadores gostam de acreditar que eles podem imprimir uma versão mais bacana da carta se a tiverem na versão real (ou seja, imprimir um "incinerar" da quarta edição tendo um de M12 nas mãos e usar), mas a política da Wizards é muito simples com relação a isso.


Para eles, "proxy" é apenas uma carta que, durante um torneio, sofreu algum tipo de acidente e precisou ser reposta com uma qualquer. Nesse caso, um juiz oficial (e apenas um juiz) pode, por exemplo, escrever "black lotus" num pântano, porque ele ATESTOU que você tinha uma black lotus na sua lista REGISTRADA do torneio e ela se danificou.


Só isso. De resto, imprimir cartas é considerado pirataria. É uma linha tênue aqui. Eu tenho boa parte dessas cartas, etc, mas mesmo assim não gostaria de comprar cartas caras para fazer esse deck todo. Você pode usar fichas ou cartas de propaganda e escrever nelas, etc.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #6 Online: Agosto 23, 2012, 11:00:44 am »
Tem muitas diferenças aí para a analogia ser válida: no jogar dos dados o balanço e rodopio do mesmo contribui para criar tensão e expectativa na espera do resultado (o que não existe no rolador: tu aperta e plim, taí o resultado). Além de que dados não são tão caros: geralmente com uns 4 tu já pode sair jogando.


Com as cartas eu diria que existe algo parecido: existe uma certa emoção em "ter" a carta poderosa. Do SEU deck. Não há emoção nenhuma em ver que o adversário tem cartas reais ou não (bom, se o cara estiver usando impressões tu pode ficar indignado por ele colocar cartas muito apelonas; mas não é o caso aqui, já que o deck do adversário é construído pelo grupo todo). No caso da horda zumbi o cara não pretende usar as impressões a seu favor.


E pode até ser que seja pirataria, mas não é crime. O cara está criando seu próprio material pirata e está fazendo uso estritamente pessoal. É como acusar alguém de pirataria por ter feito uma cópia para deixar no carro do cd original que ele tem (e a questão da posse é irrelevante, já que a própria wizards divulga as imagens das cartas)


E que diferença faz escrever o nome da carta em um papel e meter dentro do plástico e imprimir a maldita carta? O cara vai ter que escrever as habilidades da carta de qualquer forma, se for jogar em um grupo que não conhece as cartas pelo nome...

Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #7 Online: Agosto 23, 2012, 03:11:31 pm »
Achei a ideia muito interessante. Apesar de precisarmos de muitas cartas para isso (um deck zumbi e outros quatro decks comander, com o número máximo de jogadores = 500 cartas). De qualquer fora a ideia é excelente até mesmo para juntar jogadores que não jogam tanto Magic assim. Vou ver se consigo montar alguns deckzinhos commander bem leves e tentar animar alguns amigos para jogar.

Offline z é d u a r d o

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #8 Online: Agosto 23, 2012, 03:45:23 pm »
Lindão ver as regras todas acertadinhas aqui. O Madruga já tinha comentado do formato e então eu já curtira, agora tá tudo lindo. <3

Fiquei feliz de ver o Souless One ali. <3

Offline Madrüga

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #9 Online: Agosto 23, 2012, 11:31:42 pm »
Frost, acho que nem precisa de commander, cara. Uns deckzinhos normais devem dar bem pro gasto.

Iuri, você me entendeu COMPLETAMENTE mal. A analogia dos dados não se referia às cartas serem verdadeiras ou não. O GV falou de usar um PROGRAMA de computador para o deck zumbi, e eu acho chato usar programa, não tem a emoção de pegar a carta do topo do grimório, fazer um suspense, virar e revelar uma ficha ou um zumbizão. ESSA é a comparação.

Quanto às cartas serem verdadeiras ou não, dane-se. Mas eu não quero usar programa, eu gosto de pegar as cartas, colocar na mesa, virar, etc.
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-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #10 Online: Agosto 23, 2012, 11:42:33 pm »
Bom saber, Madruga. Eu pessoalmente não sou um jogador hardcore de Magic e não pretendo ficar gastando dinheiro com decks Legacy ou com todos esses Delvers e decks de alto orçamento, ainda mais quando eu tento passar o jogo adiante a alguns amigos que certamente compartilham do mesmo pensamento que eu.
Assim, acho que essa modalidade de jogo cai bem. Quando houver um feriado livre devo levar a ideia para o interior e testar.

Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #11 Online: Agosto 23, 2012, 11:54:05 pm »
 :ops:

Nesse caso, concordo completamente contigo.

Offline Madrüga

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #12 Online: Agosto 23, 2012, 11:59:07 pm »
Eu quero editar com as OUTRAS ideias de horda: exército goblin, invasão de fractius, matilha de felinos, etc. Isso promete ser MUITO bacana.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Heitor

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #13 Online: Agosto 24, 2012, 12:16:39 pm »
A emoção do palpável é justamente o que eu estava dizendo em um tópico do DDN, sobre ser contra usar recursos eletrônicos (tablet) para substituir tabuleiros e miniaturas em jogos presenciais. O problema é que o pessoal só viu mais pelo lado da praticidade e não pelo 'feeling'.

Offline Ciggi

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Re:[Magic] Horda Zumbi
« Resposta #14 Online: Agosto 24, 2012, 03:51:30 pm »
Se tivesse um acesso mais fácil aos decks eu acho que eu compraria alguns, sempre tive dificuldade em achar grupo pra jogar, mas agora... A Brand New World